Autoestima baixa pode significar depressão? Para aumentar a autoestima o que pode ser feito?

67 respostas
Autoestima baixa pode significar depressão? Para aumentar a autoestima o que pode ser feito?
Baixa autoestima pode estar associado ao transtorno depressivo, mas não sendo apenas esse o sintoma para diagnóstico de depressão. A baixa autoestima pode estar relacionado com a forma do sujeito pensar e interpretar os eventos sobre si mesmo, sobre como se relaciona com o outro e com o mundo. Importante buscar a ajuda de um Psicólogo para analisar melhor sua queixa e então poder lhe ajudar de forma mais adequada. Na depressão, o paciente apresenta sintomas como: humor deprimido durante a maior parte do dia, diminuição acentuada do interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades durante a maior parte do dia, ganho ou perda de peso significativo, insônia ou hipersonia, agitação ou atraso psicomotor, fadiga ou perda de energia, sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva ou inapropriada, capacidade diminuída de pensar, concentrar-se ou indecisão, o que gera sofrimento significativo e comprometimento do funcionamento social, ocupacional ou de outras áreas importantes.

Não necessariamente. Sentimos baixa autoestima em decorrência de emoções negativas diante de algum fato. Os pensamentos que temos diante de alguma situação é que provocam nossos sentimentos (positivos ou negativos) de acordo com nossa interpretação e aprendizados de vida. Por consequência esses sentimentos acarretam nossos comportamentos (baixa ou autoestima). Um quadro depressivo é representado por persistência dessa baixa autoestima, pensamentos negativos, prostração, etc É importante procurar entender as razões, os pensamentos que lhe acarretam e procurar mudá-los quando chegam. Buscar ter pensamentos e atitudes mais positivas diante dos fatos da vida. Praticar mais a gratidão. Se persistirem os sentimentos negativos, procure ajuda profissional.
Bom dia, para aumentar a autoestima precisa se reconhecer como uma pessoa de valor, quando não enxergamos isso em nós nos sentimos em segundo plano e portanto pouco significativos. O que pode ser feito é descobrir nossas qualidades e talentos para sabe-los ressaltar e valorizar. Se deixar ajudar de um psicologo/a é um caminho real para ser percorrido, para saber superar ou contornar os obstáculos que a baixa autoestima causa em nós sem que nos dessemos conta. Reconhecer e valorizar todas as qualidades que ficam escondidas ou pouco desenvolvidas dentro de nos, porque nunca vistas e/ou valorizadas porque ninguém. Um bom profissional vai saber suscitar e estimular nossas qualidades e capacidades, sozinhas é mais árduo o caminho.
A autoestima é um sentimento aprendido e construído durante a vida, a partir das experiências e dos contatos sociais que nós tivemos; de como nós e nossos comportamentos foram reconhecidos pelos outros e por nós. Também pode ser desenvolvida pela própria pessoa, à medida que passa a se conhecer melhor, e a ter mais autocontrole sobre seus comportamentos, pensamentos e sentimentos mais positivos, diminuindo os negativos. É um processo de construção continuo, onde um psicólogo poderá te auxiliar a se perceber e a aprender tal autorreconhecimento. Desejo melhoras. Att, Débora Da Rós
Pode sim está associada a depressão, porém só a autoestima baixa não pode ser diagnóstico de depressão, ela precisa está associada a outros sintomas. Indico procurar um psicólogo para acompanhamento.
A auto estima é reflexo direto da forma como você se relaciona internamente com você mesmo. Muitas vezes é importante buscar ajuda terapêutica para realmente mudar hábitos de relacionamento interno há muito estabelecidos, e que geram a baixa estima por você mesmo. Não é importante associar diagnósticos ao que você está sentindo hoje, e sim buscar fazer uma aliança e um compromisso interno no sentido de buscar aprender como melhorar a forma como você se trata.
Boa noite! Um único sintoma "não" é determinante para um diagnóstico. É importante que seja realizado um acompanhamento psicológico presencial, que leva em conta as particularidades de cada indivíduo (não generalizada, como listas de sintomas e doenças tão famosas nos sites de pesquisa) e, somente a partir de um tempo considerável, poderá haver definição de um diagnóstico de saúde mental, como é o caso da depressão. É preciso ponderação para não incorrer em auto diagnósticos errôneos, por isso, todo diagnóstico deve ser imprescindivelmente, realizados e acompanhados por profissionais especializados na área em questão.
