boa tarde, tem quatro meses e iniciei um relacionamento depois de cinco anos sem namorar serio ,ele

17 respostas
boa tarde, tem quatro meses e iniciei um relacionamento depois de cinco anos sem namorar serio ,ele é muito calma e eu agitada !! Tanto eu como ele estamos com problemas financeiros ( muitos hoje em dia) e saimos muito pouco. Eu sou uma pessoa muito insegura, e ultimamente ando bebendo e falando coisas sem pensar com ele e questionando, dando trabalho, cansada , dormindo. Quero mudar meu comportamento, mas quando acho que to fazendo isso eu bebo e nao lembro direito das coisas e ele me fala que agi de forma estranha e falei coisas que normalmente nao falaria, quero ser mais sensata e madura. Adoro beber e sair, me divertir mas sinto que nao estou com controle.
A bebida causa efeitos no cérebro, prejudicando as funções executivas tais como memória, atenção, cognição e tomada de decisão. Inclusive, o álcool atrapalha a capacidade de controlar nossos impulsos. Tem pessoas que são mais sensíveis e vulneráveis a estes efeitos. Importante atentar também para mecanismos de autossabotagem, que acontecem de forma inconsciente, como consequência de crenças mais profundas de incapacidade, não merecimento, dentre outras. O autoconhecimento é fundamental para que voce possa conquistar a sensatez e a maturidade que busca. É uma jornada desafiadora, mas extremamente gratificante. A psicoterapia poderá te ajudar nesta caminhada! Te desejo muito sucesso!

Uma psicoterapia pode ajudar a entender o que se passa com você. Quando falamos sobre as nossas histórias, vivências, fica muito mais fácil, com a ajuda de um profissional, compreender porque caímos em determinadas situações durante a nossa vida. Abraços, Cíntia Henrichs.
Se não está mais no controle, momento de retomar o controle. É você quem deve guiar sua vida, sã, não substâncias. Por que? Porque as consequências não beneficiarão você mesma, além de pessoas ao seu redor. A terapia pode te ajudar a retomar algum equilíbrio e norte. Um abraço!
Olá! A psicoterapia poderá ajudar a obter o controle que almeja, por meio do autoconhecimento. Conseguirá compreender a sua insegurança, o descontrole da bebida, identificando os gatilhos desse consumo que a faz não lembrar dos acontecimentos. Procure ajuda.
Olá! é bem ruim quando queremos viver a nossa vida, mas alguns comportamentos nos limitam ou prejudicam principalmente nossas relações com o outro. O importante nesse momento é procurar ajuda psicológica principalmente, para entender seu modo de funcionar e seus esquemas disfuncionais que se repetem, ou seja o modo com aprendeu a enfrentar as situações que vivencia (com excessos ou limitações comportamentais) e a partir desse aprendizado, você poderá construir comportamentos mais acertáveis e aceitáveis. A Terapia Cognitivo Comportamental é padrão ouro para te auxiliar no treino e construção de novos aprendizados comportamentais e cognitivos.
A Psicoterapia pode te ajudar a olhar para a sua vida e entender o porque desse comportamento e uso de alcool. Será que esse comportamento está representando uma válvula de escape? O que você ganha quando escolhe beber ao ponto de não se lembrar do que disse? O que você está evitando?
São perguntas importantes para nortear o caminho.
Você disse estar passando por problemas financeiros, existem maneiras baratas e/ou gratuitas de conseguir tratamento Psicológico. Muitos Psicólogos oferecem vagas com valor social para as sessões. E existem também Serviços de Psicologia Aplicada em diversas faculdades de Psicologia que oferecem acompanhamento psicológico gratuito e/ou com baixíssimo custo. Você será atendida por estudantes que estão próximo de se formar e que recebem orientação e supervisão de profissionais experientes.

Espero que você esteja e fique bem! Estou à disposição.
Um forte abraço, Taíla.
O mau uso da bebida é muitas vezes uma forma de evitação de situações que causam mal-estar psíquico. Uma evitação que acaba por piorar as coisas. Precisa cuidar para não se sabotar no relacionamento. Nada melhor do que se tratar.
Me parece que vc está confusa, acho que seria interessante vc identificar na vida as coisas que são importantes para vc. precisar conversar comigo, estou à disposição para te ajudar.
Olá, o processo psicoterápico pode te ajudar no processo de autoconhecimento e te ensinar a lidar com os comportamentos que te trazem consequências negativas. Busque ajuda de um profissional da psicologia, será muito importante.
A bebida tem funcionado como evitação ao sofrimento. No entanto ela apenas anestesia sua dor sem trazer a solução. Entendo o quanto é difícil o desemprego mas existem algumas coisas que podem fazer para se distrair sem ter que ter gastos. Caminhem pela praia ou parque. Vejam amigos que trazem conexões positivas, namorem. etc
Boa tarde!

