Boa tarde. Há alguma relação entre a ansiedade e doenças de pele? Quando estou em um período que a a

34 respostas
Boa tarde. Há alguma relação entre a ansiedade e doenças de pele? Quando estou em um período que a ansiedade está mais grave, algumas áreas da pele ficam com um aspecto mais ressecado e aparentemente machucado. De ínicio pensei que era alguma alergia, mas depois percebi que nesses momentos específicos que a pele fica assim.
Olá! Sim... há relação entre ansiedade e doença de pele. A ciência já comprovou que quem sofre de ansiedade pode ter problemas de psicodermatoses - qualquer doença que afeta a pele. Portanto, o estado emocional, a ansiedade por exemplo, pode tanto causar doenças de pele como agravá-las. É fundamental realizar primeiramente, uma investigação para afastar as causas orgânicas, como problemas de circulação ou reação medicamentos. Não havendo nenhum problema físico inicia-se a avaliação dos fatores psicológicos. Em alguns casos, há necessidade de um trabalho multidisciplinar entre o dermatologista e o psicólogo para descobrir a causa e realizar um tratamento adequado. Os quadros mais comuns são dermatites atópicas, arrancar os cabelos, caspa, acnes, psoríase, manchas e escamação. Procure um dermatologista e um psicólogo para ajudar nesse momento.

Olá, boa tarde. Sua intuição está correta. A pele é um órgão altamente responsivo a vivências afetivas, e se torna mais ou menos saudável em função de fatores como estresse e sono. Conquistas e momentos de bonança também lhe conferem um aspecto mais saudável e jovial. Isso não quer dizer que a pele deva ser o foco da preocupação. Ela é, por assim dizer, o sintoma de um problema mais profundo. Como apontado por uma colega, esse problema pode estar ligado a certas condições vasculares ou alergias. Porém, ele é normalmente reflexo de alguma dificuldade específica de relação com pessoas importantes, como amigos, familiares e mesmo chefes. Ele é como a febre—pode ser signo de uma variedade de "doenças" ou causas subjacentes distintas.

A pele é nosso cartão de visitas. Imagine um psicólogo que não saiba ajudar seus pacientes, e que os trate mal. Além disso, ele cobra um valor excessivo pelas sessões. O que ele seria se pensasse que a razão por que está tendo dificuldades em achar pacientes é que seu cartão de visitas não é bonito o bastante? Dentre as várias respostas possíveis, acredito que pelo menos uma é certa: ele seria cego para suas próprias insuficiências. Por mais que nos esforcemos, somos todos em parte como esse psicólogo. Não se deixe levar por esse caminho.
Olá, como vai? Sendo direto quanto a sua pergunta: sim, existe relação entre ansiedade e doenças de pele (inclusive como já foi dito pelos colegas acima). Recomendo, como já dito pela Rita, que procure um dermatologista e avalie com ele se não é algo estritamente físico (de problemas de saúde médica mesmo). Descartando que seja um problema exclusivamente de pele, pode ser que seu caso tenha a ver com ansiedade. Em todo caso, uma boa psicoterapia pode te ajudar a lidar com sua ansiedade, independente de possíveis agravantes, como os que você relata.
Olá, sim, há relação entre problemas de pele e questões de cunho emocional, isso acontece porque o nosso corpo físico não se separa do nosso psíquico. Sendo assim, tanto a ansiedade quanto as "alergias" são sinais de que algo não vai bem e precisa ser olhado e alterado/ressignificado na forma como você pensa, age, sente ou não sente, expressa ou deixa de se expressar. Uma investigação mais apurada e tratamento podem ser feitos de forma clínica durante o processo de psicoterapia.

