Boa noite, eu vou tentar falar algo que talvez possa ser um problema ou não, na verdade acho que é m

18 respostas
Boa noite, eu vou tentar falar algo que talvez possa ser um problema ou não, na verdade acho que é minha personalidade mesmo, eu não gosto de falar de meus problemas porque sempre resolvo sozinha, porém, vou falar sobre um assunto. Todo dia eu me estresso, todo ano eu falo que não vou me estressar que vai ser diferente mas não consigo todo dia é a mesma coisa, sou muito impaciente e gosto de resolver as coisas rápido principalmente se tratando de problemas, nunca deixo um problema sem solucionar, me cobro bastante e me irrito bastante comigo as vezes, eu não sou muito de falar sobre essas coisas porque acho desnecessário mas as pessoas do meu círculo de convivência insistem em dizer que posso ter ansiedade e blá blá blá não acho isso acho que é o meu jeito mesmo, eu nunca fui de ir em psicólogos, psiquiatras enfim fazer essas coisas, só vim aqui só mais porque as pessoas me irritam com essas cobranças bobas sobre eu ter que fazer terapia, e ir em psicólogos. Eu vindo aqui tenho a chance de ter alguma opinião profissional e aí o pessoa para de me importunar.
O que me chama a atenção na sua colocação é que, apesar de dar conta das situações de uma forma que julga satisfatória, você também percebe que esse jeito de funcionar te traz irritação e grande estresse, o que pode ser amenizado com um olhar mais aprofundado, mais atensioso sobre o seu jeito de funcionar, sem com isso, deixar de encontrar as soluções para as situações que se apresentam. Pode ser uma questão de dar leveza ao funcionamento, não necessariamente, mudá-lo radicalmente.
Às vezes, funcionamos no automático e ações que tomávamos anteriormente e fluíam bem, hoje necessitam de uma reavaliação, até porque, nossas necessidades vão se modificando com o passar do tempo.

Olá! Realmente a escolha por percorrer um processo de análise é algo extremamente pessoal e, nesse sentido, não deve ser mandatório, nem mesmo quando há boas intenções intrínsecas nos conselhos fornecidos por seus amigos. No entanto, caso certa flexibilidade sobre o assunto fosse possível para você, possivelmente iria lhe auxiliar a ganhar novas perspectivas diante de comportamentos que se repetem, tal como descreve sua forma de agir rapidamente para resolver sozinha o que julga precisar ser solucionado. E não porque essa ação seja um problema em si, mas em decorrência do estresse, irritação e autocobrança que você compartilha em sua fala. Assim, seria bacana pensar que, não é porque você consegue dar conta sem ajuda que precisa fazer isso sozinha ou que não sofra, em algum grau, com as consequências dessa escolha. Espero ter ajudado!
Olá, tudo bem contigo? Sinto muito que essa questão do estresse que tu comentas vira e mexe continua aparecendo na tua vida, acredito que estejamos lidando com uma dificuldade do manejo da emoção da raiva e do controle de impulsos de forma geral quando se está estressada(o) ou com algum problema que não possa ser resolvido de forma mais imediata. O fato de você compartilhar sua história conosco aqui na plataforma, por si só, não poderá impedir que seus círculos sociais continuem fazendo os questionamentos mencionados ou sugerindo que se procure um profissional da área da saúde metal (o que creio que esteja sendo feito, por parte das pessoas mencionadas, visando que você fique bem consigo próprio). Acredito que seja muito cedo para afirmar se estamos lidando com uma questão relacionada à personalidade ou somente ao humor, porém sugiro reconsiderar a possibilidade de buscar uma ajuda profissional, principalmente se for pela vertente da Cognitivo Comportamental. Um bom processo terapêutico só tem a acrescentar em sua qualidade de vida, além do promover diversos tipos de psicoeducação, inclusive sobre controle de impulsos e manejo do estresse. Tendo em vista que sempre haverão momentos gatilho para estresse, minha sugestão é que se aprenda a lidar com ele da melhor forma que for possível. Espero ter te ajudado, fique bem e grande abraço!