Primeiro ponto que precisa ser abordado em terapia contigo é como e quando esse descontrole começou em sua vida; se existiu um trauma, uma mudança brusca em sua vida ou você sempre teve tendências a esse tipo de comportamento. Ao entender isso conseguimos também entender o que acontece contigo para que você mantenha esses comportamentos mesmo quando te prejudicam tanto. É como se seu corpo tivesse aprendido a agir de uma maneira e quando você tenta não responder ao que ele "manda", por não ser adequado, isso te gere maior tensão, fazendo com que passe por cima daquilo que você entende ser melhor pra você e seu relacionamento. Cabe em terapia entender esses porquês. A insegurança que você mencionou pode ser parte dessa resposta, mas apenas conhecendo você, sua história, suas relações (atuais e antigas) e seu cotidiano, isso pode ser esclarecido e modificado.

Primeiro é importante entendermos o motivo pelo qual você sente que não está no controle (você realmente sente isso ou as pessoas ao seu redor te dizem isso). Apenas para a bebida ou para tudo (saídas e diversão), como você falou. Certamente exagerar na bebida trará os efeitos que você descreveu, então estamos falando de consequências, sendo que o que precisa ser investigado são as causas. você trouxe ainda insegurança e imaturidade como possíveis queixas para serem ajustadas
Olá, o álcool para muitos é uma ferramenta, seja para dar coragem, se anestesiar e etc. O abuso do álcool pode causar transtornos para aqueles convivem e para aqueles que a consomem. Procure um profissional para elaborar as suas inseguranças e auxiliar com o uso da bebida, quanto ao relacionamento uma terapia de casal possa ajudar.
Temos conhecimento que quando o álcool entra na corrente sanguínea mexe diretamente com o cérebro, fazendo com que o indivíduo sinta uma espécie de euforia e alegria, e de certa forma conforto devido ao fato de esquecer os problemas.
Por outro lado, o indivíduo que ingere álcool enfrenta sérios problemas de convivência, chega um momento em que a dependência ao álcool é tão intensa que o indivíduo não sente mais os seus efeitos, o que é chamado de tolerância ao álcool.
Sendo assim ele não sabe a hora de parar e bebe mais do que deseja, fazendo com que ele interrompa suas atividades importantes. Na maioria das vezes o dependente do álcool se mostra muito resistente à terapia, não assume que é dependente e que precisa de ajuda, devido a isso chegam até o psicólogo ou outro profissional através da família ou amigos na maioria das vezes numa situação muito crítica da doença.
Olá! É muito importante você admitir para si mesma que está com problemas. Esse é o primeiro passo para buscar ajuda. Quando o uso de substância está trazendo prejuízo para as áreas da sua vida.
Com relação a atividades que poderiam estar realizando mesmo com pouco dinheiro temos várias (como passear no parque, fazer piquenique, buscar por atividade grátis - por exemplo aqui no Rio de Janeiro temos vários show de graça, até em cidades pequenas como São Loureço oferecem isso), chamar os amigos para realizarem uma atividade como: Caminhadas juntos ou andar de bicicleta (são algumas opções de baixo custo), O importante é buscar alternativas e avaliar: depois de cinco anos sozinha muitas vezes é necessário reaprender o que significa estar em uma relação.
A psicanálise pode ajudar a entender melhor os motivos por trás de seu comportamento e ajudá-lo a lidar com suas inseguranças. O processo de psicanálise pode ajudá-lo a identificar e compreender os sentimentos e pensamentos que estão por trás de suas ações, bem como ajudá-lo a desenvolver estratégias para lidar com esses sentimentos e pensamentos. Além disso, a psicanálise pode ajudá-lo a desenvolver habilidades para lidar com suas emoções, como a ansiedade, e ajudá-lo a desenvolver um senso de autoconsciência e autocontrole. Por fim, a psicanálise pode ajudá-lo a desenvolver habilidades para lidar com seus relacionamentos, incluindo o relacionamento
A Psicoterapia Psicanalítica pode ajudar a entender questões que de alguma forma não estão em nossa consciência. Querer é diferente de desejar. Por isso as mudanças são tão complexas. Boa sorte!
Penso que iniciar processo terapeutico é a forma de obter ajuda de forma mais consistente.Falar sobre esses problemas, se ouvir e ter a orientação de um profissional vai te oportunizar entender melhor o que está acontecendo e como encontrar saídas. Abraço