Boa noite! Fui diagnosticado em julho de 2015 com transtorno afetivo bipolar pelo psiquiatra, em ab

3 respostas
Boa noite!
Fui diagnosticado em julho de 2015 com transtorno afetivo bipolar pelo psiquiatra, em abril de 2019 tive um novo diagnóstico de transtorno psicótico onde tirou o carbonato de lítio e manteve risperidona em 1mg. Os sintomas de transtorno bipolar pode voltar sem o uso do lítio? Assim trazendo clareza nesses diagnósticos?
O lítio é medicação de primeira linha para tratamento de transtorno bipolar, e tem efeito preventivo de recaídas. Parece que o seu diagnóstico ainda não foi bem estabelecido. A risperidona é utilizada, via de regra,em fases maniacas ou em surtos psicóticos em geral . A risperidona pode também ter efeito preventivo. Converse com o seu psiquiatra a respeito.

Bom dia. O transtorno bipolar tipo I pode causar crises psicóticas. É preciso rever se a dose do lítio estava adequada. A risperidona não melhora sintomas depressivos, é mais adequado usar aripiprazol ou lurasidona, que não afetam a parte sexual nem favorecem ganho de peso. Hipotireoidismo, diabetes, anemia, deficiência de vitamina D e baixa de testosterona devem ser corrigidos. A suplementação com L-metilfolato pode ser necessária.
Sugiro Psicoterapia urgente para que possa manter a saúde mental. Só essas medicações não te trazem melhora significativa. Estude mais e vai perceber que a Psiquiatria sem a Psicologia não leva a cura na maioria dos casos. Assim o paciente toma medicação p sempre sem melhora e com constantes quedas de libido, consciência e mal estar geral, além de ansiedade e depressão por não conseguir a melhora que acha que pode. Bjs