Boa noite! Tenho uma doença chamada polineuropatia cronica, através desta enfermidade comecei a cair

5 respostas
Boa noite!
Tenho uma doença chamada polineuropatia cronica, através desta enfermidade comecei a cair muito por falta de equilíbrio.
De uns três anos pra cá não consigo mais andar na rua sozinha, pois, tenho muito medo de cair. Em casa ando normal. tomo alprazolan pra conseguir andar melhor.
Olá, pelo que entendi o fato de não conseguir andar mais sozinha na rua se passa pelo medi de cair, no entanto, encontra-se em controle devido a medicação. É claro que saindo sozinha algumas precauções deverão ser tomadas como deixar sempre a mão telefones de pessoas que possam lhe ajudar. Porém, se clinicamente seu quadro não a impede de sair podemos avaliar o medo em questão, você pode estar antecipando acontecimentos que podem ou não acontecer e com isso já entra em pânico. Indico algumas sessões de psicoterapia para a ajuda-la a dar novos significados a esses pensamentos e com isso vencer o medo.
Grande abraço,
Alessandra.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A psicoterapia irá ajudá-la a entrar em contato consigo mesma e vivenciar os momentos de pânico e ampliar seu nível de consciência para sua reesignificação e qualidade de vida.
Át.,
Monica Araújo
Bom dia,

Qual é sua questão?. Evidentemente que há nesse processo um sofrimento. Deste modo, uma questão poderia ser como você está lidando com isso?
A ponineuropatia pode tornar você mais vulnerável, pois pode deixar sua marcha (andar) instável e predispor você a quedas. Seria preciso que você desenvolvesse mais atenção e cuidado ao andar e ao ambiente a sua volta.
A partir de algum incidente crítico, como uma queda, você poderia ter ficado hipervigilante. Isto significa que sua atenção poderia ter ficado super focada em pensamentos catastróficos.
A sua ansiedade poderia ter por causa disso e piorado o seu desempenho ao andar, fazendo que você passasse a cair mais por prestar mais atenção aos pensamentos. Diante de situações como sair de casa, você teria desenvolvido pensamentos catastróficos e de incapacidade.
Ao sair de casa somente acompanhada você não conseguiria desconfirmar as crenças de vulnerabilidade e incapacidade.
Tudo isso é apenas uma hipótese de trabalho no qual se baseia a terapia cognitivo-comportamental, que seria uma opção de terapia psicológica para seu caso.
Olá,
O que pode estar acontecendo é o fato de se imaginar saindo de casa e já se ver caindo na rua, sozinha e sem amparo.
Ou seja, esta programando uma situação, antes mesmo de vivencia-la, normalmente caracterizado pelo excesso de ansiedade.
Para que possa lidar melhor consigo mesmo, e controlar seus pensamento e atitudes, busque ajuda com um psicologo, existem técnicas que podem lhe servir muito bem.
Estou a disposição
Att,

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Marneide Santos Barcelos

Marneide Santos Barcelos

Psicólogo

Nova Iguaçu

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 150 perguntas sobre Transtorno do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.