Vale lembrar que não se pode descartar também, como outros psicólogos citaram anteriormente a necessidade de uma avaliação dermatológica.
Olá. Espero que esteja bem. Seria interessante passar por uma consulta com um dermatologista para avaliar se não há nenhum problema de ordem biológica. De fato, há uma conexão entre problemas relacionados a ansiedade e irritações na pele mas é sempre importante descartar primeiro se não é um problema físico. Um forte abraço.
Olá! Concordo com os posicionamentos dos colegas. Um dermatologista vai ser necessário e um psicólogo vai procurar auxiliar na identificação das emoções. Além da ansiedade uma outra emoção que "causa" irritação ou doenças de pele é o estresse. Um abraço!
Olá, como os colegas colocaram, pode ter relação sim, e pode inclusive estar associado não apenas com a ansiedade, mas também há insônia, depressão, estresse. Nossa pele é um órgão inteligente e como outros órgãos também pode reagir a estados emocionais. Esses problemas de pele relacionados ao emocional, são chamadas psicodermatoses, referem-se a qualquer doença que afeta a pele diretamente devido a fatores psicológicos, que exercem um papel significativo. Também seria importante a procura de um profissional dermatologista, e também de acompanhamento psicológico, qualquer coisa fico a disposição, abraço.
Olá! Sim, a relação existe e muito se discute sobre o assunto. A ansiedade pode ser um fator desencadeante para doenças dermatológicas, mas não a causa em si, pois a predisposição genética também contribui para o desenvolvimento do quadro. É importante que você faça uma avaliação com um médico dermatologista para verificar se está tudo bem clinicamente contigo, pois essa complicação pode evoluir para algo mais sério se não for tratada de maneira adequada. Fazer psicoterapia com um Psicólogo também irá te ajudar a lidar melhor com a ansiedade e reduzir os prejuízos em sua vida. Cuide-se bem!
Olá! "Embora, muitas vezes, a predisposição genética possa gerar sintomas de alergia emocional, estudos dermatológicos apontam que 30% dos problemas de pele são desencadeados роr fatores psicológicos e emocionais que fazem o sistema imunológico reagir para tentar proteger o corpo do estresse. A liberação do hormônio cortisol, produzido em momentos de estresse, também pode repercutir na pele, através do processo inflamatório que ele provoca a longo prazo. Além do estresse, ansiedade, depressão e baixa autoestima podem estar associados à manifestação ou agravamento de problemas como acne, vitiligo, psoríase, dermatite atópica, rosácea e herpes." E junto com o tratamento médico, a psicoterapia pode ajudar na diminuição da sua ansiedade e assim diminuir a manifestação ou agravamento do problema de pele. Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 140
Olá!
Sim, é possível que fatores emocionais afetem a pele. Primeiro é importante consultar um dermatologista para investigar causas físicas. Descartando esse hipótese, procure um profissional da psicologia que lhe inspire confiança para fazer uma investigação psicológica sobre o que se manifesta na sua pele e os sintomas de ansiedade que você relata.
Não se acomode com o incômodo.
Olá, doenças de pele podem estar sim relacionadas com níveis altos de ansiedade, e que bom vc já ter a percepção dos momentos em que a ansiedade está elevada e consequentemente desencadeando os sintomas físicos. Assim um processo psicoterapêutico poderá contribuir ainda mais com sua análise e proporcionar melhora em sua qualidade de vida. Estou à disposição. Fique bem!
Sem duvidas nenhuma! A ansiedade pode desencadear vários sintomas físicos, afinal o emocional somatiza para o corpo. Busque um bom profissional da psicologia para sua qualidade de vida! Abraços
Olá! Há sim relação entre irritações na pele e ansiedade e estresse. Um psicólogo pode ajudar a lidar com a ansiedade, com as questões emocionais. Nesse caso, é também importante buscar uma avaliação com um médico dermatologista. Um abraço.
O ideal é sempre procurar primeiro as causas orgânicas disso que você se queixa. Mas de fato, problemas como as dermatites podem ser de origem psicossomática e trazer grandes prejuízos para a pessoa e até um agravamento do quadro psíquico, algo que se retroalimenta. É de suma importancia que você busque um tratamento combinado.
Olá!
Investigue as causas orgânicas e emocionais, uma não exclui a outra. Procure um psicólogo para falar de suas emoções e sentimentos. O corpo fala e os fenômenos psicossomáticos podem ser tratados em análise.
Olá! Sugiro procurar um Dermatologista para investigar se há algum problema orgânico e um Psicólogo, que vai te ajudar com as questões emocionais. Corpo e psique andam juntos e um influencia o outro. Pode haver relação sim. Espero que você fique bem! Um abraço!
Olá, a ansiedade é um transtorno que contém diversos sintomas.

