Boa noite a todos, Ás vezes me pego imaginando situações violentas de como matar ou reagir caso a

14 respostas
Boa noite a todos,

Ás vezes me pego imaginando situações violentas de como matar ou reagir caso a pessoa viesse me ferir, geralmente esse tipo de pensamento aparece quando estou fora do meu grupo social. Sou conhecido por ser criativo, calmo e bem controlado, não me vejo executando nenhum desses pensamentos porém, não deixam de me incomodar.
Olá!

Entendo como ser importunado por esse tipo de pensamento deve ser um tanto confuso pra você, justamente porque são muitas vezes capazes de mexer com nossos sentimentos e até modificar a qualidade do nosso dia. O potencial nocivo de ideias dessa natureza começa quando nos sentimos prejudicados por isso assim, em primeira instância, sem mesmo que venham a se concretizar. Às vezes, ouvimos dizer que existe uma certa "natureza violenta" dentro de nós, e é muito comum relutarmos em acreditar nisso, principalmente quando nos entendemos como pessoas seguras de nós mesmas. De fato, o mundo nos dias atuais parece bastante violento e, dificilmente, conseguimos nos isolar completamente dessas influências. Estando vulneráveis a qualquer momento e em qualquer lugar, nossos instintos nos mobilizam a considerar até mesmo os piores cenários possíveis para que tenhamos a mínima garantia que podemos assegurar nossas próprias integridades. Tendo a pensar que aprendemos a suprimir nossas emoções e, dificilmente, encontramos lugares para expressá-las de maneira espontânea e genuína. Diante dessa condição na qual vivemos imersos, nosso inconsciente produz materiais os quais, na maioria das vezes, duvidamos que faça parte de nossa essência.

Acredito que o espaço psicoterapêutico poderá proporcionar pra você um encontro com suas necessidades mais verdadeiras e o ajudará a dispor de ferramentas para expressar-se de maneira mais expansiva e, ao mesmo tempo, saudável. Aos poucos, perceberá como esses pensamentos deverão dar lugar a outros, de característica mais construtiva e edificante.

Que tal olharmos pra isso com mais calma e profundidade?
Estou à disposição pra trabalhar isso (e muito mais) com você.
Um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 90

Olá! Nós temos as vezes alguns pensamentos que simplesmente brotam na nossa cabeça, o que chamamos de pensamentos intrusivos. Eles não tem uma causa específica e não temos controle sobre eles. Também temos a tendência, quando estamos ansiosos, de imaginar situações potencialmente perigosas e já planejar nossas reações, a fim de nos protegermos. O problema é que quando nossa ansiedade está sensível demais, ela vê perigo em situações que não há perigo real, e ficamos o tempo todo como se tivessemos que nos defender de um possível ataque, impedindo que a gente relaxe e se divirta. Se reduzir tua ansiedade, também reduz a necessidade de estar pensando em formas de te proteger, porque teu cérebro vai entender que tu está protegido. Espero ter ajudado. Á disposição.

Entendo que esses pensamentos intrusivos e violentos possam ser perturbadores e causar desconforto.

Pensamentos intrusivos violentos podem ocorrer em algumas pessoas e não necessariamente indicam que você terá comportamentos violentos ou que você seja uma pessoa violenta. Esses tipos de pensamentos intrusivos são relativamente comuns e podem ser sintomas de diferentes condições, como transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ou ansiedade.

Se esses pensamentos estão causando sofrimento ou interferindo em sua vida diária, é importante buscar ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Eles poderão avaliar sua situação de forma adequada, fornecer um diagnóstico e orientar o tratamento apropriado, se necessário. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem comumente utilizada para ajudar a lidar com pensamentos intrusivos e indesejados.

Enquanto você busca ajuda profissional, existem algumas estratégias que podem ajudar a lidar com esses pensamentos:

Não se identifique com os pensamentos: Reconheça que esses pensamentos não definem quem você é e que você não precisa agir de acordo com eles.

Pratique a atenção plena (mindfulness): Aprenda técnicas de mindfulness para ajudar a manter o foco no presente e não se deixar levar pelos pensamentos intrusivos.

Distraindo-se: Quando esses pensamentos surgirem, busque atividades que possam desviar sua atenção, como praticar exercícios físicos, ler um livro, ouvir música ou se envolver em um hobby.

Evite a autopunição: Não se culpe pelos pensamentos intrusivos. Eles são involuntários e não são culpa sua.

