Boa noite! Tenho a impressão que quando minha mãe toma oxalato de escitalopram, gera esquecimentos e

3 respostas
Boa noite! Tenho a impressão que quando minha mãe toma oxalato de escitalopram, gera esquecimentos e confusões. Ela já faz esse tratamento há quase 01 ano para tratar ansiedade e alguns episódios de esquecimentos. Alguém poderia ajudar?
Olá. O escitalopram não é uma medicação que possui mecanismos associados a problemas de memória. Portanto, é importante tentar definir se tais sintomas devem realmente estar associados à medicação ou se é mais provável ser justificada por outros fatores (ex: demência, estresse/esgotamento, doenças clínicas, sono irregular, ...). Considerando que ela está num acompanhamento há 1 ano, imagino que o psiquiatra já tenha se posicionado sobre esses sintomas e ainda assim optou pela manutenção do escitalopram. É bastante importante uma avaliação ampla desse caso para decidir o que mais deve ser investigado e qual a melhor conduta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Paula Porto Morem
Médico de família, Generalista
Brasília
Olá, boa tarde.
Seria interessante conhecer um pouco mais a respeito do caso da sua mãe, pois existem diversas causas de ansiedade e transtornos de memória.
Caso ela esteja usando essa medicação diariamente, sugiro que agende com o profissional de sua preferência para que, juntos, possam encontrar as razões e, se necessário, trocar a medicação.
Boa noite! É compreensível que você esteja preocupado com os sintomas de esquecimentos e confusões que sua mãe está apresentando. O oxalato de escitalopram é um antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), e, embora seja eficaz no tratamento de ansiedade e depressão, pode afetar algumas pessoas de maneiras diferentes.

Os episódios de esquecimento e confusão não são efeitos colaterais comuns, mas podem ocorrer em alguns casos, especialmente se a dose não estiver adequada ou se houver interações com outros medicamentos que ela esteja tomando. Além disso, a ansiedade em si também pode contribuir para dificuldades de concentração e memória.

Seria importante que sua mãe discutisse esses sintomas com o médico que a acompanha. O profissional poderá avaliar se o oxalato de escitalopram é o mais adequado para ela, considerar ajustes na dosagem ou até mesmo a troca por outro medicamento, se necessário. A comunicação aberta sobre esses efeitos é fundamental para garantir que ela receba o tratamento mais eficaz e seguro.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2396 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.