Sugiro que, caso esta pergunta tenha relação com seu momento atual, estude a possibilidade de iniciar uma análise pessoal, individual, com uma Psicóloga (o) de sua escolha e confiança.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
Podemos entender que a autoestima é o resultado da construção do que eu penso a meu respeito. Tanto do que o meio me disse de mim quanto do resultado que obtive nos meus desafios na vida. Quando o resultado não satisfaz, tendemos à insatisfação, a frustração, ao autojulgamento o que certamente leva a dor, sofrimento e tristeza. Se este ciclo se mantem a depressão pode vir como resultado deste padrão.
Para reverter este quadro e elevar a autoestima é preciso adotar atitudes de respeito próprio, autocuidado, valorização das conquistas pessoais. Espero ter contribuído.
Olá...
Obrigada pela pergunta, é sempre corajoso questionar sobre o que se sente.
A baixa autoestima é apenas um dos sintomas da depressão, isto significa dizer que ela isolada não significa depressão.
A baixa autoestima está associado a forma que você pensa, o pensamento proporciona algumas emoções e comportamento.
Sugiro buscar ajuda, um acompanhamento psicologico é fundamental neste processo, um espaço de escuta vai lhe proporcionar qualidade de vida.
Procure Biodanza para reforço da autoestima!
Quanto à primeira pergunta, definitivamente não. Baixa auto-estima é um sentimento que pode ser trabalhado. Depressão é uma doença que precisa ser tratada. Em relação à sua segunda questão, o que você precisa é conhecer melhor as suas potencialidades, que todo ser humano tem, e fazer um bom uso delas.
Olá, a auto-estima refere-se ao valor dado a si mesmo, valorização e reconhecimento dos atributos pessoais. A depressão é uma doença em que pode ocorrer uma queda na auto-estima, assim como uma diminuição em vários outros aspectos da expressão da energia vital da pessoa. São dois fenômenos que podem ocorrer juntos, mas que não implicam em relação de causa e efeito.
Sobre a segunda pergunta, procure identificar as suas qualidades e busque a ajuda de pessoas de sua confiança para contribuir neste levantamento. Faça uma reflexão sobre suas crenças acerca do reconhecimento de talentos pessoais e se isso entra em conflito com algum valor pessoal seu.
A baixa autoestima ou sentimentos de menos valia são aqueles pensamentos e sentimentos e crenças negativas sobre nós mesmos. Não necessariamente nos levam à depressão mas sim a uma vida mal vivida onde não há o melhor de nossos potenciais. Isso vivido de forma muito intensa e por muito tempo pode nos levar à depressão sim, já que poucas coisas terão o resultado que desejamos. Busque uma psicoterapia, realize um trabalho de autoconhecimento e valorização de sua pessoa, revendo e ressignificando crenças negativas. Isso aumentará a autoestima e evitará à depressão e se já está com ela, sairá de todo esse processo que o faz sentir tão mal. Faça psicoterapia. Esse é o caminho!
Sim, pode contribuir. As raízes para explorar e tratar esse cenário podem ser sanadas com a Terapia EMDR.
Olá! Para avaliar se a baixa autoestima (percepção inferiorizante de si mesmo) está associada à depressão, necessita de análise profissional, pois, qualquer diagnóstico é complexo, técnico e trabalhoso. Independente disso, a baixa autoestima, por si só, carece de transformação por meio de intervenção psicoterapêutica, visando diminuir, gradativamente, o sofrimento e os prejuízos, aumentando a qualidade de vida. Abraço!
Não necessariamente. Um sentimento só, não se pode dizer que é depressão. Tem que ser avaliado no contexto. Bem como frequência, duração e intensidade dos sentimentos perante a vida.
É importante que você inicie terapia para conectar sua percepção sobre si mesma com ajuda profissional.
Olá! A baixo autoestima é um sintoma presente em vários problemas psicológicos, incluindo a depressão. Para saber se de fato você tem ou não depressão, é necessário começar um processo de psicoterapia. Caso for constatada, faz-se necessário ir a um psiquiatra para que ele avalie a administração de remédio ou não.

Para aumentar sua autoestima, você precisar trabalhar aspectos na sua vida que dão sentido a ela, e voltar a fazer atividades, ou começar, que lhe deem prazer. Além disso, estar com pessoas que vc ama, que te respeitam e que vc tenha um vínculo saudável, podem ajudar a fortalecer sua autoestima.

