Boa noite! Gostaria de saber sobre o tratamento para depressão chamado de eletrochoque?

9 respostas
Boa noite!
Gostaria de saber sobre o tratamento para depressão chamado de eletrochoque?
Bom dia
A eletroconvulsoterapia (ECT) é um tratamento com indicação restrita aos casos refratários aos outros recursos terapêuticos como medicamentos e psicoterapia. Na minha região eles são realizados pela Unicamp após um rigoroso estudo no qual são verificados se de fato todos os recursos medicamentosos possíveis foram tentados, se aquele paciente realmente pode se beneficiar da ECT. O procedimento é realizado em centro cirúrgico, com o paciente sob sedação de modo que ele não assiste ao procedimento. Se houver interesse você pode entrar em contato diretamente com a Unicamp em Campinas para mais esclarecimentos.

Bom dia concordo plenamente com o colega a cima, este tratamento é a ultima escolha para tratar pacientes com eletroconvulsoterapia. Hoje tem vários medicamentos antidepressivos que podem auxiliar e ter um controle da depressão; precisa ter um diagnostico apropriado de um psiquiatra, bem como um acompanhamento de um psicoterapeuta para entender as causas da depressão. Consulte os profissionais, experimente o tratamento medicamentoso e psicoterapêutico antes de chegar a este recurso extremo.
Boa noite! A eletroconvulsoterapia (ECT), é um recurso utilizado para casos em que o medicamento não traz efeito, situações em que os efeitos colaterais de medicamentos são excessivos ou mesmo algumas situações em o médico psiquiatra considera que essa intervenção é mais indicada.
A técnica tem muita eficácia é feita em ambiente hospitalar com anestesia geral (sedativa), com duração entre 10 e 15 minutos.

Abraços!

Esse é um tratamento realizado somente em último caso. Descartados todos os outros métodos terapêuticos pode ser utilizado, mas é aplicado com anestesia em centro cirúrgico. É um tipo de tratamento muito polêmico porque foi usado de forma indiscriminada no passado.
O eletrochoque é um tratamento que não recomendo. Há excelentes tratamentos psicoterápicos e medicamentosos se precisar que tratam a depressão! Então primeiro vamos fazer uma boa avaliação e começar tratamentos mais comuns com êxito do que esses agressivos que nem se usam mais. Poderia precisar em raríssimos casos mas converse com seu psicólogo ou psiquiatra.
Boa noite, em momento nenhum vc disse para quem seria esse tratamento. Como já foi bem posto pelos colegas, o eletrochoque é o último recurso, quando esgotadas todas as tentativas com medicação e terapia.

A eletroconvulsoterapia (ECT) é um método que utiliza o estímulo elétrico para gerar uma convulsão que constitui o elemento terapêutico. Ela tem uma história repleta de tragédias e maus usos. Mas, estudos mais recentes, entretanto, apontam que ela pode ter utilidade em casos específicos.

A aplicação do eletrochoque pode ser feita com o paciente internado no hospital ou ambulatorialmente. Se acontecer no ambulatório, ele pode vir de casa, receber o tratamento e voltar para casa. O preparo inclui jejum na noite anterior, pq o paciente será submetida à anestesia. Ao chegar às 7 horas da manhã, ela é recebida por uma equipe de enfermeiras e psicólogos. Será conduzida para a sala onde será anestesiada e receberá um relaxante muscular, oxigenação e monitores cardíacos, cerebrais e de pressão arterial. Só então é aplicado um estímulo muito breve através de dois eletrodos que são colocados na parte frontal da cabeça, o suficiente para induzir a convulsão que é vista apenas no monitor do eletroencefalograma.

O procedimento demora em média 30 minutos. Nele o paciente é acompanhado por um médico anestesista e por um psiquiatra. Depois que volta da anestesia, a enfermagem verifica se ele está confuso ou não. Se estiver bem orientado, toma café da manhã e pode voltar para casa.

Espero ter ajudado a esclarecer as suas dúvidas.
Boa noite! Verifique com seu médico psiquiatra. Veja o que pode ser feito para resolver através da medicação, sugiro também, que busque apoio Psicologico, sugestão: Terapia Cognitivo-Comportamental. Há muitas pesquisas na área quanto esta abordagem na questão da depressão e a possibilidade de ter um tratamento mais adequado e efetivo. Busque ajuda, se este for o teu caso. Espero ter contribuído, em meio as boas respostas dos colegas acima.
Olá , o tratamento de eletroconvulsoterapia ou ECT pode ser usado em casos mais graves de depressão, no entanto é importante saber que este tratamento apesar de obter bons resultados amenizando os sintomas a eletroconvulsoterapia não promove a cura da depressão.
Sugiro que converse com seu médico para avaliar a necessidade deste tipo de tratamento .
Boa noite, a Eletroconvulsoterapia atualmente é usada como recurso para tratamento da depressão em casos onde acompanhamento psicológico e tratamentos com medicação não trouxeram resultados satisfatórios. No entanto, sugiro que busque conhecer sobre uma técnica nova chamada ELETROESTIMULAÇÃO INTRACRANIANA. Em comparação a ECT, traz menos ou nenhum prejuízo. Atualmente há muitas pesquisas sendo desenvolvidas no Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (Ipq-USP). Existem pesquisas que, inclusive, precisam de voluntários. É um tratamento que tem mostrado excelentes resultados.

Espero que tenha lhe ajudado.

Forte abraço!