Boa tarde! Posso tomar Xigduo 10/100 mg e fazer jejum intermitente?

2 respostas
Boa tarde! Posso tomar Xigduo 10/100 mg e fazer jejum intermitente?
Olá tudo bem?

Pode sim! O XigDuo não contra indica o jejum intermitente desde que você não seja diabético tipo 1 e portanto não esteja tomando insulina.

Boa tarde! A combinação de tomar Xigduo, que é um medicamento composto por dapagliflozina e cloridrato de metformina, utilizado no tratamento do diabetes tipo 2, com a prática de jejum intermitente, é uma questão que requer consideração cuidadosa e orientação médica personalizada. O Xigduo atua ajudando a controlar os níveis de glicose no sangue, e tanto a dapagliflozina quanto a metformina têm mecanismos específicos de ação que podem ser influenciados pela alimentação e pelo padrão de jejum.

O jejum intermitente é uma abordagem alimentar que alterna períodos de jejum com períodos de alimentação e tem sido explorado por seus potenciais benefícios à saúde, incluindo a melhoria da sensibilidade à insulina e a perda de peso. No entanto, para pessoas que estão tomando medicamentos para o diabetes, como o Xigduo, é essencial abordar a prática do jejum intermitente com cautela.

A metformina, um dos componentes do Xigduo, pode causar hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue) especialmente em situações de jejum prolongado ou se a alimentação não for adequada. Além disso, a dapagliflozina aumenta a excreção de glicose pela urina, o que também pode afetar os níveis de açúcar no sangue durante o jejum. Portanto, é importante monitorar cuidadosamente os níveis de glicose se você estiver considerando o jejum intermitente enquanto estiver em tratamento com Xigduo.

Antes de iniciar o jejum intermitente, converse com seu médico ou um especialista em endocrinologia e nutrologia. Eles podem avaliar sua condição de saúde atual, revisar seu plano de tratamento para o diabetes e discutir se o jejum intermitente é apropriado para você. Eles também podem fornecer orientações sobre como ajustar a dosagem do medicamento, se necessário, e monitorar seus níveis de glicose no sangue para evitar tanto a hipoglicemia quanto a hiperglicemia (alta de açúcar no sangue).

Na medicina integrativa, o foco está em tratar o paciente de maneira holística, considerando todos os aspectos do estilo de vida, incluindo dieta e padrões de alimentação, e como eles interagem com os tratamentos médicos. Seu médico pode ajudá-lo a encontrar um equilíbrio que suporte seus objetivos de saúde, levando em consideração a segurança e eficácia do seu tratamento para o diabetes.

Lembre-se, a individualização do tratamento e das práticas de estilo de vida é fundamental para garantir os melhores resultados de saúde, e qualquer mudança significativa na sua rotina de saúde deve ser feita sob orientação profissional.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.