Abraço!
A alta ou baixa estima esta mais relacionada a forma que a pessoa encara a realidade de si mesma. Baixa autoestima pode gerar um quadro de depressão, mas pode vir separado já que esta mais ligado ao desenvolvimento do ego.
Algumas coisas ajudam muito a melhorar uma baixa autoestima, como exercícios físicos regulares, boa alimentação, noites bem dormidas, uma atividade secular(trabalho ou estudo) que te traga prazer.
Se apesar de fazer tudo isso não melhorar, sugiro que busque uma psicoterapia para junto com um psicólogo(a) consiga descobrir a causa desse sentimento.
Minha opinião é, ao sentir esses sintomas o que pode ser feito é consultar um psicólogo para que posso entender melhor como está se relacionando com o mundo a sua volta, mesmo com todas as explicações, se não fizer nada para superar o que sente, pode-se agravar, assim com a ajuda de um terapeuta poderá superar o quadro em que se encontra.
Olá! Ótima pergunta! A baixa auto-estima pode estar presente no quadro de Depressão, mas ela sozinha não é suficiente para caracterizar um Transtorno de Humor Depressivo, assim como já comentaram os colegas. Existem outros sintomas importantes na Depressão. Para aumentar a auto-estima é importante identificar e valorizar suas características positivas, aceitar e buscar melhorar os pontos negativos. Além disso, trabalhar os pensamentos disfuncionais que estão contribuindo para manter a baixa auto-estima. Um apoio psicológico neste processo seria de grande ajuda.
Auto estima está relacionada com o sentido de vida e a realidade que nós percebemos dela. Questões da estima acomete muitos quadros clínicos e não somente a depressão. Procure um psicólogo para avaliação e acompanhamento terápico. É necessário perceber o contexto que está inserida essa questão em sua vida.
Olá, nem sempre poderemos considerar como baixa autoestima, sendo um sintoma de depressão. A baixa autoestima é a interpretação de fatos e sinais de uma maneira negativa de si mesmo o tempo todo, é um ato de desamor. Pode ter relação com suas experiências de vida, com frustrações, com insucesso, etc.
Já na Depressão, há casos de melancolia, tristeza, pensamentos sombrios, desesperança e sentimento de inutilidade.
Sugiro que se possível procure um Psicólogo para uma avaliação.
Ninguém precisa cultuar o sofrimento, procure ajuda.
Espero que tenha ajudado, estou à disposição
Abraço
Vera Pelizzari

O sentimento de baixa autoestima pode estar presente na depressão, porém nem todas pessoas que têm baixa autoestima estão deprimidas. Lembrando que a autoestima está ligada a vários aspectos da vida da pessoa, incluindo seu sentimento de valor nas relações íntimas, relações profissionais, na crença de sua capacidade e não está somente ligada à aparência física. A baixa autoestima pode resultar em sentimentos desagradáveis, pode afetar relacionamentos íntimos e profissionais uma vez que a pessoa não acredita no seu valor.
Olá,

A autoestima está relacionada a como alguém se sente diante das outras pessoas.

Em Análise Transacional (método psicológico criado em 1956 por Eric Berne) chamamos de Posição Existencial e é determinada na infância à partir das primeiras experiências com os cuidadores.

Para melhorar a autoestima é necessário um processo psicoterapêutico (com psicólogo) para identificar aspectos da personalidade, crenças e auxiliar nas mudanças necessárias de percepção e comportamento.
Para que eu possa me auto avaliar, primeiramente eu tenho que me conhecer! Me aceitar, e parar de me julgar, mas esse conhecimento ele pode ser feito através da ajuda de uma psicoterapia, para que eu encontre paz comigo mesmo, e melhorando a minha auto estima.
A baixa autoestima pode sim ser um fator que está relacionado a depressão, porém não é o único e nem o determinante. Baixa autoestima é a interpretação negativa dos fatos em relação a si mesmo a maior parte do tempo, podemos dizer que seja a falta de amor próprio, estando relacionada com suas experiências de vida, frustrações, insucesso, entre outros.
Já a Depressão, esta mais relacionada a tristeza, melancolia, pensamentos negativos, desesperança, falta de prazer nas atividades que antes eram prazerosas, sentimento de inutilidade, entre outros.
Portanto baixa autoestima pode sim estar associada a depressão, porém só a presença dela não pode ser diagnóstico de depressão, precisa estar associada a outros fatores e sintomas. Sugiro que você procure um psicólogo para juntos avaliar melhor suas queixas.