Lembrando mais uma vez que é importante buscar ajuda profissional para uma avaliação adequada e orientação personalizada. Um profissional de saúde mental será capaz de fornecer o suporte necessário para lidar com esses pensamentos intrusivos de forma mais eficaz.
A terapia vai te ajudar a entender o que está acontecendo e encontrar formas de lidar com essas imaginações.
Olá, tudo bem?
Minha sugestão é de que possas buscar uma avaliação profissional, de um psicólogo que possa te auxiliar a compreender o que pode estar gerando estes pensamentos. Este é o melhor caminho, pois muitas vezes, tentamos sozinhos, devido as resistências ao tratamento e acabamos sofrendo com uma intensidade ainda maior.
Qualquer dúvida, estou à disposição.
Olá, pela sua breve descrição parece que você esta tendo pensamentos intrusivos, quando esses pensamentos se tornam frequentes e geram sentimentos negativos é recomendado que você busque um psicólogo, já que pode ser sintoma de transtornos como o TOC ou ansiedade.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 90
Boa tarde, como os colegas acima descreveram bem, seu relato parece ser de pensamentos intrusivos. Nossa mente fabrica pensamentos o dia inteiro e alguns que chamamos de intrusivos tem caráter involuntário, invadem a nossa mente sem pedir permissão.
Nossa mente é naturalmente uma oficina para solucionar problemas e criamos as vezes os cenários mais catastróficos ou violentos por preservação, segurança, instinto, ou expressar algo mal elaborado.
O autoconhecimento é a chave para saber lidar com esses pensamentos incômodos e ter mais qualidade de vida! um beijo
Olá. Ter pensamentos intrusivos, como os que você descreve, podem ser muito angustiantes e perturbadores. Esses pensamentos não são necessariamente indicativos de que você deseja ou está predisposto a agir violentamente. É possível que eles sejam um reflexo de ansiedade, medo, preocupação ou de uma forma de defesa psicológica em situações percebidas como ameaçadoras. Em casos em que esses pensamentos intrusivos são intensos, persistentes ou causam sofrimento significativo, é recomendável buscar uma avaliação psiquiátrica e psicológica. Um profissional de saúde mental pode avaliar se há a presença de algum transtorno que possa estar contribuindo para esses pensamentos e oferecer opções de tratamento adicionais, como medicamentos, se necessário. A Terapia cognitivo-comportamental pode ser uma abordagem eficaz para lidar com pensamentos intrusivos. O objetivo é identificar e desafiar pensamentos distorcidos e irracionais, substituindo-os por pensamentos mais realistas e adaptativos. Sempre à disposição.
Bom dia, tudo bem?
Seu incômodo é compreensível e a questão que levanta é importante de ser pensada. Já pensastes em procurar análise para aprofundar assuntos como esse de forma resolutiva?
Esse tipo de pensamento que é ao mesmo tempo intrusivo e agressivo é relativamente comum e pode estar vinculado a diferentes condições, como TOC, ansiedade, etc. Mas para muito além de um diagnóstico, faz-se necessário compreender a origem de sua existência e a razão mantenedora desse sintoma, ao que tudo indica, parece estar relacionado a uma sensação de insegurança. Faz-se necessário avaliar de forma adequada para que não evolua e se torne ainda mais intenso.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 220
Olá, como tem passado?
Seu questionamento sobre seus pensamentos é muito interessante, eles podem acontecer mesmo, parece ser construtivo para te proporcionar mais qualidade de vida analisar, falar e elaborar mais essas questões em uma terapia com um psicólogo ou psicanalista.
A agressividade e a violência se manifestam em contextos específicos, então aí pode ter uma pista interessante do que se associa e do que te incomoda a ponto de se sentir assim.
Espero ter ajudado.

Oi! Como vai você? Espero que melhor.
É normal que se tenha pensamentos obsessivos ou intrusivos que possam causar grande incômodo e até duvidas diante da realidade. Quando acabamos focados nesses pensamentos , eles acabam até parecendo realidade. Compreender em que momentos eles aparecem, em que contexto a frequência deles podem auxiliar no entendimento. Mas em um possesso terapêutico um profissional da psicologia pode te ajudar a passar por isso, te auxiliar a entender sobre eles e pesar em estratégias de como se proteger deles diante de situações que possam disparar gatilhos. Caso queira ajuda, pode contar comigo. Espero ter ajudado. Abraço!
@leticiafernandespsi
Entendendo que esses pensamentos podem ser perturbadores, mesmo que você não tenha interesse em agir de maneira violenta. É importante lembrar que todos nós temos pensamentos intrusivos de vez em quando, e eles nem sempre refletem nossos verdadeiros desejos ou ações futuras.

No entanto, se esses pensamentos estiverem causando desconforto ou ansiedade, pode ser útil explorar isso mais profundamente. Às vezes, eles podem estar ligados a emoções reprimidas, estresse ou preocupações. Considerar falar com um profissional de saúde mental, como um psicólogo, pode oferecer uma perspectiva mais clara e ferramentas para lidar com esses pensamentos intrusivos de maneira saudável.
Oi, espero que esteja tudo bem? Se te incomoda, seria bom fazer algum tratamento.
Nessa questão que vc trouxe, existem TOCs violentos (pensamentos violentos sobre ações que a pessoa não quer fazer, mas eles vem e os afetam).
Me parece que vc pode ter um TPOC (Transtorno de Personalidade Obsessivo Compulsivo), e queria te falar que não está sozinho.
Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Esses pensamentos intrusivos que estão trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Além da Ro-DBT (que estou estudando no momento e é bastante eficiente para TPOC).
Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 175
O espaço é pequeno e vc deu poucas informações, mas das coisas que vc fala, é normal pensar que as pessoas tenham este tipo de sentimentos. A agressividade faz parte daquilo que é o ser humano, inclusive viver junto é algo que exige que cada uma aprenda a lidar com sua agressividade, mas, de outro lado, a agressividade, no lugar certo, do jeito certo, tem a sua importância para que cada um realize suas conquistas. É interessante vc saber que tem uma agressividade com vc e que ela pode ser bem usada, pode ser bendita, como dizemos em psicanálise.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!