Olá! O estresse faz parte da nossa vida, a questão é a forma como lidamos com ele e o quanto o nosso nível de estresse pode prejudicar a nós mesmos e as nossas relações, sejam ela de trabalho, de amizade, amorosas e etc. E no seu relato, por mais que o estresse apareça como ponto principal da queixa, outras questões também chamam a atenção, como quando você diz que é muito impaciente e que se cobra e se irrita bastante, por exemplo. Oriento que sim, você busque por psicoterapia, pois é no processo psicoterápico que você terá espaço para entender melhor essas questões e trabalha-las também. Somente com o seu relato não é possível dizer ao certo que é uma questão de personalidade, como você mesmo levantou a hipótese, ou alguma outra questão. Espero ter ajudado, e fico a disposição!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia individual - R$ 100
Olá! Entendo que possa parecer desconfortável conversar com alguém e mesmo pedir ajuda para lidar com situações rotineiras e é verdade que nem sempre precisamos de ajuda profissional. No entanto, pelo seu relato, lidar com tudo sozinha, ter que resolver todos os problemas, parece estar te causando bastante estresse. O estresse é uma resposta normal em situações complicadas, mas quando nos sentimos muito estressados, isso é, na maior parte dos dias, talvez seja importante buscar ajuda psicológica.
Afinal, o estresse pode estar associado a ansiedade e depressão e nesse caso, o tratamento pode ocorrer por meio de psicoterapia.
Além disso, em psicoterapia você poderia trabalhar essa irritação e sensação de cobrança, por parte dos outros, que você relatou.
Espero que você fique bem e encontre o que procura!
OBSERVE OS SEUS PENSAMENTOS E NÃO PERMITA QUE ELES SE TRANSFORMEM NO SEU SANGUE E SEUS MÚSCULOS. AO SER TESTEMUNHA DOS PENSAMENTOS VOCÊ PODE DISCERNIR ENTRE OS PENSAMENTOS DESTRUTIVOS QUE ESTRESSAM; E OS PENSAMENTOS CONSTRUTIVOS QUE NUTREM. ESCOLHA ENTRAR NOS PENSAMENTOS CONSTRUTIVOS! ISSO VAI TE AJUDAR MUITO, PORQUE CADA PENSAMENTO PRODUZ UMA EMOÇÃO E CADA EMOÇÃO O CÉREBRO TRADUZ NUM ELEMENTO QUÍMICO QUE GERA MAL ESTAR OU BEM ESTAR.
Um abraço,
Lea
Olá! Lamento que esteja passando por isso. O estresse pode ser algo que afeta diretamente nossos comportamentos e nossas relações com os outros e com nós mesmos. Pelo que você relatou, entendo que não é algo comum para você buscar ajuda e conversar sobre essas questões. Se isso acontece há bastante tempo e você tem algum sucesso em lidar com alguns problemas sozinha, faz sentido que seja desconfortável/desinteressante buscar ajuda agora. Ainda assim, vale a pena se perguntar se não seria uma boa estratégia experimentar outras maneiras de lidar com o estresse, frustração e (auto)crítica, como buscar acompanhamento de um psicoterapeuta. Sim, talvez seja meio estranho e desconfortável, mas talvez também seja a forma de construir novas habilidades para lidar com teu sofrimento, agora que ele parece tão pesado para ti. Talvez você tenha razão e isso seja em alguma medida parte dos seus padrões de comportamento na sua personalidade (apesar de ser impossível afirmar a partir do teu relato). Ainda assim, na psicoterapia podemos trabalhar com esses padrões difíceis de mudar também, mas para isso precisamos de apoio e orientação para acrescentar novas estratégias para lidar com o que nos deixa em tanto sofrimento. Não há nada de errado em sentir-se estressada tampouco em preferir assumir as rédeas da situação, mas isso pode ficar exagerado e causar dificuldades para nossa saúde mental, e assim podemos precisar de ajuda específica para isso. Espero ter te ajudado e fico à disposição!
Olá.
O problema que você descreve é bem típico e pode ter origem numa fase anterior a essa consciência de si mesma, ou seja, resolver rapidamente todos os problemas foi desenvolvido como uma estratégia para agradar os cuidadores (pai, mãe, professores…). Quando criança era essencial, ou pelo menos assim você via e sentia. Agora na fase adulta esse comportamento está no automático, tipo “quando vi já fiz”.