Busque ajuda!
Abraços, Flavianne Costa

A baixa autoestima é um dos sintomas da depressão. Auto- estima é uma experiência íntima de autoconceito que a pessoa tem de si mesma. Sendo, também, o valor que ela se dá. Como é sua autoestima? A formação do auto-conceito, tanto positivo como negativo, é um processo complexo e dinâmico. A existência da baixa auto estima se dá em razão da pessoa não ser aceita da forma que ela é, seja por ela mesma ou para pessoas significativas para ela. (A formação desse conceito tem uma tendência maior em se formar numa infância marcada por desqualificações, abusos ou abandonos.) Essa não aceitação de si mesmo, faz com que a pessoa não reconheça seu devido valor, se torna uma pessoa insegura, e no decorrer de sua vida isso pode limitar as possibilidades de realização pessoal em alguns campos de atuação. As pessoas com baixa auto estima costumam colocar a opinião dos outros acima da sua. Por exemplo, ´´Maria faz de tudo para agradar os amigos, quando eles agradecem e a elogiam, ela se sente ótima. Porém, se ela não recebe elogios ou não agradou, vem um sentimento muito ruim, como se ela não vale se nada, desqualificando todo o esforço de suas ações.´´ E você? Você já colocou todo o seu valor nas mãos de alguém? Ou de alguma situação em que se resultou bem e em aprovação você se achou o máximo, senão você se diminuiu e se menosprezou? Se você se considera uma pessoa com baixa auto estima e isso tem afetado sua vida negativamente, procure uma ajuda terapêutica, para que você possa desenvolver um auto conceito positivo, uma auto valorização e uma auto admiração de suas características, seus potenciais e suas conquistas.
Pessoas com pouca auto estima , nao necessariamente apresentam transtorno depressivo ,mas podem vir a apresentar , por permanecerem acomodadas e quando nao percebem oportunidades de crescimento , para melhorar a qualidade de vida. Podem aparecer pensamentos negativos em relação a si mesmo, ao ambiente e em relação ao futuro.Vejo que você parece motivada a procurar saber , e está no caminho certo. Em momentos de transição do ciclo vital , ou atravessando adversidades, é normal o sentimento de tristeza, que precisa ser diferenciado de depressão por um profissional da área.Procure ajuda , uma psicoterapia nesse momento vai ser importante para que descubra valores e caracteristicas positivas em sua personalidade.
Pode ser que seja depressão sim. É importante que você busque fazer esse trabalho de melhora de autoestima com um psicoterapeuta. Pois caso se trate também de um quadro de depressão grave, é capaz que seja necessário também de tratamento medicamentoso para lidar com essa questão.
Sim. Psicoterapia. Procure um profissional com quem você se sente à vontade, afinal, você é um ser único e a psicoterapia deve ser levada a sério quando observamos sua história de vida!
Autoestima baixa pode sim indicar depressão, mas não exclusivamente, ao lidar com a psique humana, não devemos nos limitar a fatos dualistas (sim/não) pois cada indivíduo interpreta, reage e lida com a realidade de sua forma e com o que tem disponível em si e consigo. Sempre bom a psicoterapia, tanto para trabalhar a autoestima, quanto para um autoconhecimento, e a partir deste a melhora na autoestima, porque claro que conhecemos nossas qualidades além de nossos defeitos, nos veremos com mais carinho. Abraço, espero ter ajudado.
Psicoterapia. Procure um psicólogo que você se identifique e se sinta a vontade.
A terapia pode te ajudar nesse processo de autoconhecimento .
olá
Baixa autoestima pode estar associado ao transtorno depressivo, mas não sendo apenas esse o sintoma para diagnóstico de depressão. A baixa autoestima pode estar relacionado com a forma do sujeito pensar e interpretar os eventos sobre si mesmo, sobre como se relaciona com o outro e com o mundo. Importante buscar a ajuda de um Psicólogo para analisar melhor sua queixa e então poder lhe ajudar de forma mais adequada.
Vc precisa trabalhar a sua auto estima em
Psicoterapia .
Olá! A baixa autoestima está intimamente ligada a dificuldade de autoaceitação, amor-próprio e a falta de autoconhecimento. Uma pessoa nesse estado não se sente capaz de alcançar seus objetivos e com isso, acaba perdendo inúmeras oportunidades de crescimento na vida, prejudicando seu próprio desenvolvimento, não se limite a rótulos, seria interessante uma avaliação com profissionais qualificados para entender melhor sua condição. Encontro-me a disposição! Abraço.
Bom dia! A baixa autoestima pode trazer inúmeros desconfortos, inclusive caminhar para um funcionamento mais depressivo. Procure um tratamento psicológico, pois o psicólogo (a) te oferecerá ferramentas adequadas para tratar esse problema. Abraço
Olá! Como vai?
Não necessariamente. A autoestima é conceito complexo que está em constante evolução, está vinculada a dois componentes: um cognitivo, que se refere aos pensamentos sobre nós mesmos, e outro afetivo, que determina a atitude positiva ou negativa do indivíduo em relação a si mesmo.

