As pessoas sempre me dizem vc é muito ingênuo vc tem que ter mais maldade nas coisas, nunca compreen

22 respostas
As pessoas sempre me dizem vc é muito ingênuo vc tem que ter mais maldade nas coisas, nunca compreendi essa expressão vc tem que ter mais maldade nas coisas, poderia me ajudar me explicando oque significa essa expressão?
 Stephanie Von Wurmb Helrighel
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Talvez seus amigos se preocupem contigo por te entregares a situações nas quais as pessoas não te querem tão bem... Talvez você esteja disponível a ajudar pessoas que não queiram ser ajudadas, mas a abusar da sua boa vontade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Cleide Marchiotti
Psicólogo, Psicanalista
Maringá
Olá! Talvez porque você confia em todos e em tudo. E Talvez você precisa pensar se é assim mesmo. Não vejo que isso é um problema, mas, as vezes as pessoas abusam da sua confiança. Você poderia fazer terapia para se auto compreender, mas se és feliz como és, e não se incomoda com isso, esta tudo bem, siga seu caminho. E melhor ainda, as pessoas deveriam ser assim, mas...infelizmente tem muita maldade espalhada por ai.
 Yuri Lelis Rafael
Psicólogo
Londrina
Olá! Acho importante você refletir se essa preocupação "dos outros" diz respeito a algo que de fato te traz problemas e dificuldades, ou se apenas estão tentando expor uma visão delas à sua realidade.
Naturalmente, não existe inicialmente nenhum problema em "não ver maldade" nas coisas. As pessoas agem de formas diferentes, e o que a gente tem que levar em consideração sobre ser "certo ou errado" é se causa algum problema para nós ou para os outros.
Se você está satisfeito com a forma que você se relaciona com as pessoas, e sente prazer nas suas relações sociais, então não precisa ter muita preocupação com esse tipo de "conselho".
Porém, se você se sente de alguma forma muito inseguro com as suas relações, e se você se percebe continuamente colocando outras pessoas como prioridade, talvez seja importante você repensar seu papel nas suas relações, compreender o que te afeta, e, se possível, procurar ajuda profissional.
Obrigado pela pergunta!
É importante você se perceber melhor em quais pontos da sua vida demonstra ingenuidade. Se é em relação a vida afetiva, profissional e assim por diante. O mais recomendável é você se conhecer através da terapia
Dra. Érica Ribeiro Marques
Psicólogo, Psicopedagogo
Niterói
Talvez seus amigos se preocupam com você. Você não estaria confiando muito em todos não??
 José Antonio Reis
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Ingenuidade é quando uma pessoa acaba não percebendo as reais intenções por trás dos atos das pessoas e acaba deixando os outros se aproveitarem dela. "Ver a maldade" seria enxergar essas reais intenções. Mas cabe a você refletir sobre isso, por conta própria ou com a ajuda de um psicólogo.
 Vânia Coutinho
Psicólogo
João Pessoa
Pelo visto, a forma como as pessoas te falam, provavelmente, é para você sempre pensar de forma crítica, não ir acreditando em tudo conforme te é relatado. Não sei a sua idade, se for um adolescente é comum ainda essa ingenuidade, já que o mesmo está em processo de desenvolvimento psíquico. Já se for um adulto, talvez se pudesse fazer terapia, justamente para o seu processo de autoconhecimento, poderia te ajudar a aflorar esse seu lado para ter um raciocínio mais crítico em relação ao mundo e afins.
Obviamente seria uma estupidez adicionar ainda mais maldade ao mundo. Talvez este contexto esteja relacionado a não ser mais realista sobre as motivações humanas, sobretudo as mais primitivas. Um abraço! Ter um bom coração é algo fundamental e isto definitivamente não significa deixar as pessoas passarem por cima de você.
 Paulo Joau
Psicólogo
Salvador
De uma maneira geral, podemos definir pensamento crítico como um exame filosófico dos argumentos, um olhar mais cuidadoso em relação à realidade. Acredito que, quando os seus amigos lhe sugerem que "tenha mais maldade nas coisas", eles queiram dizer que seria interessante que você observasse o campo das capacidades humanas como uma área repleta de interpretações e intenções. Abraço
Dra. Marcella Motta
Psicólogo
Rio de Janeiro
Bom dia! Essa ingenuidade tem trazido problemas para sua vida?
saber confiar nas pessoas é bom. No entanto, quando seus amigos te dizem "para ter mais maldade", talvez estejam apontando para que não se entregue totalmente sem conhecer um pouco daquela situação ou pessoa. Isso pode te colocar em situações de risco se acreditar em todo mundo sem ter um pouco de cuidado e cautela com a intenção daquela pessoa.
Nos doamos a medida que o outro se doa também. O relacionamento é uma troca!
Um grande abraço!!
 Elisabete Arasanz
Psicólogo
São Paulo
Essa é uma questão ampla e que pode ter várias nuances, pois você está falando sobre o que outras pessoas te falam, assim é o ponto de vista de terceiros sobre você. A sua opinião e visão sobre si mesmo é importante para você entender como e porque se comporta de tal forma frente a situações que outras pessoas colocam como comportamento ingênuo. Ou seja, ser sincero, agir com franqueza é ruim ou bom? Aqui se tem um juízo de valor, ser ingênuo é ruim e talvez revidar é bom, o que exatamente seria esse seu comportamento? Quem sabe refletir um pouco sobre o assunto.
 Luiz Viegas Junior
Psicólogo
Viamão
Olá. Geralmente isso significa que a pessoa é muito ingênua, que não consegue ver as intenções ruins das pessoas nos relacionamentos. Terapia pode ajudar essa percepção a ser mais assertiva. Sugiro que procure ajuda de um psicólogo. Abraço
 Alessandra Souza
Psicólogo
São Paulo
Olá,

Marque uma sessão de psicoterapia para entender melhor e verificar se realmente o que eles estão dizendo faz sentido pra vc ou não.

