Boa tarde, eu tenho um pai que é alcoolatra, ele começou a beber ainda muito novo, mas nos últimos anos a bebida se tornou algo muito presente. Ele não consegue passar o dia sem ingerir qualquer coisa que tenha álcool, ja pegamos ele 3 vezes se servindo de álcool puro, seja 70% ou 45% (álcool de limpeza). Ele passa o dia com apenas 1 refeição apenas, bebe cerveja em casa quando não inventa uma desculpa para sair e beber no bar. Ja tentamos conscientizar ele, ja conseguimos fazer com que ele admitisse que é alcoólatra, ele sabe que é, mas não quer parar, ele ja fez tratamento, mas não quis ficar internado na clinica. E eu não sei mais o que fazer, será que internar ele de forma involuntária poderia ajudar? Talvez o suficiente para que ele crie um pouco de consciência do quanto é dominado pelo vicio?
Dra. Marina Baitello
Dra. Marina Baitello
Nefrologista, Terapeuta complementar
São Paulo
Talvez antes de internar involuntariamente, seu pai se beneficie de uma avaliação de seu estado de saúde - avaliação do fígado, pancreas, exames gerais. Muitas vezes entender o dano que esta ocorrendo com a dependência sensibiliza o paciente para uma conversa mais aberta e calma e permite um tratamento mais humano e menos agressivo para o problema. Leve-o a um medico inicialmente e avalie o estado de saúde de seu pai - ele precisa sentir-se cuidado e amparado para confiar em um tratamento longo e difícil depois.

Quando o paciente não tem mais controle sobre o uso da substância e apresenta grave risco pra a saúde e de vida a internação se faz necessária e urgente. Muitas vezes, somente após um período de abstinência e recuperação de sua condição médica e mental o paciente tem condições de recuperar a consciência de doença e mudar o seu comportamento. Att.

Especialistas em Alcoolismo

Marcelo Cavalcanti

Marcelo Cavalcanti

Psiquiatra

Joinville

Valdir Duarte da Rosa

Valdir Duarte da Rosa

Psiquiatra

Caxias Do Sul

Daniel Augusto Corrêa Vasques

Daniel Augusto Corrêa Vasques

Psiquiatra

São Paulo

Luíza Pinheiro

Luíza Pinheiro

Psiquiatra

Juazeiro Do Norte

Pamela Gouveia

Pamela Gouveia

Psiquiatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 56 perguntas sobre Alcoolismo

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.