Pode ser que tenha relação para o seu caso considerando suas particularidades, porém sempre é interessante trabalhar essas questões para lidar melhor ou mesmo ressignificar.
Olá! Baixa autoestima é um sintoma, não necessariamente enquadrado em algum transtorno como a depressão. Pode ser, mas para isso, é necessário avaliar outros sintomas, tempo, e o impacto na sua vida. Pode ser uma questão situacional também, decorrente de algo que tenha ocorrido e não estejas lidando bem. Sugiro que busques conversar com um psicólogo para que te acompanhar na (re)construção da tua autoestima e avaliação de possíveis outros problemas psicológicos que podem estar ocorrendo. Fico à disposição! Um abraço, psicóloga Natália K.
A diminuição da autoestima pode estar associada a diversas situações ou transtornos. Sugiro que procure um psicólogo. Ele está preparado para te ajudar a enfrentar essa situação e descobrir os motivos que a causaram. Estou à disposição!
Olá! A autoestima baixa pode sim estar associada a depressão, como também pode estar associado a outros transtornos ou até mesmo situações, porém para diagnosticar um transtorno são necessários averiguar diversos fatores. Indico procurar um psicólogo e psiquiatra para orientar seu caso.
Atualmente há milhares de pessoas nas mais diversas condições de dificuldades psicológicas sem qualquer tipo de orientação.
Eu me pergunto por quanto tempo ainda você vai permanecer sem solucionar o seu caso.
Enquanto fica no aprisionamento de dúvidas, incertezas, sintomas a vida vai se escoando entre os dedos por falta de decisão de mudar o estado de coisas pelas quais está passando.
São diversas as formas e modos de tratar do seu caso e com isso alcançar a liberdade que merece, pode e consegue.
Agora é o momento de agir e resolver.

Bom dia, de fato seria interessante buscar conversar com um profissional para que possam juntos entender o que está acontecendo na sua vida para que fique triste ou depressiva.
Seja uma boa companhia para si. Você não precisa reclamar consigo mesma. Seja uma boa companhia para si e acostume seus pensamentos a encontrar saídas mais positivas na hora de reagir. Sua mente merece! Além disso, a terapia é indicada para todas pessoas que pretendem viver melhor consigo mesmas e almejam atingir o máximo do seu potencial humano. Quem busca independência emocional e libertação de medos do mundo exterior através do conhecimento de si, acredito que se você procurar um profissional da psicologia, com quem se identifique, terá excelentes resultados e maior segurança consigo mesma. Qualquer coisa, permaneço a disposição.
olá tudo bem?
pode ser que tenha alguma interferência sim, se de fato você tiver uma depressão. Pois a depressão , se for nível mais elevada, pode deixar a pessoa sem vontade de fazer nada e sem autoestima.
O autoconhecimento é muito importante para você saber o que está acontecendo com você.
A psicoterapia vai te ajudar na autoestima!!
beijos,
Olá!! Pode estar associada a depressão, assim como a ansiedade, porém somente a baixa autoestima não deve ser considerada para fechar um diagnóstico. Indico procurar por um profissional psicólogo para iniciar um acompanhamento e entender este sintomas, ou outros que podem estar associados.
Olá, como vai? Não necessariamente, porém é importante que realize psicoterapia para compreender o que está acontecendo que te faz se sentir assim. O espaço terapêutico será benéfico neste momento. Espero que fique bem, um forte abraço.
Muitas vezes baixa autoestima, valor de si mesmo, está ligada a depressão. Liste os pontos bons que tem, pare de focar somente em suas dificuldades, e , claro, psicoterapia, boa sorte.
Sim, a autoestima baixa pode significar depressão. Para aumentar a autoestima, é importante praticar atividades que ajudem a melhorar a autoimagem, como exercícios físicos, praticar atividades que proporcionem prazer, como ler, pintar, ouvir música, etc. Também é importante estabelecer metas realistas e alcançáveis, e reconhecer os próprios pontos fortes.

