Boa noite, poderiam esclarecer os sintomas da esquizofrenia?

21 respostas
Boa noite, poderiam esclarecer os sintomas da esquizofrenia?
Olá! No caso de esquizofrenia, estes são alguns possíveis sintomas: delírios, alucinações, fala desorganizada, comportamento desorganizado, embotamento afetivo. Caso você tenha a suspeita de que alguém tenha esquizofrenia é importante procurar por ajuda profissional, pois saber quais são os possíveis os sintomas não é suficiente para fechar um diagnóstico.

Olá!
Melhor que diagnosticar em casa um quadro de esquizofrenia ou qualquer outra manifestação de alterações psiquicas, é buscar apoio com profissionais para que o quadro possa ser regulado e não evolua gravemente. Busque psiquiatra e psicólogo para conter a situação, sua ou de alguém próximo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Há três principais grupos de sintomas na esquizofrenia:

1) Sintomas psicóticos (alucinações e delírios);
2) Sintomas de desorganização (comportamento bizarro e transtorno do pensamento formal positivo);
3) Sintomas negativos (afeto embotado, alogia, avolição e anedonia).

As alucinações são alterações nos sentidos, de modo que os pacientes percebem informações que não estão disponíveis na realidade. O delírio envolve uma ideia fixa sobre algo que não se altera apesar de dados contraditórios da realidade (uma espécie de certeza absoluta).

O comportamento bizarro envolve manter uma postura rígida, uma resistência a ser movimentado (catatonia) ou o engajamento em uma atividade motora sem propósito ou estimulação, por exemplo.

Já o transtorno do pensamento positivo envolve um discurso desorganizado em que a pessoa transita entre um assunto e outro sem uma associação lógica tanto em perguntas quanto respostas.

O embotamento afetivo envolve uma espécie de "reação padrão" afetiva a diversos padrões de eventos afetivos. Ou seja, é como se a pessoa não se afetasse pelas circunstâncias ou não apresentasse mudanças emocionais.

A alogia se refere há um discurso pobre de detalhes (ex.: respostas curtas como "sim" ou "não"). Já a avolição envolve a falta de vontade e a anedonia a falta de prazer na realização das atividades.
Existem uma série de sintomas que podem ser classificados como: a) positivos, que compreendem as alucinações e/ou delírios (persecutoriedade); b) sintomas negativos, como embotamento afetivo, isolamento, apatia, anedonia, entre outros. O conjunto de sintomas envolvem alterações no comportamento, pensamento, percepção e afeto. A esquizofrenia é uma doença complexa que envolve uma desorganização do funcionamento mental e por isso é importante uma avaliação médica bem como acompanhamento multiprofissional. Procure por ajuda especializada.
São muitos os sintomas, e o melhor a fazer é procurar um profissional da saúde que lhe inspire confiança para fazer um diagnóstico e tratamento específico.
Bom dia, o esquizofrênico apresenta incoerência de comportamento e de conduta, desligamento da realidade, voltando-se par si mesmo, com predomínio de fantasias e delírios e ambivalência afetiva. Podendo desenvolver quadros paranoides que podem ou não irromper em violência a terceiros a partir de alucinações auditivas e/ou visuais. O ideal é que o esquizofrênico seja acompanhada por psiquiatra, prescreverá medicações que redução esses sintomas, e psicanalista que o ajude a encontrar a origem do seu conflito e assim melhor controlar esses episódios.
Olá; dentre os sintomas estão os Delírios, que são crenças fixas, mesmo sem evidências relacionadas ao pensamento ou a situação envolvida; as Alucinações que podem ocorrer em qualquer modalidade sensorial, embora as auditivas sejam as mais comuns, como ouvir vozes; a Desorganização do pensamento, em que o individuo pode mudar de um tópico para outro durante uma conversa, além disso, pode demonstrar incoerência em seu discurso; o Comportamento Motor Grosseiramente Desorganizado, do qual pode ser manifestado de diversas formas, dentre essas a agitação imprevisível; além dos sintomas caracterizados como Negativos, ex. a expressão emocional diminuída: redução das expressões no rosto, no contato visual, na entonação da fala, nos movimentos de mãos e cabeça; a falta de sociabilidade dentre outros. Após apresentar alguns dos sintomas, ressalto que essas informações não substituem a avaliação com os profissionais da saúde, como médicos e psicólogos. A análise para o estabelecimento de um diagnóstico ocorre de forma muito criteriosa, e deve considerar outros dados que não foram pontuados aqui. Em caso de dúvidas, estou à disposição.
Olá!
Os sintomas mais comuns são os acima citados pelos colegas mas, gostaria de salientar que eles servem apenas para auxiliar na procura de um psicólogo que possa diagnosticar com precisão e indicar o tratamento mais adequado.
Abraço
Os sinais básicos são: embotamento afetivo, fala desorganizada, delírios e alucinações
Olá. Importante lembrar que qualquer avaliação deve ser realizada e acompanhada por profissionais (psicólogo ou psiquiatra). Por mais que o paciente se enquadre em qualquer dos sintomas citados aqui pelos colegas, a avaliação sempre será necessária. Bjos.
Olá,está virando um especialista nos sintomas ?
Não se concentre nos sintomas .se concentre no que sente .você é um ser humano individual e particular.Você é uma pessoa .As doenças tem particularidades.oque importa é como você vai resolver seus detalhes e particularidades fazendo a diferença.
Olá, alguns dos possíveis sintomas da esquizofrenia são os delírios, alucinações, fala desorganizada, comportamento desorganizado, embotamento afetivo. Mas é importante procurar por ajuda profissional de um psicólogo, psiquiatra, pois saber quais são os possíveis sintomas não é suficiente para fechar um diagnóstico. Cuide-se. Abraço.

