Boa tarde gastaria de saber se quem tem gastri crônica Ativa atrofica pode comer uma fatia de abacat

9 respostas
Boa tarde gastaria de saber se quem tem gastri crônica Ativa atrofica pode comer uma fatia de abacate pois fui pra uma nutricionista e ela falou que eu posso comer tudo mais até as coisas maís simples mim dor no estômago
 Rosana Takachi
Nutricionista
Curitiba
Olá, o abacate não é aconselhável. A digestibilidade dele é difícil. Nem tudo você pode comer. O ideal é frutas não acidas, e alimentos de fácil digestão, Além disso fazer refeições menores. Se desejar que eu veja seus exames e faça uma dieta mais adequada para seu quadro é só me procurar. Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, tudo bem?

Entendo a sua preocupação.
O abacate, em geral, é um alimento bem tolerado na gastrite crônica atrófica, porque tem gordura boa e não é ácido. Porém, cada organismo reage de forma diferente. Se até alimentos simples estão causando dor, o ideal é testar em pequenas quantidades e observar como o seu estômago responde.

Se houver desconforto, o melhor é evitar no momento e ir introduzindo os alimentos de forma gradual, sempre priorizando preparações mais leves. Em alguns casos, pode ser necessário ajustar a dieta de forma individualizada, porque na gastrite atrófica a mucosa do estômago está mais sensível.

Podemos organizar um plano alimentar suave, que ajude a proteger seu estômago e ao mesmo tempo mantenha uma boa nutrição. Assim você terá mais segurança sobre o que pode ou não consumir.
Suelyregobarors.nutri
 Carolina Queiroz
Nutricionista
São Carlos
A gastrite atrófica é uma condição autoimune, para que se sinta bem, a doença precisa estar controlada. Alguns alimentos são mais agressivos para a mucosa gástrica, e podem mesmo fazer mal. Por isso, é essencial o tratamento desta mucosa, controle da doença autoimune e dieta específica. À disposição.
 Maria Fernanda Neves
Nutricionista
Rio de Janeiro
Você pode comer abacate, é uma fruta com baixa acidez.
Discordo que deve comer de tudo, é o famoso tudo pode mas nem tudo convém. Evite ao máximo alimentos muito cítricos, café (opte pelo descafeinado), excesso de gordura como frituras.
 Felipe Luz
Nutricionista
Curitiba
O abacate, em geral, é um alimento bem tolerado por muitas pessoas com gastrite.

Ele é rico em gorduras boas, tem textura suave e não costuma ser ácido, o que pode ajudar a evitar irritações no estômago. No entanto, cada organismo reage de forma diferente, e como você mencionou que até alimentos simples têm causado desconforto, é essencial observar como seu corpo responde.

Mesmo alimentos considerados “seguros” podem gerar sintomas dependendo do estágio da gastrite, da sensibilidade individual e de outros fatores como forma de preparo ou combinação com outros alimentos. Por isso, o ideal é seguir com o acompanhamento profissional e relatar esses sintomas para que o plano alimentar seja ajustado com mais precisão.
Dr. Gabriel Ferreira
Nutricionista
Rio de Janeiro
Olá! O abacate é considerado uma fruta ideal para a gastrite por ser de baixa acidez e rica em fibras, o que auxilia na digestão e pode amenizar sintomas como azia. A Nutricionista acertou quando disse que você pode comer de tudo, a diferença está sempre no [como] e no [quando] comer. No seu caso, o mais importante é tratar a causa da dor, que geralmente vem de um processo inflamatório. Para isso, é fundamental ter um profissional que monte um planejamento estratégico, primeiro para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas, depois para ajustar sua rotina alimentar e evitar que o problema volte. Minha recomendação é procurar um atendimento particular (caso tenha ido em consulta de convênio), já que pelo plano de saúde normalmente não há a frequência de acompanhamento necessária para um caso que exige proximidade e ajustes constantes.
Boa tarde! Sim, quem tem gastrite crônica ativa atrófica pode geralmente comer abacate, pois ele contém gorduras saudáveis e possui propriedades anti-inflamatórias que podem ser benéficas para o estômago. No entanto, como você mencionou que até alimentos simples causam desconforto, recomendo iniciar com uma pequena quantidade e observar como seu corpo reage. Sempre é bom discutir suas reações alimentares com seu médico ou nutricionista para ajustes personalizados na sua dieta.

 Raquel Carolina da Cunha
Nutricionista
Florianópolis
Precisa avaliar toda a sua alimentação, ou seja, fazer uma anamenese com nutricionista e seguir um plano alimentar adequado. Caso persista a dor será necessário consulta médica.
Sua dúvida é muito comum e importante! Em casos de gastrite crônica ou atrófica, o abacate é uma ótima escolha — ele é rico em gorduras boas, vitaminas e minerais, além de ser de fácil digestão. De modo geral, alimentos naturais e pouco processados são bem tolerados. O que deve ser evitado são comidas muito ácidas, gordurosas, frituras, café e bebidas alcoólicas. Se o abacate não causa desconforto, pode continuar consumindo em pequenas quantidades, preferindo sempre as versões maduras e sem açúcar. Reforço que esta resposta tem caráter informativo e não substitui uma consulta nutricional individual. O acompanhamento com um nutricionista é essencial para garantir segurança e equilíbrio digestivo. Coloco-me à disposição para orientar com consultas presenciais e online em todo o Brasil, com foco em nutrição clínica, digestiva e funcional. Dra. Cleonice Soares – Nutricionista | CRN: 16652.

Especialistas

Marco Aurelio de Lacerda Pinto

Marco Aurelio de Lacerda Pinto

Generalista

Niterói

Marcelo Miranda

Marcelo Miranda

Cirurgião geral

Barreiras

Felipe de Lucena Moreira Lopes

Felipe de Lucena Moreira Lopes

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Porto Alegre

Kamila de Araujo Mathias

Kamila de Araujo Mathias

Generalista, Médico de família

São Paulo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1640 perguntas sobre Gastrite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.