Boa tarde , meu irmão tem 20 anos , ele já alguns anos teve uma crise não sei se for de ansiedade e

13 respostas
Boa tarde , meu irmão tem 20 anos , ele já alguns anos teve uma crise não sei se for de ansiedade e ele virou outra pessoa, quieto , mais sozinho não quer mais estudar direito só faz as coisas porque minha mãe obriga ele , ele agora há alguns dias veio falar para mim que eu estou “lendo” a mente dele para eu parar com isso é ler a mente de outra pessoa , a partir daí eu fiquei preocupado e vou conta para minha mãe porque isso não é normal é é impossível devo buscar ajuda?
Olá! Temos que cuidar sempre da saúde mental. Se você tem observado comportamentos inadequados, que causam preocupação em você, seria interessante conversar com a sua mãe. De repente ele realmente não está bem e necessita de ajuda.

Olá! Os traços que você relata ter notado em seu irmão (ansiedade, mudança comportamental significativa, sensação de estar sendo perseguido ou a mente sendo 'lida' por outro), podem ser indicativos de algum transtorno que exija atenção profissional especializada (psiquiatra e psicólogo) sim.

Como ele é adulto, caso esteja em pleno funcionamento de suas faculdades mentais e responsável por si, converse com ele e com a sua família e sugira buscarem ajuda médica e psicológica para avaliar melhor o que pode estar acontecendo.

Estimo as melhoras dele e desejo que dê tudo certo na busca de vocês por um bom profissional e tratamento.
Olá! Sim, essa crise que ocorreu e que você descreve não saber o que foi pode ter desencadeado algum problema que é importante ser avaliado por um profissional (psiquiatra e/ou psicólogo). As questões relacionadas aos aspectos da saúde mental são tratadas com resultados positivos. Conversa com a sua mãe e juntos busquem alternativas para ajudar o seu irmão. Sou especialista em Saúde Mental e fico à disposição. Um abraço.
Ola!
Importante você ter buscado informação a respeito das percepções que está tendo do seu irmão.
Seu relato nos trás informações importantes a respeito da saúde mental e deve ser tratado o quanto antes para que não haja prejuízo no desenvolvimento dele.
Sugiro conversar com sua família e procurar um psicólogo ou psiquiatra para melhor avaliação e inicio de um tratamento.
Abraços e boa sorte!
Te convidamos para uma consulta: Orientação psicológica - R$ 125
Olá! Sim, é importante averiguar o que pode estar acontecendo com seu irmão, já que as alterações no comportamento dele tem se acentuado. Converse com seus pais para que vocês, juntos, possam encontrar a melhor forma de abordar esta questão. Buscar a avaliação de um psicólogo e/ou psiquiatra é importante para avaliar se os sintomas apresentados são indicativos de algum problema psicológico.
Olá, essa ansiedade e comportamento evitativos podem estar ligados aos transtornos do humor. São comportamentos típicos. A busca por ajuda psicológica especializada é essencial para investigar essas questões.
Sim, é importante levá-lo a uma avaliação psiquiátrica. E, conforme for, uma consulta com um psicólogo. Quanto mais cedo melhor, pois essas mudanças de comportamento preocupam. E se for bem medicado e bem orientado, ele pode voltar a ser o que era.
Olá! Seria interessante sim vocês buscarem ajuda. Primeiramente, creio que deve tentar conversar com seu irmão sobre sua percepção dessa mudança de comportamento, se há algo que você possa ajuda-lo. A crise que você se referiu como de ansiedade, pode ter sim desencadeado essa mudança nele. Quanto à mãe, caso você achar necessário e que ela possa contribuir com vocês, creio que ela pode ser informada dessa mudança, se é que ela já não percebeu. Assim, devem buscar a avaliação com um psicólogo também, caso o problema não se resolva, pois ele (a) irá investigar e intervir no caso do seu irmão. Qualquer dúvida estou à disposição!
Olá! É um caso que dever ser observado com cautela, pois uma mudança brusca de comportamento e um apontamento como esse podem indicar algumas questões. Para isso seria indicado buscar um profissional que fizesse uma avaliação adequada e, a partir disso, realizar algum tratamento que o auxilie, caso necessário. Um abraço!
Olá pelo que você descreve é importante buscar por ajuda profissional, um psiquiatra a principio poderá fazer uma melhor avaliação.
O processo terapêutico oferta um espaço para que seu irmão possa falar dos seus sentimentos e o que vem acontecendo que pode estar contribuindo para essas mudanças.
É importantíssimo que você busque uma consulta com um psiquiatra o mais breve possível, de modo a entender o que ocorreu. Tal comportamento que você descreve pode indicar uma série de diagnósticos bem delicados, que sem um acompanhamento, pode gerar prejuízos cada vez maiores ao seu irmão. Enquanto isso, tenha paciência e seja bastante cuidadoso e didático ao falar com ele, para que não fique cada vez mais paranóico. Além disso, o ideal é ele não ingerir substâncias químicas enquanto tal consulta não acontece (como álcool e outras drogas).
Sintoma persecutório onde sente-se invadido e vulnerável, gerando muita angústia e sofrimento psíquico. Que bom que ele pode falar com você sobre esta sensação, que possivelmente deve estar ocorrendo também com outras pessoas e situações.
O agravante é o isolamento e a falta de vínculo social, que vai potencializar a imaginação e os sintomas persecutórios.
Precisa de ajuda! Com avaliação profissional e tratamento para ultrapassar seus impedimentos e retomar suas produções e vínculos sociais.
Sim, pela descrição é importante procurar ajuda profissional, realizar uma avaliação adequada. Converse com sua mãe sobre o assunto e o cuidado com a saúde mental de seu irmão, o que você descreveu (ansiedade, mudanças no comportamento, sintomas persecutórios) podem ser indícios de algum transtorno mental. Seria muito importante a busca por ajuda especializada (psiquiatra e/ou psicólogo) para investigar o caso melhor!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!