Boa noite, gostaria de saber se o que sinto é caso de ir ao psicólogo, psiquiatra ou é algo normal.

18 respostas
Boa noite, gostaria de saber se o que sinto é caso de ir ao psicólogo, psiquiatra ou é algo normal. Já não me sinto bem há algum tempo, guardando sentimentos e emoções para mim. Mas agora sinto travado, como se não sentisse mais prazer em fazer nada, nem comer dormir sair de casa, nada mais faz sentido para mim, não consigo mais me concentrar e só penso nas minhas responsabilidades (estou desempregado). Tem dias que sinto uma dor no peito e um frio na barriga e fico assim o dia inteiro. Não durmo mais a noite toda e não tenho paciência com nada nem ninguém, prefiro só ficar sozinho e em silêncio. Devo me preocupar ou pode ser só o somatório de emoções de uma fase ruim?
Olá.

A partir do momento em que você cita que não se sente bem a algum tempo e que vem represando emoções, nota-se que estes pontos já seriam importantes de serem trabalhados, pois a repressão emocional contínua pode desencadear quadros psicopatológicos.
Em seguida você cita uma sequência de sintomas que vão desde a perda de interesse nas coisas e isolamento até a insônia e excesso de pensamentos.
A fase ruim pode ter trazido sim parte do quadro que você se encontra, entretanto a sua colocação inicial sobre não compartilhar suas emoções e o fato de estar assim a algum tempo, podem trazer a perspectiva de que a sua fase ruim foi apenas o estopim para um quadro bem mais profundo do qual você já vinha carregando a algum tempo.

Saiba que você não precisa enfrentar tudo sozinho, acho bastante prudente e saudável você buscar acompanhamento psiquiátrico e psicológico para evitar uma cristalização do quadro atual e evitar futuras problemáticas nas mais diversas áreas de sua vida.

Espero ter ajudado.

Olá, seu relato traz a descrição de muitos elementos que apontam para um sofrimento psíquico, portanto seria importante procurar uma ajuda profissional. Aspectos como não querer fazer nada, não sentir prazer, não ver sentido em nada merecem uma atenção. A fase que você está passando pode sim ser uma influência para esse contexto mas sua fala sobre não se sentir bem há algum tempo apontam para uma fragilidade anterior. Se cuide!
Olá, sinto muito que esteja passando por isso tudo.
Os sintomas que você vem apresentando podem sim estar sendo influenciados pelo momento de vida que vem enfrentando. Mas seria importante procurar a ajuda de um profissional psicólogo para lidar com suas emoções e as situações de forma mais acertada, para que não causem tantos prejuízos para você e sua qualidade de vida, podendo até mesmo te adoecer.
Em momentos de instabilidades na vida, pode ser difícil, mas é importante se lembrar de que sem saúde (física e mental) lidar com o problemas poder ser muito mais complexo.
Torço para que possa se cuidar e dar a atenção as essas emoções que está guardando pra si :)
Olá, boa tarde!
Busque Psicoterapia e análise para compreender e entender o que está vivenciando... Se ajude, conheça o trabalho clínico do Psicólogo... a psicoterapia é o momento em que investe para si mesmo, para cuidar de suas dificuldades, dores, etc...
Abraço querido.
Olá! Diante do seu relato, sugiro que procure ajuda de um psicólogo ou psicanalista. Você terá oportunidade de falar sobre essas questões que explanou na sua escrita.Lembrando que ,para Freud, quem busca análise é "Alguém, que normalmente é senhor de si, sofre de um conflito interior ao qual sozinho nao consegue colocar um fim. Então, vai ao analista, formula sua queixa e lhe pede auxílio".
Considerando seu relato, há indícios de que possa estar no início de um quadro depressivo. A diminuição na capacidade de sentir prazer (anedonia) é a característica central da depressão. Ainda, há de se notar as mudanças e as alterações no sono, no apetite, e a vontade de se isolar.
Contudo, para poder se afirmar algo com maior assertividade, é necessário que entre em contato com um especialista. A depressão tem maiores chances de remissão dos sintomas quando tratada ainda no início.
Sinto muito que se sinta assim. Pelo seu relato você tem motivo para estar angustiado por estar desempregado, e as consequências que isso acarreta. Contudo, a opinião de um médico psiquiátra bem como o acompanhamento psicoterapêutico vão lhe proporcionar melhora. Não é necessário ficar sofrendo sendo que há solução para os seus problemas. Boa sorte, conte comigo.
Olá! Seria importante buscar um acompanhamento psicoterápico para te dar suporte nesta fase tão difícil.
O que você descreve chama anedonia. Uma ausência de prazer na vida. Acontece muito em quadros depressivos.
Todos nós passamos por fases difíceis e não precisamos ficar só. Busque ajuda na terapia.
Conheça meu trabalho @suyeneoliveira
Ola! Passar pelo desemprego é um grande desafio. Além da sustentabilidade numa cultura capitalista, muito do nosso valor social está relacionado com nossa situação trabalhista. Para sustentar este período difícil sem adoecer emocionalmente seria indicado sim iniciar um tratamento psicanalítico, pois guardar tudo pra si não está fazendo bem. Teus sintomas já indicam como está impactando em ti este momento. Numa escuta psicanalítica terás a oportunidade de se abrir e fazer algumas das tuas reações afrouxarem, podendo ajudar nas soluções, bem como nos processos seletivos e relações pessoais.
Olá. Pode ser apenas uma fase muito desafiadora, sim, emborq seja muito difícil afirmar sem conhecimento sobre como você se relacionava com a vida e seus sentimentos antes desse período. Mesmo sem essa certeza, saiba que buscar auxílio profissional fornecerá suporte e fortalecimento para ultrapassar esse momento, assim como no lidar com a vida, de forma geral. Recomendo buscar auxílio psicológico, sim.
Olá, muito importante buscar ajuda profissional competente. Sentimentos não processados geram sofrimento, danos ao longo do tempo e tbm sintomas físicos como os que tem relatado.
Após avaliação adequada de um psicólogo o mesmo avaliará tbm à necessidade de medicação ou não e nesse caso o encaminhamento adequado será feito. Fico a disposição para auxiliar se desejar.
Olá. É muito importante que busque ajuda profissional de um psicólogo e psiquiatra, pois provavelmente o somatório de emoções e sentimentos gerados pelas situações citadas estão te levando ao sofrimento psíquico atual!
Olá!
Sinto muito que esteja se sentindo assim, mas é importante reconhecer que o que você está passando pode ser mais do que apenas uma fase ruim.

