Boa Tarde. Minha mãe foi diagnosticada com pedra na vesícula. Fez vários exames. A médica lhe indicou

3 respostas
Boa Tarde.
Minha mãe foi diagnosticada com pedra na vesícula. Fez vários exames. A médica lhe indicou e preescreveu a cirurgia. Quando foi ao hospital, duas avaliadoras disseram que não fariam cirurgia pois teria de fazer mais exames. Pode ser contestado o laudo da médica?
Dra. Clarissa Alster Vicente
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
São Paulo
Poder não deveria poder mas os convênios menores tem isso de questionar tudo porque cirurgia gera gastos. A pedra na vesícula pode ou não dar sintomas e pode ou não necessitar de cirurgia. Daí a importância de consultar com cirurgião experiente porque nem toda a pedra na vesícula realmente é cirúrgica. Entretanto, há os casos que tem mais chance de complicar e daí é importante operar.
Consulte um cirurgião experiente, isso faz diferença.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Raphael de Andrade
Cirurgião geral
Rio de Janeiro
Os cálculos na vesícula, ou colelitíase, quando apresentam sintomas como a cólica biliar (dor abdominal intermitente após dieta rica em gordura), deve ser tratada cirurgicamente. É muito importante que alguns exames sejam realizados no pré-operatório para que outras condições sejam afastadas e a cirurgia seja bem sucedida no tratamento dos sintomas e que ocorra com segurança .Encontro-me à disposição para esclarecer as suas dúvidas.
Dr. Daniel Weiss Vilhordo
Cirurgião bariátrico, Cirurgião do aparelho digestivo, Endoscopista
Porto Alegre
Apesar de a indicação para cirurgia de colecistectomia existir diante de um quadro de cálculo(s) na vesícula, certas situações podem ocorrer no meio do caminho e requerer um adiamento ou complementação diagnóstica. Uma delas é a suspeita de coledocolitíase, que é o escape de cálculo da vesícula para o interior da via biliar. Essa complicação pode ser suspeitada com base clínica (icterícia [amarelão], urina escura, prurido ou fezes claras) ou laboratorial (elevação de enzimas específicas) ou ainda por exame de imagem. A presença de cálculo no canal predispõe a complicações sérias como infecção (colangite) e pancreatite. A remoção de
um cálculo no canal, por meio preferencialmente endoscópico, está indicada antes da cirurgia da vesícula.

Especialistas

Mauricio Giusti Calderon

Mauricio Giusti Calderon

Cirurgião geral, Cirurgião pediátrico

São Paulo

Marco Aurelio de Lacerda Pinto

Marco Aurelio de Lacerda Pinto

Generalista

Niterói

Marcelo Miranda

Marcelo Miranda

Cirurgião geral

Barreiras

Manoel Dias de Albuquerque  Filho

Manoel Dias de Albuquerque Filho

Cirurgião geral

Salvador

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Ulyssea Reschke Berquo

Ulyssea Reschke Berquo

Cirurgião geral

Nova Prata

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1624 perguntas sobre Cálculos na vesícula biliar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.