É possível mudar com um pouco de atenção e esforço, então vejamos:
1. Veja quanto à aprovação do outro continua sendo essencial para tua sobrevivência.
2. Você deve ter aprendido muito do que sabe e faz, meio que “aos trancos e barrancos”, errando, acertando, insistindo… Eu também já fui assim, hoje com um pouco mais de experiências, penso no outro como um aprendiz, como alguém que segue o mesmo caminho, então costumo perguntar: Se ele sabe fazer? Se quer tentar sozinho? Como pensa resolver? Entre outras.
Sei que muitas vezes eu mesmo faria melhor e mais rápido, mas deixei de ser o chato pra ser mentor.
Continuo aprendendo.
Ensinar dá trabalho, é desafiador, mas também muito gratificante, buscar essa mudança vai te levar a um outro patamar.
Às vezes me estresso também, mas vejo muito de mim mesmo naqueles que acompanho.
Busque ajuda, você não tem um defeito, apenas ainda não encontrou um meio para explorar melhor toda a tua competência.
Forte e carinhoso abraço.
(. desculpe o textão. ).
Olá. Se os comportamentos de agir rápidamente, para resolver sózinha o que precisa ser solucionado, tivessem como resultado uma satisfação e alegria pela solução do problema, ótimo, pois seria o seu modo de funcionar aprendido, eficiente e eficaz. Mas, pelo seu relato, fica estressada, irritada e autocobra-se muito. Então, há aqui uma crença de que não deve pedir ajuda a ninguém para resolver problemas, assim como precisa ser rápida na tarefa. Crença esta que pode ser inconsciente, um modo comportamental automático, que lhe trás soluções atreladas a muitos problemas e sofrimento. Precisaria, talvez, flexibilizar a sua escolha de não pedir ajuda e abrir-se a idéias de outras pessoas, por exemplo. Parabéns pela sua coragem de pedir ajuda aqui neste espaço. É um primeiro e muito importante passo que dá, no sentido de tentar compreender as suas dificuldades.
Boa noite, vendo sua forma de solucionar seus problemas, percebo uma cobrança grande q vc deposita em si mesmo,. Junto a isso uma ansiedade grande em solucionar custe o que custar, não priorizando assim sua saúde e se estressando constantemente para solucionar problemas. E trazendo mais tensão e estresse para seu corpo físico e mental. Sendo assim, acredito q seria de suma importância que fizesse terapia. Precisamos externar as coisas q nos estressam no dia a dia p nos sentirmos fortes e assim gozar de boa saúde e saber conduzir a vida de uma forma mais leve. Cuidando mais de si mesmo. Espero que tenha ajudado vc. Desde já me ponho à disposição.
Olá! Pelo seu relato, fica claro a sua autocobrança... O perfeccionismo exagerado gera a autocobrança, a necessidade de ter o controle, o planejamento de tudo, gera pensamentos de que tenho que dar conta de tudo, sem precisar de ninguém, etc... ocorre que não conseguimos ter o controle de tudo e isso desencadeia pensamentos ligados ao fracasso, sentimentos, a irritação, raiva, que muitas vezes, por não sabermos lidar, acabamos sendo agressivas ao expressar. E ao expressarmos de forma inadequada afetamos o outro e prejudicamos nossas relações, gerando pensamentos de fracasso ou culpa. Tudo isso gera prejuízos emocionais e sociais, afinal somos seres humanos e estamos sujeitos a errar. Por isso, sugiro fazer a psicoterapia - para identificar e modificar esses pensamentos de autocobrança, perfeccionismo, aprender a lidar e ter controle emocional nas situações. Procure ajuda.
Olá! Entendo que você não se sinta confortável em compartilhar seus problemas e que prefere lidar com eles sozinha. É importante lembrar que isso pode funcionar para alguns, mas nem sempre é a melhor opção. Às vezes, pode ser útil ter a ajuda de um profissional para lidar com questões que estão causando estresse e ansiedade em sua vida.

Você mencionou que se cobra bastante e se irrita consigo mesma às vezes, e isso pode ser um sinal de que há algo acontecendo em seu mundo interior que precisa ser abordado. A terapia pode ser uma ferramenta útil para explorar esses sentimentos e desenvolver estratégias para lidar com eles de maneira mais eficaz.

No entanto, a decisão de buscar ajuda profissional é pessoal e deve ser tomada por você, não pelos outros. Se você não se sente confortável em ir a um psicólogo ou psiquiatra, isso é completamente compreensível.