Como psicólogo, ajudaria o paciente a identificar e trabalhar as suas crenças limitantes, ajudando-o a desenvolver uma visão mais positiva de si mesmo. Também ajudaria o paciente a desenvolver habilidades para lidar com as emoções, aumentando a sua capacidade de lidar com as adversidades da vida. Além disso ajudaria o paciente a desenvolver estratégias para lidar com a ansiedade e o estresse, e a desenvolver habilidades de comunicação eficaz.
A autoestima corresponde ao grau em que o indivíduo se sente confiante, que tem valor e é digno de respeito. Assim, ela pode influenciar o bem-estar geral do sujeito, na medida em que as pessoas que têm uma elevada autoestima, com frequência, se sentem bem quanto a si mesmas e ao seu progresso na vida, mas quem tem baixa autoestima pode sentir vergonha e dúvidas sobre si mesmo ou em relação às suas escolhas.
A autoestima contribui para a saúde mental, emocional, física e também para com as relações sociais de uma pessoa, já que um desequilíbrio pode acarretar vários sintomas capazes de interferir no convívio interpessoal do individuo. Este desequilíbrio pode ser caracterizado por sintomas como: complexo de inferioridade, sentimento de incapacidade, medo, tristeza, apatia, desânimo e angústias, isso quando a autoestima está em nível baixo. Quando se têm um bom nível de autoestima, quando a soma de valores, crenças, vivencias obteve um resultado positivo, o individuo se aceita e tem uma boa percepção de si, o que automaticamente reflete em sua autoimagem. Algumas atitudes que podem ser tomadas para melhorar a autoestima: eliminar a culpa, não se comparar com os outros, não generalizar suas experiências, confiar em si mesmo, ser mais compassivo com seus erros, entender o que funciona pra você, ser sincero consigo mesmo e comemorar suas vitórias.
Olá! Autoestima baixa é um sintoma e pode sinalizar diversos aspectos da vida atual da pessoa... É valioso um acompanhamento psicoterapêutico para investigar tais questões mais a fundo e de forma individual, uma vez que cada um percebe o mundo de maneira única. De forma geral, é fundamental considerar que somos seres "biopsicossociais" então todas as instâncias (biológica, psicológica e social) devem receber atenção devida. Espero ter ajudado. Me coloco à disposição!
A autoestima é associada a como você se enxerga, o quanto se ama, se admira e reconhece seu valor. Ela pode sim está ligada a depressão mas não necessariamente quem tem baixa estima tem depressão.
Nossos pensamentos negativos carregados de crenças de desvalorização de nos mesmos pode nos levar a baixa estima.
O que você pode fazer é se autoconhecer, se auto cuidar e trabalhar suas crenças em terapia. Por tanto um psicólogo pode te auxiliar nessa questão
Olá, tudo bem? Sim, autoestima baixa pode ser um dos sintomas de depressão, para o diagnóstico é necessário que outros sintomas e características estejam presentes. A busca por psicoterapia é uma alternativa para talvez você entender melhor o porquê desse sentimento, bem como ficar próximo de pessoas ou realizar atividades que sejam agradáveis e prazerosas. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá,
Autoestima pode ser um dos sintomas diagnósticos de depressão, mas não é o único. E, para além de diagnósticos, vale entender desde quando vem essa demanda e em quais outras esferas da sua vida ela influencia. A psicoterapia pode ser um bom espaço para se trabalhar ela. Um bom começo pode ser tentar identificar pontos que você goste em você e tentar ir fortalecendo eles.
Espero ter oferecido algum insight :)
Uma baixa autoestima não é necessariamente um indicativo de depressão, mas pode estar associada a ela. A depressão é uma condição clínica mais complexa, caracterizada por uma profunda tristeza e perda de interesse em atividades. No entanto, a baixa autoestima pode contribuir para o desenvolvimento ou agravamento da depressão.