Abçs
 Marina Batista
Psicólogo
Jundiaí
Isso é algo que remete a um significado para você? Pelo o que disse, se referem a você como sendo ingênuo, talvez não reparando em como as pessoas ao seu redor ou as situações exigem e abusam da sua "boa vontade".
É importante compreender se isso realmente é uma característica sua (a ingenuidade) ou se é apenas um pré-julgamento.
Abraços.
Oi, quando temos verdadeiros amigos eles dão opiniões verdadeiras! Mas você se sente prejudicado com alguma coisa na sua vida? Qual a sua idade hoje? algumas vezes somos manipulados de alguma forma e nem percebemos. Se você achar que minha opinião faz sentido para você, procure um psicólogo (a). Ok? com certeza vc vai descobrir muita coisa que não sabe, bjs
 Zaíra Rocha El Bizri
Psicólogo
Teresópolis
Talvez ter maldade seja uma maneira dos seus amigos te alertarem a prestar mais atenção nas atitudes dos outros , talvez questionando mais , colocando mais limites nas suas relações , aprender a dizer não , etc. Claro, se isso causar prejuízos a você . Caso sim, pare para refletir sobre como se relaciona e o que gostaria de mudar nisso. Abraços
 Patricia Pina
Psicólogo
Salvador
Olá! Através do auto conhecimento, você pode perceber se o que as pessoas falam a seu respeito, tem algum fundamento. Seria aconselhável entrar em um processo terapêutico.
 Rute Rodrigues
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Olá, Os colegas trouxeram questões bem importantes.
Faço uma contribuição a mais: Entre o dito do outro (seus amigos) e como tu te coloca nas demandas dos outros (os que tiram vantagem), parece importante tu encontrar tuas respostas quanto como se coloca em relação aos outros, o que espera em retorno, como quer ser visto? Talvez para ter sua resposta, precise se fazer mais perguntas!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Dra. Emy Lay Soares Loiola
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Você encara isso como um problema? A sua opinião e visão sobre si mesmo é importante para que entenda como e porque se comporta de tal forma frente a situações que outras pessoas colocam como comportamento ingênuo. Se perceba, examine seus comportamentos e busque terapia para ampliar seu autoconhecimento. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
 Jéssica Di Domenico
Psicólogo
Curitiba
Bem, para entender "o que significa" essa expressão é preciso considerar o contexto em que ela é expressa e as motivações específicas dessas pessoas. Pode significar uma série de coisas. O mais importante é considerar se você encontra dificuldades ou prejuízos em suas relações para então buscar ajuda profissional para te auxiliar no enfrentamento dos mesmos, visando uma melhora na sua qualidade de vida.
 Paula Neri
Psicólogo
Poços de Caldas
O caminho é não tentar encontrar o significado "ao pé da letra do que significa enxergar mais maldade" e sim identificar quais comportamentos seus são traduzidos quando as pessoas te dizem que precisa ser menos ingênuo e a partir daí analisar se você acredita que precisa mudar. Será que isso tem te trazido prejuízos?
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem?

Essa expressão “você tem que ter mais maldade nas coisas” costuma carregar um tom curioso, quase contraditório. No fundo, ela não está dizendo que você precisa ser “mal” ou agir de forma antiética. O que geralmente querem dizer com isso é que talvez você esteja enxergando o mundo com lentes mais puras, confiando demais ou interpretando situações com boa fé, mesmo quando a realidade pede uma leitura mais crítica, mais atenta aos sinais de risco ou manipulação.

Na prática, é como se seu cérebro tivesse uma tendência a dar o benefício da dúvida às pessoas — o que, por sinal, pode estar ligado a esquemas que envolvem desejo de aceitação, evitação de conflito ou uma busca intensa por vínculos seguros. Em um mundo ideal, isso seria uma virtude. Mas em alguns contextos da vida real, esse modo de funcionar pode fazer com que você se exponha, se frustre ou seja injustamente prejudicado sem perceber os sinais.

Sob a lente da neurociência, sabemos que o cérebro humano busca segurança e previsibilidade — e, para algumas pessoas, essa busca se traduz em manter uma visão mais esperançosa sobre os outros, como um modo automático de manter os vínculos e evitar sofrimento. Só que, quando esse padrão não é flexível, ele pode te impedir de perceber sinais de alerta que o corpo até sente… mas a mente insiste em suavizar.

Talvez valha a pena refletir: você sente que já passou por situações em que confiou rápido demais e se decepcionou? Já percebeu algum desconforto no corpo que ignorou para manter a paz? Em algum momento da vida, “ser do bem” foi também uma forma de se proteger ou se sentir aceito?

Entender tudo isso não é sobre deixar de ser quem você é, mas sobre desenvolver uma inteligência emocional que te permita continuar sendo gentil — sem ser vulnerável àquilo que não te faz bem. Caso precise, estou à disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.