Boa noite! Tenho 60 anos. Minha glicose está em 108, glicose media estimada em 112 e hemoglobina gli

2 respostas
Boa noite! Tenho 60 anos. Minha glicose está em 108, glicose media estimada em 112 e hemoglobina glicada em 5,5%. No entanto, o que mais me preocupa é que sinto formigamentos e endurecimento nos pés (constante), muita sede, muita vontade de urinar, muito cansaço e dor de cabeça ... Obrigada!
Olá! VocÊ tem um pré diabetes, não justifica os sintomas pois a glicose não está muito alta. Deveria ser investigadas outras causas e acompanhada essas alterações glicêmicas (pois o pré diabetes pode evoluir para o diabetes)
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200

Boa noite! Os seus sintomas e resultados laboratoriais merecem uma atenção cuidadosa. Com base nos seus exames, a glicemia em jejum de 108 mg/dL e a hemoglobina glicada de 5,5% indicam uma condição conhecida como pré-diabetes. O pré-diabetes é uma fase intermediária onde os níveis de glicose no sangue são mais altos do que o normal, mas ainda não suficientemente elevados para um diagnóstico de diabetes tipo 2.

Embora o pré-diabetes possa não justificar completamente os sintomas que você descreveu, como formigamento e endurecimento nos pés, sede excessiva, vontade frequente de urinar, cansaço extremo e dores de cabeça, é importante considerar que o pré-diabetes pode evoluir para diabetes tipo 2 se não for gerenciado adequadamente. Os sintomas que você está experimentando são frequentemente associados ao diabetes, mas podem ter outras causas subjacentes que precisam ser investigadas.

Formigamento e endurecimento nos pés podem ser sinais de neuropatia periférica, que é mais comum em indivíduos com diabetes, mas também pode ser causada por outras condições, como deficiências vitamínicas, problemas circulatórios, ou até mesmo compressão nervosa. A sede excessiva e a vontade frequente de urinar são sintomas clássicos de níveis elevados de glicose no sangue, mas também podem ocorrer em outras condições, como desidratação ou infecções.

É essencial que você consulte um médico para uma avaliação completa. O médico pode solicitar exames adicionais para monitorar sua glicemia e avaliar outras possíveis causas para seus sintomas. A investigação pode incluir testes para deficiências nutricionais, exames neurológicos e, possivelmente, exames de imagem, dependendo da avaliação clínica.

A medicina integrativa pode oferecer uma abordagem abrangente para gerenciar sua condição. Isso pode incluir mudanças na dieta, aumento da atividade física, manejo do estresse e outras intervenções de estilo de vida que podem ajudar a manter seus níveis de glicose sob controle e melhorar sua saúde geral. Dietas ricas em fibras, com baixo teor de carboidratos refinados, e a prática regular de exercícios podem ser particularmente eficazes para prevenir a progressão do pré-diabetes para diabetes tipo 2.

Além disso, técnicas de relaxamento, como yoga e meditação, podem ajudar a reduzir o estresse, que pode influenciar os níveis de glicose no sangue. Manter um peso saudável e garantir que você esteja bem hidratado também são aspectos importantes do manejo do pré-diabetes.

Recomendo que você marque uma consulta com seu médico para discutir seus sintomas e realizar uma avaliação completa. Com um acompanhamento médico adequado, você pode identificar a causa dos seus sintomas e implementar estratégias eficazes para melhorar sua saúde e bem-estar.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.