Boa noite,como pessoa que e dependendte quimico,uso de cocaina,pode se tratar sem precisar de internacao

7 respostas
Boa noite,como pessoa que e dependendte quimico,uso de cocaina,pode se tratar sem precisar de internacao ou uso de medicamentos fortes,podendo ter uma vida normal
Penso que a primeira atitude a tomar é fazer uma avaliação clínica com o médico psiquiatra que entre outros, fará avaliação de possíveis danos que possam estar ocorrendo em virtude do uso da substância. Não necessariamente há necessidade de internação porém se faz necessário acompanhamento clínico psiquiátrico regular e muito útil também a participação em grupos de Dependência Química. Penso que dificilmente alguém consiga obter bons resultados somente com tratamento clínico, sem frequentar grupos.

Antes da internação, existem outras formas de tratamento que auxiliam o dependente químico a não utilizar mais a(s) substância(s) e retomar uma vida saudável. Para cada gravidade de caso, existe um tratamento mais adequado e efetivo. A parte mais importante é a pessoa dependente querer realizar esta mudança e participar de forma ativa. As necessidades específicas devem ser avaliadas por vários profissionais, de preferência com experiência e/ou qualificação na área de dependência química: Psicólogos, Psiquiatras, Assistentes Sociais, etc.
Existem grupos de apoio para os familiares e para os próprios dependentes (AA, NA, etc). No sistema público, para cidades com mais de 70 mil habitantes, existem os CAPS-AD (Centro de Assistência Psicossocial - Álcool e Drogas) que possuem profissionais habilitados para trabalhar com estas pessoas especificamente.
É muito importante que você converse com p seu psiquiatra,e passe o que está sentindo para ele,para que o mesmo possa ajustar a sua medicação de uma forma mais eficaz e adequada para o seu organismo .
O uso de qualquer substância que modifique o comportamento, tem um efeito profundo no organismo, por isso causa certas reações ao se abster da mesma. É improvável que o usuário consiga sozinho dá este passo. A busca por um Psiquiatra de confiança é importante, e mais ainda se tiver experiência com este tipo de psicotrópico.
É possível sim tratar o uso de cocaína sem a internação, porém a pessoa deve estar preparada para mudança e para escolha do "não uso" da substância. Para isso, é muito importante o acompanhamento psiquiátrico e psicológico, para o auxilio necessário neste processo.
Indico a procura de psicólogos especialistas em dependência de substâncias, e que sigam a Terapia Cognitivo-Comportamental, pois, através desta será possível, entre outros fatores, estabelecer metas objetivas e estratégias eficazes para a motivação inicial à mudança, a abstinência do uso de cocaína e o retorno à "vida normal".
Bom dia. Estou concluindo minha pós graduação na PUCem dependência química e posso falar com propriedade.
Primeiramente depende de cada paciente. Tem pacientes que conseguem ficar limpos com terapia e o grupo de NA (narcóticos anônimos) levando o programa dos 12 passos se mantém abstêmio. Outros não conseguem ir ao grupo e pedem ajuda psiquiátrica para baixar a fissura que a droga causa, mais terapia intensa.
As mediações para dependente de cocaína dependendo do caso não são fortes, mas é importante passar sempre por psicólogos e médicos para saber se existe algum transtorno que possa ser o motivo para adicção.
Qualquer dúvida pode entrar em contato.
O ideal é um tripé de tratamento. Tetapia, grupos e medicação. Levando ambos a sério dá certo o tratamento.

Abraço.
Olá...
É importante buscar ajuda de um psiquiatra, o tratamento é medicamentoso, ou seja, uma quimica para outra quimica, o médico saberá como conduzir, cada caso é um caso.
A procura de um psicólogo também vai ajudar, penso que uma parceria entre um profissional que trabalha com a redução de danos e paciente implicado na terapia desenvolverá um belo trabalho.
O paciente que faz uso de substância psicoativa, precisa tomar consciencia da necessidade de levar o tratamento a sério.
Sucesso!