Geralmente, coração batendo forte, mãos suadas, e dores de cabeça, são considerados comuns.

Mas não podemos descartar problemas fisiológicos também, pode ser associado com um problema psicossomático.

Acredito que seja necessário procurar ajuda psicológica para suas questões ao mesmo tempo procure um médico dermatologista.

O ponto de importância é manter o equilíbrio entre saúde mental e física.

Abraços na alma,
Todos os nossos sentimentos, sofrimentos ou alegrias são expressos através do corpo. É natural que algumas pessoas passem por algumas mudanças corporais em momentos de crise de ansiedade. Tem pessoas que tem queda de cabelo, outras dor de cabeça, estômago e outras feridas na pele. É importante que você passe por um médico para verificar se além da ansiedade, não existem outros fatores que causam isso. Estarei aqui se precisar investigar melhor o contexto da sua ansiedade!
Olá
Outros sintomas podem estar ligados aos problemas de pele, mas se for uma tipo de ansiedade mais severa, com certeza vai desestabilizar o seu organismo. Procure ajuda!!
Olá ,
Sim existe muita relação da ansiedade com doenças dermatológicas , porém vai depender do grau em que esteja sua ansiedade que a pele responde .Muitas pessoas tem
Sintomas somáticos que são caracterizado por um ou mais sintomas físicos crônicos acompanhados por níveis significativos e desproporcionais de angústia, preocupação e dificuldade em desempenhar funções diárias, relacionadas a esses sintomas , mas é importante procurar ajuda profissional de um psicanalista para entender melhor a fundo .
Estou a disposição :)
Espero ter ajudado
Sim tanto a medicina quanto a psicologia reconhecem a relação da ansiedade com as doenças de pele. Assim é importante você fazer um acompanhamento médico e psicológico já que um interfere no outro. Cuidar da saúde física e emocional. A ansiedade será trabalhada na psicoterapia e a doença da pele por uma dermatologista.
Estou ter esclarecido.
Estou a disposição.
Olá! Os sintomas psicossomáticos (expressões físicas de questões psíquicos) podem ser diversos, incluindo sintomas na pele. Busque uma ajuda profissional para trabalhar suas questões. Colocar em palavra o que te angustia pode melhorar consideravelmente os sintomas.
Olá! Sim, questões psicológicas podem acarretar sintomas físicos e comumente a pele é um órgão afetado. Oriento que para lidar com as questões da pele, procure um dermatologista e também faça acompanhamento psicoterápico, para lidar com a ansiedade e evitar uma possível recorrência do problema de pele.
Olá! Há uma relação sim. E a essa relação damos nome de reação psicossomática. São patologias ou manifestações episódicas que pertencem tanto ao físico quanto ao psíquico. Dessa forma, são doenças que afetam diretamente a saúde mental e fisiológica. Nesse contexto, os sintomas físicos acabam se tornando uma consequência dos sintomas emocionais e psicológicos.
Olá, boa tarde! Tudo bem?

Sim, existe uma relação profunda entre a ansiedade e doenças de pele. A pele é um órgão extremamente sensível a transformações em nosso organismo, sejam elas de ordem biológica ou psicológica. Níveis elevados de ansiedade aumentam o estresse do organismo, e consequentemente elevam o nível de cortisol, hormônio do estresse, interferindo no funcionamento do organismo, inclusive a pele.
É importante buscar auxílio psicológico, para que a ansiedade seja trabalhada, e reduzindo, assim, esses sintomas.

Espero ter esclarecido.

