É possivel que um bipolar desenvolva inflexibilidade com mudanças de planos o rotina, tenha dificuld

3 respostas
É possivel que um bipolar desenvolva inflexibilidade com mudanças de planos o rotina, tenha dificuldade de assimilar quando estão falando de forma literal ou não e hipersensibilidade a texturas de roupa ou comida por conta do transtorno?
Sou diagnosticada com tenho esses sintomas, todos os dias preciso sair de casa no mesmo horário, sentar no mesmo lugar no transporte se não fico agoniada(as vezes me dá a sensação de que algo ruim vai acontecer se eu não fizer tudo do mesmo jeito) o mesmo acontece com barulho de pessoas falando e barulho repetitivo só que nesse caso do barulho eu fico muito irritada e rude. Porem nos episódios depressivos esses sintomas diminuem, não tenho força pra levantar e nem seguir a rotina, também fico dissociada então tanto faz o que to comendo/vestindo/ouvindo/cheirando.
São muito comuns comorbidades na psiquiatria, ou seja, pessoas com mais de um diagnóstico simultaneamente. Desse modo é importante uma avaliação de um psiquiatra para identificar e tratar essa possibilidade. Te convido para uma consulta!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Estes sintomas não caracterizam o transtorno bipolar, sendo mais sugestivas dos sintomas que caracterizam os transtornos do espectro autista (TEA), apesar de que um diagnóstico preciso só pode ser feito mediante avaliação (e não com base em sintomas citados aqui). Mas, mesmo que tenha um TEA, isto não impede que tenta também transtorno bipolar e, neste caso, ele também deve ser tratado. O tratamento do TEA é basicamente comportamental, com profissionais e instituições com experiência neste tipo de pacientes.
Olá! O que você descreve não é um sintoma típico do Transtorno Bipolar, mas é possível que pessoas com TB tenham comorbidades, ou seja, outros transtornos coexistindo, o que pode explicar esses sintomas. Algumas condições que frequentemente acompanham o TB incluem:

Transtorno do Espectro Autista (TEA) – Nível leve: Sensibilidade a barulhos, texturas, necessidade de rotina rígida e dificuldade em interpretar linguagem figurada podem estar presentes.

Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ou traços obsessivos: A necessidade de seguir padrões rígidos e o desconforto intenso quando algo sai do planejado podem estar relacionados ao TOC.

Ansiedade sensorial: Algumas pessoas com TB têm hipersensibilidade a sons, texturas e cheiros, principalmente em fases de maior energia (hipomania).

Mudança de sintomas conforme o humor: Na hipomania, pode haver maior necessidade de controle e irritabilidade com barulhos e mudanças. Na depressão, a apatia pode diminuir essas preocupações.

O que fazer?
Se esses sintomas impactam sua vida, pode ser útil investigar com um profissional se há outra condição coexistente, como TEA leve ou TOC. O tratamento pode incluir ajustes na rotina, psicoterapia e estratégias para reduzir o desconforto sensorial.

Se quiser entender mais sobre o Transtorno Bipolar e comorbidades, meu eBook "Transtorno Bipolar: Entenda, Gerencie e Viva Melhor" pode te ajudar! Ele está disponível no meu Instagram, acessível pela minha página no Doctoralia.

Especialistas

Karina Abunasser Pereira Leite

Karina Abunasser Pereira Leite

Psiquiatra

São Paulo

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Juan Pablo Roig Albuquerque

Juan Pablo Roig Albuquerque

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 970 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.