Autismo com alucinações e comobirdade aumenta o grau do autismo ?

15 respostas
Autismo com alucinações e comobirdade aumenta o grau do autismo ?
O protocolo de classificação de patologias e transtornos é realizado atualmente com base no DSM-V e no CID-11. Dentro desses protocolos o TEA é sub-classificado em graus que são referentes principalmente a capacidade de linguagem e comunicação da pessoa. Entretanto, comorbidades que afetam diretamente as habilidades sociais do sujeito também elevam o grau de severidade do transtorno, especialmente considerando a classificação do DSM.
Alucinações não são parte do critério diagnóstico de TEA, portanto já é um sintoma de potenciais comorbidades envolvidas no caso. Considerando que tal sintoma seja frequente e seja um grande empecilho na interação dessa pessoa com outros, o grau poderia sim ser elevado. As demais comorbidades que vc faz referência não foram especificadas, portanto é impossível fazer considerações mais precisas.
Me coloco a disposição para qualquer eventual dúvida e interesse terapêutico. Cordial abraço!

A relação entre condições psicóticas, especialmente a esquizofrenia, e o transtorno do espectro autista (TEA) é complexa, com sugestões de uma considerável sobreposição entre ambas as condições. No entanto, elas diferem significativamente na idade em que se manifestam, sendo as condições psicóticas geralmente observadas na adolescência e no início da idade adulta, enquanto o TEA é identificado na infância. Indivíduos com TEA podem apresentar comorbidades com condições psicóticas, como esquizofrenia e transtorno bipolar, e há evidências crescentes de que pessoas com TEA têm um risco maior de desenvolver doenças psicóticas em comparação com a população em geral. No entanto, é importante ressaltar que a presença de alucinações não determina diretamente o grau de gravidade do autismo. É fundamental procurar avaliação e apoio profissional para compreender a situação específica de cada indivíduo.
Olá! O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por diferenças significativas na interação social, comunicação e comportamento. Não é comum que o autismo esteja associado a alucinações, que são experiências perceptivas sem uma base na realidade externa.
Se uma pessoa com o diagnóstico de autismo está experimentando alucinações, é importante consultar um profissional de saúde, como um médico ou psicólogo, para uma avaliação mais detalhada. Pode haver condições médicas ou psiquiátricas adicionais que estejam contribuindo para essas experiências, e um diagnóstico preciso é crucial para orientar o tratamento adequado.
Sobre a "comorbidade" (presença simultânea de duas ou mais condições médicas ou transtornos em um indivíduo), é possível que uma pessoa com autismo tenha comorbidades, como transtornos de ansiedade, depressão, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) ou outras condições médicas e psiquiátricas. A presença de comorbidades pode influenciar a complexidade do quadro clínico e a abordagem terapêutica.
Em relação ao "grau" do autismo, é importante notar que o diagnóstico do autismo não é classificado em graus, mas podemos descrever diferentes níveis de suporte necessário, considerando que o espectro do autismo é bastante amplo, e cada indivíduo apresenta características únicas.
Para informações mais recentes e específicas sobre a relação entre autismo, alucinações e comorbidades, recomendo consultar profissionais de saúde especializados em saúde mental e transtornos do neurodesenvolvimento.
Ola!
Por ser um espectro, é possível que a pessoa transite entre os níveis do Austismo. E isso depende sempre do seu repertório e até mesmo desenvolvimento de suas habilidades.
Mas existem muitas ferramentas para auxiliar tanto no desenvolvimento das habilidades quanto para ampliar o repertório da pessoa o que pode manter o que podemos chamar de certa estabilidade nesse trânsito entre os níveis. É importante buscar ajuda profissional. Caso precise, estou à disposição.
Olá! O autismo, é um transtorno do desenvolvimento neurológico, é caracterizado principalmente por desafios na comunicação social e padrões de comportamento repetitivos e restritos. Quando falamos sobre comorbidades no autismo, estamos nos referindo à presença de um ou mais transtornos adicionais que coexistem com o autismo.
A presença de alucinações em indivíduos com autismo não é comum, mas pode ocorrer. Alucinações são geralmente associadas a transtornos psiquiátricos como esquizofrenia ou transtorno bipolar, ou podem ser causadas por medicamentos, substâncias ou condições médicas. Quando um indivíduo com autismo apresenta alucinações, isso indica uma comorbidade psiquiátrica que necessita de avaliação e tratamento específicos.
É importante destacar que a presença de comorbidades não "aumenta o grau do autismo" per se. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um espectro, o que significa que varia amplamente em termos de severidade e manifestações. As comorbidades, no entanto, podem complicar o quadro clínico e a gestão do autismo, exigindo abordagens terapêuticas mais complexas e personalizadas.
A psicologia, juntamente com outras disciplinas como a psiquiatria e a neurologia, desempenha um papel crucial na avaliação e no tratamento de indivíduos com autismo e suas comorbidades. O tratamento muitas vezes envolve uma combinação de terapias comportamentais, intervenções educacionais e, quando necessário, tratamento farmacológico.