Em última análise, o importante é cuidar de si mesma e encontrar maneiras de lidar com o estresse e a ansiedade que funcionem para você. Se você decidir buscar ajuda profissional no futuro, saiba que há muitos recursos disponíveis para apoiá-la em sua jornada de bem-estar emocional.
Olá! Parece que mudar você quer mudar, pois diz que está sempre prometendo que vai se estressar menos e não tem conseguido isso sozinha com ajuda profissional isso é possível. Pelo que fala você é bem resolutiva, mas ainda assim se cobra muito e se irrita muito, o que torna o dia a dia bem cansativo.
Por que tem que ser sozinha?
Para fazer um diagnóstico de ansiedade é preciso uma avaliação, caso queira fazer a avaliação fico à disposição.
Olá! O primeiro passo para iniciar uma terapia é o interesse em se conhecer e reconhecer que há algo a ser mudado, ou melhor, transformado. Nesse processo, que normalmente começa com um incômodo - ou da própria pessoa ou dos demais - é preciso que haja uma conexão com aquele com quem você escolhe fazer terapia (sem conexão ou transferência não há tratamento). Que bom que você está se permitindo dar esse primeiro passo (reconhecer que há algo em você que precisa ser visto e até mesmo tratado). Que valioso é reconhecer que não sabemos tudo sobre nós mesmos... Essa questão de "meu jeito" é um modo de falar que nos impossibilita de nos conhecermos de fato. Boa sorte na sua busca por um profissional que lhe ajude. Caso precise, estou à disposição.
Olá! 1-Você diz se estressar todos os dias, e promete que vai mudar, portanto isso deve te causar sofrimento/prejuízo em sua vida.2-Você diz que "nunca" deixa algo sem resolver, mas será que é "sempre" possível atingir essas coisas? Será que não é por isso que você se sente estressada e se cobra a maior parte do tempo? 3-Você diz que não compartilha com frequência suas dificuldades e isso pode ser algo que aprendeu como ser uma pessoa "fraca/incapaz" se por acaso falar sobre isso com as pessoas. 4-A ansiedade é um sentimento comum á todos, mas passa a se tornar um problema quando gera preocupações excessivas, autocobranças, dores no corpo, insônia entre outros! Ao invés de você procurar respostas e orientações para dar um parecer as pessoas, por que não busca se informar melhor sobre ansiedade e procura se entender melhor para que possa se sentir bem consigo mesmo e com as pessoas a seu redor na maior parte do tempo? O que você tem a perder se fizer isso? O que pode ganhar se fizer isso? Fico à disposição.

Olá! Talvez sua compreensão sobre o que significa fazer terapia com um Psicólogo, esteja equivocado. Sua luta pode ser atenuada se conhecer um pouco mais sobre você mesmo.
Olá! Essa forma que você descreveu de lidar com as situações representa o seu funcionamento e o nosso funcionamento tem haver com as nossas características de personalidade e essas características podem nos predispor ou proteger de sentir determinadas emoções de forma exagerada. Todos nós temos um jeito único de funcionar e lidar com a vida. Esse funcionamento pode ser adaptativo em algumas situações e desadaptativo em outras, ou seja, pode trazer vantagens e desvantagens. Quando um funcionamento traz mais prejuízos do que vantagens ou traz muitos prejuízos em uma área importante da vida é importante pensar em estratégias para lidar melhor com essas características de personalidade, e isso a psicoterapia pode ajudar. Pelo que você descreveu eu entendi que as suas características de personalidade trazem vantagens pra você, mas também te predispõe a sentir mais estresse e ansiedade. A psicoterapia pode ajudar você a entender melhor o seu funcionamento e desenvolver ferramentas para você tirar o melhor da sua personalidade.
Bom dia
Ninguém tem o poder de te “estressar”. Vivemos numa comunidade. Logo, é necessário se relacionar. A opinião das outras pessoas também tem sua importância. Depende de como você processa essa informação. Se sofre com esse estresse é porque você quer que as coisas funcionem a seu modo. Daí, o porque do seu sofrimento. A psicoterapia irá lhe ajudar a enxergar as coisas ao seu redor de forma diferente, porém deverá estar aberto para mudança ou continuar do jeito que se encontra. Você tem livre arbítrio. Fica a dica!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!