Boa tarde, a falta de sexo pode gerar ansiedade e contribuir para um quadro de depressão?

2 respostas
Boa tarde, a falta de sexo pode gerar ansiedade e contribuir para um quadro de depressão?
Boa tarde, a ausência do ato sexual em si não seria um fator determinante, na minha opinião. Mas outros fatores relacionados, como a libido, a vazão dos impulsos e desejos sexuais, ausência de contato humano e solidão, são fatores que podem influenciar profundamente a saúde mental, dependendo das características individuais da pessoa.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A relação sexual humana é uma interação complexa que possue vários fatores. Quando falamos do que se conhece popularmente como ato sexual ( com penetração), sua ausência não gera qualquer transtorno. No começo do século 19 acreditava- se que a histeria nas mulheres era causada pela falta do clímax do ato sexual. Porém, ao longo dos séculos, essa teoria foi refutada e outras teorias, como a Biossocial, chegaram para substituir. A relação sexual é um ato mais amplo, que envolve interação de um ou mais indivíduos, de forma consensual ( desejada por todos envolvidos), que posse envolver desde afetos e carícias à penetração. Mesmo pessoas que se tornam celibatárias não possuem maior risco de depressão, se considerarmos apenas esse fato.

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1127 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.