Olá boa noite! Tenho transtorno bipolar, fui diagnosticada a mais de 30 anos. Deste então tomo litio

2 respostas
Olá boa noite! Tenho transtorno bipolar, fui diagnosticada a mais de 30 anos. Deste então tomo litio. Por anos usei fluoxetina, e agora tomo o litio 300 e sertralina 50 mg.. Minha pergunta seria : no futuro posso ter problema renal, por uso do litio?
Existe sim uma relação entre a função renal e o uso do lítio a longo prazo. Por isso, é indicado que você mantenha sempre o acompanhamento com o seu médico e faça os exames necessários de forma sistemática. Também, é válido lembrar que o lítio continua sendo um dos tratamentos de primeira linha para a bipolaridade em todo o mundo. O importante é acompanhar sempre de perto para identificar logo de início possíveis complicações e poder, então, agir!
Abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! O Lítio ainda é primeira linha para tratamento do transtorno afetivo bipolar. Mesmo em monoterapia é uma das medicações mais eficazes na estabilização do humor.
Os efeitos renais adversos são frequentemente reversíveis. Apesar disso, a função renal pode ser afetada negativamente pelo lítio e, portanto, deve ser monitorada com exames laboratoriais.

Especialistas

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Lucas Pilla Garcia

Lucas Pilla Garcia

Generalista

Londrina

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 895 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.