Estou à disposição!
Olá, o que acontece é que o que não é falado virá sintoma. Por isso, muitos pacientes pode ter sintomas físicos, mas que a sua origem é emocional. Isso é muito comum em paciente que apresentam características de comportamento ansioso. Fazer terapia é uma das melhores formas de tratar isso. bjs!!
Olá! Quando você descreve dá a entender que este problema é de ordem emocional, o que é muito possível, uma vez que demonstrou em sua fala, dificuldade em lidar com a ansiedade. Existe sim uma relação entre ansiedade e doença de pele. Quem sofre com a ansiedade, pode ter problemas de psicodermatose (doença de pele causada por componentes psicológicos).
Buscar um psicólogo pode te ajudar a lidar com situações emocionais e diminuir algumas tensões do dia a dia. É importante também, fazer um exame clinico com um dermatologista.
Olá, tem sim. É comum que pacientes com ansiedade desenvolvam problemas de pele, pois as mesmas estão associadas a causas emocionais. Além disso, é importante investigar todos os aspectos da doença, investigar a questão psicológica e orgânica, olhando a doença como um todo. Espero ter ajudado. Um abraço.
Olá! Sim, doenças de pele possuem uma ligação com aspectos psicológicos, a isso damos o nome de somatização. Quando nosso psiquismo não consegue lidar com alguma ou algumas situações, nosso corpo tende a somatizar, ou seja, por para fora de alguma forma. Um dos objetivos de uma psicoterapia é dissolver em palavras aquilo que faz pressão dentro de nós.

Abraços!
Sim, há uma relação entre a ansiedade e algumas doenças de pele. A ansiedade pode desencadear ou piorar uma variedade de condições de pele, incluindo dermatite atópica, psoríase, urticária e acne.

A ansiedade pode afetar o sistema imunológico, que é responsável pela proteção do corpo contra doenças e infecções. A ansiedade pode aumentar a inflamação no corpo, o que pode agravar as condições de pele existentes ou aumentar o risco de desenvolver novas condições de pele.

Além disso, a ansiedade pode causar hábitos que podem piorar a aparência da pele, como roer as unhas, coçar a pele ou esfregar o rosto com frequência, o que pode danificar a pele.

Se você notou que a ansiedade está relacionada ao surgimento ou piora de sua condição de pele, é importante tratar a ansiedade. Consulte um profissional de saúde mental para avaliação e tratamento. Além disso, fale com um dermatologista para receber orientações específicas sobre como cuidar da sua pele.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
Oi, como vai voce? Espero que melhor.
Pode ser um sintoma de ansiedade sim. Porém, é interessante que vc procure o seu médico para que ele possa lhe examinar e verificar se há algo de origem orgânica. Caso essa hipótese seja descartada, podemos pensar na possibilidade de que o seu psicológico esteja sim, afetando o seu corpo. Mas penso que: se vc associou essa sensação à ansiedade, é pq vc vem se sentindo ansioso(a) além do normal, certo? Então, se vc sente ansiedade além do que é aceito como saudável, recomendo buscar ajuda profissional para que vc possa falar sobre isso que está lhe causando tanta ansiedade a ponto de afetar o seu corpo. Lembrando que o emocional também afeta a imunidade do sujeito. Se desejar, podemos agendar uma primeira sessão para que vc possa falar sobre o que tem lhe deixado ansioso(a).

Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
*onde eu posto conteúdos relacionados a saude mental: @psi.leticiaaa
Olá. Sim, pode ter relação com ansiedade. É comum termos sintomas físicos relacionados a questões emocionais, é o que chamamos de psicossomática. Abraço.
Ola boa tarde, como vai? Sim, há correlação da ansiedade e doenças de pele. Se você tem se sentido ansiosa ou apresenta situações desafiadoras no seu dia a dia que tem gerado ansiedade, sugiro um acompanhamento psicológico. E, sugiro ainda que procure um médico para avaliar o quadro dermatológico e assim descartar questões orgânicas e fisiológicas. Sou Luana, psicóloga e me coloco a disposição para conhecer meu trabalho, me enviando uma mensagem. Um abraço @psiluanamarys
Sim, existe uma relação comprovada entre a ansiedade e o surgimento ou agravamento de diversas doenças de pele. Quando a ansiedade está elevada, o corpo libera uma série de hormônios, como cortisol e adrenalina, que podem afetar o sistema imunológico e a função da barreira cutânea.
Se a ansiedade estiver interferindo significativamente na sua qualidade de vida, é importante buscar ajuda profissional de um psicólogo e psicanalista para compreender e aprender a lidar com a ansiedade de forma eficaz.
Cuidar da sua saúde mental é fundamental para a saúde da sua pele.
O tratamento da ansiedade pode ajudar a melhorar os sintomas das doenças de pele e promover o bem-estar geral.