Até algum tempo atrás eu praticava restrição alimentar, tipo ficar sem comer até a hora do almoço, a

5 respostas
Até algum tempo atrás eu praticava restrição alimentar, tipo ficar sem comer até a hora do almoço, almoçar arroz e no resto do dia só beliscava algumas coisas, ou não comia mais nada, e percebi isso fazendo acompanhamento psicológico. Acontece que desde então tenho tentado tomar café da manhã todos os dias e almoçar de uma forma saudável na medida do possível, já que não como várias coisas, e tem funcionado há cerca de um mês! Mas eu não sabia que sentia tanta fome, por exemplo, agora eu tenho sentido falta de lanchar a tarde ou jantar, e eu não sabia que sentia fome assim, isso é normal? Tenho medo de engordar se fizer outras refeições. Sinceramente, nem sei o que comer. Enfim, espero que possam me ajudar.
Olá.
A vontade de comer em horários específicos do seu dia, como o lanche da tarde ou jantar, mas principalmente o fato de você não saber que sentia tanta fome é reflexo de tanto tempo em restrição alimentar, o que pode ter levado também à carências nutricionais.
Para saber o que você deve comer somente avaliando o seu caso clínico completo, todavia, posso te garantir que você não deve ter medo de engordar principalmente se procurar auxílio de um nutricionista e colocar seu objetivo. Você ganhará qualidade de vida através da sua alimentação individualizada.
Por ora, opte sempre por qualidade nutricional.
Tendo carboidrato, proteína e uma boa fonte de lipídeo, como por exemplo um sanduíche de pão integral. Procure comer frutas, verduras e legumes ao longo do dia por terem micronutrientes necessários para suprir possíveis carências nutricionais.
Mas como afirmei acima, somente conhecendo toda seu estilo de vida e caso clínico para poder prescrever algo específico para você, com quantidade.
No mais, me encontro a disposição para agendar sua consulta.
Abraços

Primeiramente, é importante parabenizá-lo por reconhecer a importância de adotar hábitos alimentares mais regulares e saudáveis. O fato de você ter começado a tomar café da manhã e a almoçar de forma mais equilibrada é um passo significativo para melhorar sua saúde.

É comum que, ao introduzir uma rotina alimentar mais regular, seu corpo comece a enviar sinais de fome nos horários adequados das refeições. Sentir fome entre as refeições é natural e uma resposta fisiológica do organismo para garantir um fornecimento constante de energia.

Se você está com receio de ganhar peso ao incluir mais refeições ao longo do dia, é importante ressaltar que o aumento de peso está mais associado ao tipo e quantidade de alimentos consumidos do que à frequência das refeições. Optar por escolhas alimentares saudáveis e equilibradas é crucial para manter um peso saudável.
Olá!!
Primeiramente parabéns por procurar ajuda e conseguir ter consciência da mudança de hábitos!
O que acontece quando se vive em restrição severa alimentar é uma desregulação hormonal da grelina, leptina, glp1, colocistoquinina, gastrina, entre outro....e no seu caso, a resposta é a falta de apetite.
Então, aos poucos, realizando pequena refeições, mais vezes ao dia, esses hormônios estão se regulando e será normal sentir fome.
Fico preocupada com o funcionamento intestinal, pois a restrição alimentar pode causar disbiose e destruição das vilosidades.
É de extrema importância procurar um acompanhamento nutricional para ajudar nas escolhas alimentares, e quanto a preocupação de engordar, você pode introduzir atividade física!
Se precisar de qualquer ajuda estou a disposição!
Atenciosamente
Sua nutri Caroline Anholeto!
A etapa mais difícil você já conseguiu, que era procurar ajuda profissional.
Agora para a alimentação é a mesma coisa, não corra o risco de fazer tudo sozinho(a) e cometer erros que prejudiquem sua saúde. Contrate um profissional.
Está sentindo fome, porque está pulando refeições no dia, não precisa fazer isso pra manter o corpo em forma e boa saúde. Uma alimentação equilibrada e com bons hábitos de vida, jamais farão você engordar.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá, tudo bem?
Não se preocupe. A fome física (aquela em que sentimos uma sensação física no corpo como o estômago roncando ou uma dorzinha de cabeça) é completamente normal, e inclusive, sentir fome é sinal de saúde.
Muito possivelmente, durante a restrição alimentar você não percebia quando a fome física aparecia, já que não estava tão atenta aos sinais do seu corpo. Ao fracionar mais as refeições, você começou a se conectar mais com seus sinais internos de fome e saciedade. O fracionamento de refeições é saudável e indicado durante um processo de reeducação alimentar. Conforme trazido pelas colegas, é importante que suas refeições tenham fontes de carboidratos, gorduras boas e proteínas para que seu corpo esteja recebendo todos os nutrientes de que precisa. Mas entendo que esse processo de percepção da fome, diferenciação de fome x vontade de comer, percepção de saciedade e planejamento de refeições pode ser desafiador para quem passou por um processo de restrição alimentar. Se você deseja entender os sinais do seu corpo, seus tipos de fome, e planejar suas refeições dentro da sua rotina, porém, sem desrespeitar o que o seu corpo precisa, um nutricionista que atua com abordagem comportamental pode ser o profissional certo para você.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!