Boa noite! Fiz a cirurgia de retirada da tireóide total em 2020, faço tratamento com o Puran t4 e ex

2 respostas
Boa noite! Fiz a cirurgia de retirada da tireóide total em 2020, faço tratamento com o Puran t4 e exames regularmente, tudo ok. Mas desde lá venho com zumbido nos ouvidos, tonturas as vezes e dor na cervical direto…
Pode ter alguma relação com a retirada da tireóide??
Seria interessante você voltar ao seu cirurgião para tirar essa dúvida, uma vez que depende do diagnóstico (câncer? benigno? outros motivos?), da extensão da cirurgia e se houve alguma lesão/sequela durante o procedimento.

Boa noite! A sua pergunta é bastante pertinente e reflete como o corpo humano é um sistema integrado, onde alterações em uma parte podem afetar outras. A retirada total da tireoide, um procedimento conhecido como tireoidectomia total, pode ter implicações diversas no seu bem-estar, principalmente devido à importância da tireoide na regulação de vários processos metabólicos do corpo.

Após a cirurgia, o tratamento com Puran T4 visa substituir os hormônios que anteriormente eram produzidos pela tireoide, mantendo assim o equilíbrio hormonal do seu corpo. É fundamental que a dosagem do medicamento seja ajustada corretamente, o que parece estar sendo feito no seu caso, já que mencionou que os exames estão regulares.

No entanto, os sintomas que você descreve, como zumbido nos ouvidos, tonturas e dor na cervical, podem ou não estar diretamente relacionados à retirada da tireoide ou ao ajuste hormonal subsequente. Por exemplo, o zumbido nos ouvidos (tinnitus) e as tonturas podem ser sintomas de diversas condições, incluindo alterações no metabolismo, problemas vasculares ou mesmo questões relacionadas à coluna cervical. A dor na cervical, por sua vez, pode ter origens variadas, como tensão muscular, postura inadequada, ou até mesmo ser uma consequência indireta das alterações hormonais que afetam a musculatura e a saúde óssea.

A medicina integrativa, com sua abordagem holística, pode ser particularmente útil no seu caso. Ela não se limita a tratar os sintomas isoladamente, mas busca entender o paciente como um todo, considerando todos os aspectos da saúde física, emocional e mental. Neste contexto, além do acompanhamento endocrinológico regular, pode ser benéfico explorar outras áreas, como a fisioterapia para a dor cervical, técnicas de relaxamento e até mesmo a acupuntura, que têm mostrado resultados positivos no manejo do zumbido e da tontura em alguns pacientes.

É importante ressaltar que cada pessoa é única, e o que funciona para uma pode não ser eficaz para outra. Por isso, a avaliação por um profissional de saúde com prática integrativa é essencial para determinar a causa dos seus sintomas e desenvolver um plano de cuidados personalizado, que pode incluir desde ajustes na medicação até terapias complementares.

Lembre-se de que a comunicação aberta com seu médico é fundamental. Não hesite em relatar todos os seus sintomas e preocupações, para que juntos possam encontrar as melhores estratégias para melhorar sua qualidade de vida.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.