Para aumentar a autoestima, é importante buscar estratégias e mudanças positivas em diferentes áreas da vida. Isso inclui conhecer-se melhor e reconhecer suas qualidades e pontos fortes, cuidar de si mesmo, tanto física como emocionalmente, estabelecer metas realistas e celebrar as conquistas, desenvolver habilidades e aprender coisas novas, desafiar e substituir pensamentos negativos por pensamentos mais realistas e positivos, construir relacionamentos saudáveis e buscar apoio social. Se necessário, buscar a ajuda de um profissional, como um psicólogo, que pode auxiliar no processo de fortalecimento da autoestima.

É importante lembrar que cada pessoa é única, e o processo de fortalecimento da autoestima pode ser gradual e exigir tempo e dedicação. Não hesite em buscar apoio e cuidar de si mesmo durante esse processo.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 310
olá, minha querida, boa tarde! Como vc está hj?
Primeiramente, sinto muito que você se sinta assim. Imagino o quão difícil deva ser carregar essa sentimento consigo. Não, não há nenhum problema com você. Mas, esse pensamento que há um problema com você e que te persegue isso sim é um problema. Imagino que haja mais vários pensamentos que te joguem pra baixo. E que isso te deixe insegura . Insegurança e baixa auto estima podem ser sintomas depressivos sim. Vou te contar um segredo: você não está sozinha. Insegurança é algo que nos atinge muitas pessoas. Sugiro vc iniciar o processo terapêutico com um profissional q vc sinta confiança e sinta segurança para falar sobre suas questões. Para fortalecer sua autoestima aos pouquinhos e você se sentir mais corajosa e confiante e combatendo essa insegurança. A terapia seria um ótimo espaço para isso. ;) Espero ter oferecido algum insight. Fico à disposição se puder te ajudar, sou a letícia, sou psicóloga @leticiafernandespsi
Olá querida, a autoestima está muito mais ligada com a forma que você lida com as situações. Na terapia trabalhamos novas formas de você melhorar isso. Não é necessariamente sinal de que você tenha depressão, pois existe uma diferença entre estar triste e estar deprimido. Algumas situações podem estar relacionadas a você se sentir assim e acabar abalando como se enxerga e sente, ou seja, a sua autoestima. Algumas formas de melhorar a sua autoestima é fazer exercícios sobre os seus pontos fortes, suas qualidades, dificuldades as quais você tinha antes e hoje já se tornaram conquistas, modificar a forma como você se vê, os outros e o futuro, organizar a sua rotina, fazer mais coisas que a façam bem e estar em lugares e pessoas que ajudam a elevar esse sentimento, estabelecer limites, entender mais sobre os seus sentimentos e pensamentos e quais contextos interferem em como você se sente para que possa se distanciar. Posso te ajudar nisso, me conheça aqui no meu perfil ou através do instagram @psicologa.alessandrawebler e agende a sua sessão :)
Te convidamos para uma consulta: Atendimento psicológico - R$ 380
Embora é comum estarem associadas, não são significados uma da outra. Baixa autoestima é uma percepção de si mesma, então busque práticas que vão te ajudar a ver seus pontos positivos e questionar sua visão de si mesma. Psicoterapia é o tratamento indicamento. Abraçi
Boa tarde
Nem sempre meu bem, por isso sugiro que vc faça terapia o Autoconhecimento é fundamental para nos conhecer profundamente e assim nos dar conta do nosso poder e grandeza.

