Boa noite. Gostaria de saber se um psicólogo pode virar amigo íntimo de um ex-paciente ou não é reco

16 respostas
Boa noite. Gostaria de saber se um psicólogo pode virar amigo íntimo de um ex-paciente ou não é recomendável?
Olá
Não é recomendado, mas cada um age da maneira como melhor entender. Lembrando que qualquer envolvimento que fora do campo profissional pode trazer questões ao paciente.
abs

Olá! De acordo com o Código de Ética do Conselho Federal de Psicologia é vedado ao psicólogo: “Estabelecer com a pessoa atendida, familiar ou terceiro, que tenha vínculo com o atendido, relação que possa interferir negativamente nos objetivos do serviço prestado”. Sendo assim, enquanto estamos prestando serviço à um cliente/paciente, não é recomendável que a relação ultrapasse o setting terapêutico, pois necessitamos de certa neutralidade para a garantia de intervenções técnicas. Uma vez que este vínculo profissional é desfeito, fica a critério dos envolvidos (terapeuta e cliente/paciente) se desejam ter algum tipo de relação pessoal ou não.
Não é recomendável, em geral.
Olá! O Código de Ética profissional do psicólogo não faz restrições ao estabelecimento de vínculos após findado o período de atendimento. Então sim, no caso de finalizada a prestação de atendimento psicológico é possível. Porém, é sempre importante que o profissional esteja atento às possibilidades que esse novo relacionamento poderá trazer.
Olá! Não é recomendado, mas depende muito de cada profissional e sua ética pessoal.
Boa noite, se o atendimento terapeutico esta' findado está a discrição do terapeuta dar continuidade ou não a relação de amizade, muito depende da maturidade dos interessados.
Boa noite! Não é aconselhável. Porém, acabado o tratamento psicológico, nada impede de se falarem. Mas depende de cada profissional. Sua conduta ética.
Uma relação psicoterápica ou analítica é primeiramente uma relação humana, e como tal reserva todas as possibilidades dessas relações. Mas durante um trabalho psicoterápico/analítico, não é absolutamente recomendável esse tipo de relacionamento, pois se perde a isenção necessária para o mesmo. Como diz o ditado popular, "negócios, negócios; amizades à parte"
Considerando que findou a relação psicólogo-paciente, não há impedimento para uma relação de amizade. Depende muito do contexto e da relação que foi construída. Não é uma prática comum em nossa profissão, mas sempre há exceções. Se foi construída uma amizade saudável, que te faz bem, não vejo problemas. E, se precisar de terapia, busque um novo psicólogo : )
Olá! Durante todo o processo de terapia, é imprescindível que o vínculo entre psicólogo e paciente seja apenas profissional, pois qualquer relação além dessa pode interferir significativamente no trabalho. Como você disse que a terapia já foi finalizada, fica a critério de ambos e, tecnicamente, não estaria ferindo o Código de Ética. Mas é importante se perguntar se os dois estariam confortáveis em manter uma amizade, já que na terapia são tratadas questões muito íntimas e profundas, que podemos não nos sentir à vontade em compartilhar com amigos.
Como já esclarecido pelos meus colegas, o vínculo estabelecido entre o cliente/paciente e o psicólogo durante o tratamento deve ser mantido como profissional. É importante lembrar que, dependendo do momento vivido pelo paciente, a intervenção utilizada pelo psicólogo pode “parecer” um processo de amizade, mesmo não sendo.
Exemplo: se uma pessoa tem dificuldades de criar vínculos sócias e problemas de confiança, o psicólogo pode se utilizar como instrumento de testagem, permitindo que o cliente se disponibilize a novas oportunidades. É sempre responsabilidade do psicólogo estabelecer esse limite, de forma que o processo do paciente não seja afetado negativamente e assim, conforme o decorrer do processo e como em qualquer relação, os limites de ambos sejam respeitados.
Durante a vigêcia do tratamento, não pode, infringe a ética profissíonal, mas
pós término não há objeção
Olá! Pode ocorrer inevitavelmente sim. Um abraço.
Olá!
Durante o tratamento a relação deve ser somente profissional, porém, depois do tratamento não vejo problemas.
Um abraço!
Pós tratamento a decisão é do profissional. Mas faço a linha mais de profissional reservada , portanto não gosto.
Olá!
É importante considerar que o psicólogo é uma pessoa e como tal tem suas próprias emoções. Importa, se ele no exercício da sua profissão, se comporta como profissional. Quanto a amizade íntima só acontecerá para felicidade de ambos.
Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!