Olá! Tudo bem?
Veja, os sintomas da Esquizofrenia podem variar de pessoa para pessoa, além disso existem subtipos, por isso o diagnóstico só pode ser feito por um profissional.

Sintomas que podem ser apresentados:
- Ver ou ouvir coisas que não existem (alucinações);
- Sentimento constante de estar sendo vigiado (delírio);
- Sentir profunda indiferença diante de situações importantes (apatia);
- Queda drástica de desempenho nos estudos ou trabalho;
- Mudanças visíveis na higiene pessoal e na aparência;
- Isolamento social;
- Respostas irracionais, como medo ou raiva da família e amigos;
- Dificuldade de dormir, insônia e de se concentrar;
- Comportamentos que parecem estranhos e inapropriados em situações sociais.

Procure um bom profissional para auxiliar tanto no diagnostico, quanto no tratamento!

Atenciosamente,
Taisa Vasconcelos

Olá,
Conforme já listados nos comentários de outros profissionais, há um quadro de sintomas e comportamentos da esquizofrenia que precisam ser avaliados por um profissional que possa diagnosticar com certeza. Abs
Olá! São diversos os sintomas da esquizofrenia indo do delírio, alucinação, pensamento desorganizado às alterações de memória e falta de atenção dentre outros. Porem, o mais importante é buscar rapidamente um profissional de saúde para que este possa fazer um diagnóstico adequado e tratamento específico.
Quanto mais cedo iniciado um tratamento, melhor o prognóstico.
Estimo sucesso
olá, conforme já foram falados pelos colegas, há uma serie de sintomas e critérios a serem avaliados. Se anda se sentindo desconfortável com algo que te gera muita duvida, busque um tratamento para saber o que anda se passando com você.
Espero ter lhe ajudado.
Olá
a esquizofrenia costuma trazer com o sintomas os delírios, alucinações, pensamento e discurso organizado, bem como empobrecimento dos afetos. É importante a avaliação psicológica de um profissional para que se possa ter o diagnóstico do caso, bem como seus possíveis encaminhamentos.
A esquizofrenia é uma doença que progride, na maioria dos casos, com importante prejuízo funcionalidade da pessoa. Distinguir sintomas, diagnosticar e tratar as comorbidades e instituir o melhor tratamento constituem um desafio para os psiquiatras e psicólogosno dia a dia com os pacientes e as famílias.
Os diferentes sintomas em cinco dimensões são: a positiva (delírios, alucinações), a negativa (apatia, retraimento social, avolição, embotamento afetivo), desorganização cognitiva (alterações do pensamento formal, da memória, da atenção, da velocidade de processamento, da função executiva), a ansiedade e depressão.
A esquizofrenia traz como sintomas desorganização no comportamento, pensamento, discurso desconexo, delírios, alucinações, mania de perseguição, embotamento afetivo, entre outros. Há uma fusão entre realidade e fantasia. O mais importante é buscar ajuda com um profissional de saúde mental qualificado para que seja feita uma avaliação e então o diagnóstico. Quanto antes iniciar o tratamento melhor pode ser o prognóstico.
Olá! Se você quer saber os sintomas da esquizofrenia por motivos didáticos, você pode obter resultados fazendo a busca pelo termo no site de pesquisas do google. Porém, se você deseja saber os sintomas de esquizofrenia porque está em dúvida se os possui ou se conhece alguém que os possua, então é mais adequado agendar uma sessão de psicoterapia ou uma consulta médica. Espero ter ajudado.
A esquizofrenia é uma doença complexa, definida como um misto de sinais e sintomas positivos como delírios, alucinações e negativos como disfunções cognitivas e emocionais marcantes na vida do paciente podendo persistir por um período entre 1 a 6 meses, quando se verifica ainda disfunções social ou ocupacional.
Ao surgirem sintomas nestas categorias citada é importante a visita a uma equipe multiprofissional.
Sua Saúde Mental Importa!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!