um abraço
Sim, a autoestima baixa pode estar ligada à depressão, embora não seja o único fator. A relação é complexa, com a baixa autoestima contribuindo para agravar sintomas depressivos e vice-versa. Para aumentar a autoestima, é importante praticar a autocompaixão, desafiar pensamentos negativos, considerar conquistas, definir metas realistas, cuidar do corpo e mente com hábitos saudáveis, buscar apoio social e, se necessário, considerar a ajuda de um profissional em terapia para explorar e enfrentar essas questões de maneira mais profunda.
Olá, tudo bem?
A autoestima baixa pode estar ligada à depressão, embora não seja o único fator. A imagem que você tem de si mesmo não é herdada ou geneticamente determinada, é aprendida. O nosso cérebro conta com um sistema de processamento de informação que permite armazenar um número praticamente
infinito de dados. Essa informação, que recolhemos da experiência social ao longo da vida, é guardada na memória de longo prazo em forma de crenças e teorias. Assim, temos modelos internos de objetos, significados de palavras,
situações, tipos de pessoas, atividades sociais e muito mais. Esse conhecimento do mundo, equivocado ou não, nos permite prever, antecipar e nos preparar para enfrentar o que venha a acontecer. Portanto, procurar manter uma boa autoestima tem inúmeras vantagens, pois te ajuda a ter emoções mais positivas, a se relacionar melhor com as pessoas e com vc mesma, a se relacionar com seu parceiro e seus amigos e além de prevenir-se de sofrimentos psíquicos. Um abraço! @PsicologaSilmariaBandeira
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
A autoestima baixa pode ser um sintoma de depressão, mas não é necessariamente um indicativo exclusivo dessa condição. Ela também pode estar relacionada a outros problemas emocionais, de autoimagem ou de estresse. Aumentar a autoestima envolve trabalhar na construção de uma visão mais positiva de si mesmo. Lembre-se de que a construção da autoestima é um processo gradual e pode exigir esforço contínuo. Se sua autoestima estiver causando sofrimento significativo, consulte a ajuda de um terapeuta pode ser uma opção valiosa.
Sua pergunta é interessante e merece algumas pontuações. Vamos à elas:
1) Nem todos que têm ou estão com a autoestima baixa, estão vivenciando um quadro de depressão;
2) Vivenciar um quadro depressivo pode levar a um rebaixamento da autoestima, sim. Entretanto, fazer algo para elevar a autoestima, sem dúvidas, não é tratamento para depressão;
3) Depressão é uma doença séria e deve ser avaliada por profissional de saúde mental capacitado, que saiba inclusive, diferenciar depressão unipolar, de bipolar. Sem essa diferenciação, o tratamento pode ser desastroso!
4) Autoestima baixa por sua vez, não é doença. Ela diz respeito ao resultado da avaliação que você faz de si mesmo e inclui vários pilares, que vão além da autoimagem.
5) Ora, existem vários modos de aprender a construir uma autoestima mais saudável. E uma delas, é sem dúvida, através da psicoterapia ou da psicanálise.
6) Cuidado com quem te oferece dicas superficiais de como elevar sua autoestima! Sem querer, você pode estar se enganando.
7) Minha dica é: procure um profissional de Saúde Mental que saiba que a autoestima saudável não se constrói do dia para a noite e que tenha as técnicas e ferramentas adequadas para te ajudar nessa construção.
Fico à disposição para maiores esclarecimentos, se precisar. Desde já, desejo saúde e sorte!
A autoestima baixa é uma característica da depressão, mas não determina o quadro por si só. É preciso que seja avaliado com um profissional se outros pré-requisitos estão presentes. No caso do indivíduo que está preocupado, uma boa forma de avaliar é se atentar à funcionalidade, ou seja, se está conseguindo fazer suas atividades diárias sem alguma dificuldade maior que o comum, como autocuidado, trabalho e relacionamentos.

Mas independentemente, se está presente um incômodo emocional, já é válido maior atenção, considerando uma ajuda especializada.
Olá! A baixa autoestima pode ser um fator de risco para o desenvolvimento da depressão, assim como pessoas deprimidas também apresentam como um dos sintomas a baixa autoestima.

Vamos ao longo da nossa vida construindo crenças sobre nós mesmos com relação ao nosso valor, importância, senso de utilidade, habilidades, autonomia, características pessoais, de funcionamento... Se essas crenças forem em grande parte negativas, ela vão influenciar negativamente na percepção que você tem de si mesmo, causando insegurança e falta de autoconfiança. O trabalho de construção de uma boa autoestima e autoimagem positiva envolve muitos aspectos que devem ser trabalhados de forma contextualizada para cada pessoa e a psicoterapia é muito indicada para isso.

Autoestima baixa pode estar relacionada à depressão, mas não é exclusivamente um sintoma dessa condição. Para aumentar a autoestima, é essencial buscar ajuda profissional, como terapia psicológica, e adotar estratégias como reconhecer seus pontos fortes, cuidar de si mesmo, estabelecer metas realistas, praticar o autoamor, desenvolver relacionamentos saudáveis e buscar ajuda profissional quando necessário.
Olá, bom dia. Se a baixa autoestima é algo que lhe incomode é importante que você procure terapia para lhe ajudar.