Os sintomas que você descreve, como sentir-se sem prazer, dificuldade para dormir, falta de concentração e isolamento, podem ser indicativos de um problema de saúde mental, como depressão ou ansiedade. Recomendaria buscar ajuda profissional de um psicólogo para avaliação e suporte adequados, buscando as causas dessa perda de prazer.

Juntos poderão encontrar estratégias para lidar com esses desafios e melhorar sua qualidade de vida. Não hesite em procurar apoio, pois cuidar da sua saúde mental é fundamental.
;)
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
Olá. Sinto pelo que está ocorrendo em sua vida.
Sendo bem objetivo. Independente de ser apenas uma fase, com o somatório de coisas ruins, ou ser de fato a entrada em um quadro de depressão e ansiedade, é importante que procure ajuda profissional.
Essa ajuda pode ser psiquiátrica e psicológica, elas se complementam.
O uso ou não de remédios precisa ser avaliado pelo profissional.
Abraços.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 100
Olá, boa tarde.
Por tudo que você relatou, é muito importante que busque ajuda profissional.
Fazer Terapia e verificar se também será necessário se consultar com psiquiatra.
A terapia pode te ajudar.
Nesse momento de sofrimento é bom ter um espaço seguro de acolhimento e escuta.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 360
Olá, como vai?
Buscar ajuda quando se sente sobrecarregado é extremamente importante para a sua saúde mental e bem-estar geral.
Converse com alguém de confiança.: Seja um amigo, familiar ou colega, compartilhar seus sentimentos e preocupações pode aliviar a carga emocional. Às vezes, só de falar sobre o que está acontecendo já ajuda a ver as coisas com mais clareza.
Você também pode procurar um profissional da saúde, como Psicólogos, ou psiquiatra.Somos treinados para ajudar a lidar com o estresse, ansiedade e outros problemas emocionais. Podenmos oferecer estratégias específicas e adaptadas às suas necessidades.
Muitas vezes, a sensação de sobrecarga vem de um manejo ineficaz do tempo ou da tentativa de fazer muitas coisas simultaneamente. Técnicas de gerenciamento do tempo, como priorizar tarefas, dizer não quando necessário e estabelecer limites saudáveis, podem ser úteis.
Atividades que promovem bem-estar físico e mental, como exercícios físicos, meditação, hobbies e sono adequado, são fundamentais. Às vezes, estamos sobrecarregados porque assumimos mais do que podemos gerenciar. Avaliar e possivelmente reduzir suas obrigações e responsabilidades pode ser necessário.
Lembre-se, procurar ajuda não é um sinal de fraqueza, mas um passo corajoso em direção ao cuidado com sua saúde e bem-estar. Nunca hesite em buscar o apoio de que precisa.

O que você descreve pode ser um sinal de que está passando por um período difícil e que poderia se beneficiar do acompanhamento psicológico. Sentir-se travado, sem prazer nas atividades cotidianas, com dificuldade para dormir e enfrentando dores emocionais pode ser um indicativo de que suas emoções e pensamentos estão causando um impacto significativo em sua vida. Por isso, iniciar o acompanhamento pode ser uma maneira positiva de lidar com esses desafios. Um psicólogo pode ajudá-lo a explorar esses sentimentos e emoções que tem guardado apenas para si, oferecendo um espaço seguro para expressá-los e compreendê-los melhor. Além disso, um profissional pode orientá-lo na busca por estratégias para lidar com o estresse, a ansiedade e outros aspectos emocionais que estão afetando seu bem-estar.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Você evidencia aspectos tais como falta de prazer nas suas atividades, sono irregular, angústia, preocupação intensa e isolamento. Parece haver, portanto, certo nível de sofrimento psíquico. Seria interessante que buscasse auxílio de um profissional de saúde mental, pois, de acordo com o seu relato, há questões somáticas e até mesmo disfuncionais em seu dia a dia e um atendimento psicoterápico e/ou avaliação psiquiátrica podem lhe auxiliar.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!