Boa noite. Qdo minha filha tinha 3 anos percebemos q ela repetia mto as palavras nas frases, levei na

6 respostas
Boa noite. Qdo minha filha tinha 3 anos percebemos q ela repetia mto as palavras nas frases, levei na fono e ela disse q era normal nessa idade, e q iria passar.Passou só q agora ela tem 4 anos e percebi q a repetição voltou e está pior, ela n repete sílabas e sim pal. na frase. Será q e gagueira?
Olá. É importante realização de avaliação neuropsicológica a fim de verificar o nivel de desenvolvimento de sua filha
Também verificar se está sendo reforçada a linguagem e o comportamento das pessoas que convivem com ela.
A terapia de fala será coordenada com a orientação com a fono e juntos podem te auxiliar.

Procure por uma Neuropsicóloga para investigar as funções cognitivas através de variados testes específicos da linguagem junto com a equipe multidisciplinar!
Abraços
Olá...alguns comportamentos são reforçados sem que a família perceba. Pode ser o caso da sua filha, quanto mais atenção você der ao fato, mas ela vai prestar atenção, pode tentar controlar e a ação se repetir. Pode ser também uma forma de chamar atenção para si. É importante conhecer a rotina da criança e a dinâmica da família com mais detalhes. Para fazer um diagnóstico preciso é fundamental consultar um Psicólogo. Cuide-se.
Assim como a colega já respondeu alguns comportamentos podem sim ser reforçados pela família sem se perceber. A gagueira geralmente vem acompanhada de uma respiração bastante alterada e travas na fala além da repetição de palavras e sílabas.
Como o fono não identificou essas dificuldades pode sim ser algo comportamental para isso um psicólogo seria o mais indicado.
A dificuldade de se comunicar pode gerar bastante ansiedade e estresse na criança que está no início do seu processo de desenvolvimento e pode gerar timidez social, culpa, sensação de insegurança, pensamento acelerado.
Pense nisso, preste atenção nas palavras, quais são, qual o seu significado, por que sua filha repete elas, em que circunstâncias ela repete quais palavras.
O olhar atento da família pode solucionar muitos problemas, mas se precisar de ajuda procure um especialista.
Concordo com Samara, especialmente sobre prestar atenção em quando isso ocorre e com que palavras. O desenvolvimento da linguagem está comprovadamente muito associado ao desenvolvimento emocional, porém entendo quando outros profissionais alegam que nem tudo é psicológico. No entanto, o fato de a gagueira ter desaparecido e reaparecido parece mesmo um indício de que seja um sintoma dessa ordem.
Olá
Concordo com as colocações das colegas e tb vc deve verificar se sua filha teve algum trauma q possa ter desencadeado esse problema, observar em q situaçoes isso acontece, se sua filha é agitada, ansiosa se sim ,isso pode acontecer pq seu pensamento é muito rápido fazendo com q ela não consiga falar na mesma velocidade surgindo uma possivel gagueira
Fique atenta , observe em q momentos e situações isso acontece , se puder anote suas observações e nunca a repreenda por não estar conseguindo pronunciar as palavras corretamente. Tenha paciencia e caso seja necessário procure outro profissional especialista em gagueira e um psicologo, esses profissionais irão colher dados sobre o histórico de vida social..escolar.. clinica da criança desde a gestação .. até os dias atuais ...pois a gagueira pode ser consequência de vários fatores