Para indivíduos com autismo e alucinações, é essencial uma avaliação abrangente para entender a origem das alucinações e como elas afetam o indivíduo. O tratamento pode incluir medicamentos antipsicóticos, intervenções psicossociais, sempre levando em conta as necessidades únicas do indivíduo com autismo.

Portanto, enquanto a comorbidade pode adicionar complexidade ao tratamento do autismo, ela não altera o "grau" do autismo, mas sim exige uma abordagem terapêutica mais integrada e personalizada.
Olá,
A alucinação pode ser visual, cinestésica ou auditiva. Ela é bem comum na esquisofrenia, esporadicamente a fixação em luzes é frequente no autismo e questoes táteis são mais sensiveis neste diagnóstico, inclusive maquinas de pressão no corpo foram criadas porque é auntamentam relaxante e organizador, bem como o movimento esteriotipado, que proporciona um certo alivio. Um forte abraço
As comorbidades pioram o quadro. Minha orientação é pra você não ficar pensando nos rótulos e nos graus e sim auxiliar o autista a amenizar o sofrimento. Falando palavras que transmitem segurança, tomando atitudes que amenizam os temores do autista: mantendo a rotina para ele não se sentir perdido no tempo e no espaço e buscando orientação de profissionais que saberão dizer como agir para que ele e todos ao seu redor fiquem mais tranquilos,
Um abraço, Lea
Olá, tudo bem?

Pois bem, é comum que o Transtorno do Espectro Autista (TEA), principalmente em níveis mais elevados, apresentem comorbidades psiquiátricas. Entretanto, quando falamos em níveis, é necessário compreender que não são as comorbidades, como os transtornos que apresentam sintomas positivos e de alterações na percepção, como alucinações, que elevam o grau. Podemos dizer que o TEA já é um transtorno com diversos comprometimentos, e que causa prejuízos significativos na vida do paciente; portanto, quando ele é acrescido de mais algum transtorno, principalmente os mais severos, tipo as alucinações, as dificuldades e os comprometimentos nas atividades de vida diária, socialização, trabalho e vida acadêmica tendem a ser mais expressivas também. Assim, o que aumenta é a dificuldade. É necessário, então, que o paciente busque apoio profissional para lidar com essas dificuldades e realizar acompanhamento adequado, amenizando, assim, os comprometimentos.

Espero ter esclarecido. Estou à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Abraço!
Olá. O autismo, oficialmente conhecido como Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), é uma condição neurobiológica caracterizada por diferenças no desenvolvimento do cérebro, caracterizado por desafios na comunicação e interação social, comportamentos repetitivos e interesses restritos. A presença de alucinações pode indicar a presença de outras condições psiquiátricas, como esquizofrenia ou transtorno bipolar, que podem coexistir com o autismo, mas não são inerentes a ele.
A presença de comorbidades, que são condições médicas adicionais que coexistem com uma condição primária, pode complicar o quadro clínico e exigir uma abordagem mais abrangente no tratamento. Se uma pessoa com autismo apresentar alucinações, é crucial realizar uma avaliação completa por profissionais de saúde mental para determinar a causa subjacente e desenvolver um plano de tratamento adequado. Sempre à disposição.
Olá, toda comodidade será um grande obstáculo no tratamento do autismo, entretanto, alucinação não é critério para diagnóstico de autismo.
Olá. Não são alucinações que definiriam um diagnóstico de autismo.
Há que se avaliar a questão que você traz com especialistas, pois será possível possível realizarem todas as investigäções para um diagnóstico e tratamento mais eficazes.

Olá! O autismo é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento, isso significa que o indivíduo pode desenvolver algum atrasado no seu desenvolvimento, ou seja pode ter dificuldades em diferentes âmbitos da sua vida, é bastante comum atrasos ou dificuldades nas habilidades de comunicação, socialização e aprendizagem. de acordo com essas dificuldades a equipe especializada entende qual o nível de suporte, sendo os níveis 1,2 e 3. é comum o termo grau ainda ser usado, mas no geral os profissionais da saúde mental utilizam o termo nível de suporte. existem comorbidades que geralmente são associadas ao autismo, como TDAH por exemplo, e podem ser determinantes no diagnóstico do nível de suporte, mas não é comum que alucinações sejam associadas ao TEA. de qualquer forma, vale a investigação com um profissional especializado.
Olá!
Alucinações não são parte do critério diagnóstico de TEA, com base no DSM-V e no CID-11. Um abraço, e caso precise, estou à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Boa noite
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento atraso mental .
As alucinações podem estar dentro de outras condições psíquicas como esquizofrenia , transtorno bipolar e Compulsão. É sugerido buscar uma ajuda terapêutica para avaliação e atendimento psicológico para ajudar este paciente a lidar com estas questões emocionais.
Boa noite!
As alucinações não são critérios para o diagnóstico de autismo. Recomendo procurar um especialista para investigar de forma pormenorizada o caso.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!