Boa tarde. Tenho 30 anos e descobri que tenho escoliose torácica á 8 anos. Nesse período minha escoliose

3 respostas
Boa tarde. Tenho 30 anos e descobri que tenho escoliose torácica á 8 anos. Nesse período minha escoliose progrediu, quando descobri estava com 30 graus, hoje estou com 45. A 2 anos atrás estava com 40. Meu médico disse que meu caso é cirúrgico, mas estou insegura, é isso mesmo? Quais os riscos? Obrigado.
Dr. Alexandre Podgaeti
Ortopedista - traumatologista, Médico acupunturista
São Paulo
Em primeiro lugar precisamos saber qual o tipo de escoliose que vc tem; Idiopática é o mais comum; provavelmente é o seu caso. Vamos supor que seja.
Dificilmente uma escoliose idiopática com 30º no adulto vai piorar 15 graus; todas radiografias foram panorâmicas? em pé? Foram usados os mesmos parâmetros para medir a curva?
Realmente precisa ter certeza que esteja havendo piora pois, em geral esta piora é de 1 grau/ano acima de 45 a 50º. Se for o caso, seria indicação de tratamento cirúrgico.
Existem várias complicações que foram minimizadas; entre elas, ficar paralítico, que não é zero mas muito próximo disso hoje em dia. Além disto, infecção é outra complicação, além de necessidade de cirurgias complementares em alguns casos.
Se vc está em dúvida, procure um ortopedista ou neurocirurgião especialista em coluna, membro titular da Sociedade Brasileira de Coluna e leve seus exames.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Daniel Bedran de Castro
Ortopedista - traumatologista
São José do Rio Preto
A progressão da curva ( piora progressiva), grau de escoliose, sintomas e queixas (dor ou estética ou desequilíbrio) são os indicativos de tratamento cirúrgico. Para essa avaliação apenas uma consulta pessoal com especialista poderá ser útil para a indicação de tratamento.
Quanto aos riscos da cirurgia, eles são de sangramento, transfusão de sangue, lesão dos nervos, infecção, pneumonia, entre outros. A cirurgia é de grande porte. Atualmente as técnicas modernas de cirurgia bem como os cuidados intensivos e de anestesia melhoraram significativamente as condições de cirurgia. Apesar desses riscos existirem hoje eles são bem mais baixos que antigamente, melhorando em muito as chances de sucesso. Pergunte ao seu especialista a opinião pessoal dele, bem como a experiência nesse procedimento. E tenha em mente que atualmente a cirurgia de coluna é um procedimento seguro, cercado de processos que diminuem o seu risco, mas não o isentam.
Dr. Carlos Eduardo Narciso Sakai
Ortopedista - traumatologista, Médico perito, Especialista em administração em saúde
São Paulo
Sua escoliose progrediu muito rápidamente nos últimos 8 anos. Se está progredindo assim pode ser necessário uma cirurgia, mas é preciso verificar se não há uma causa para a sua escoliose progredir tão rápido. Podem haver causas endocrinológicas, metabólicas, ou outras associadas. Os riscos da cirurgia da escoliose são muitos, mas as vantagens superam os riscos, quando a cirurgia é bem indicada por um médico especialista experiente. Converse com seu médico sobre as complicações antes de operar, ele deve te explicar todas de forma clara.

Especialistas

Andre Luiz Passos Cardoso

Andre Luiz Passos Cardoso

Ortopedista - traumatologista

Goiânia

Agendar uma visita
Nicholai Faulhaber Pourchet

Nicholai Faulhaber Pourchet

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Marina Hirschle Galindo

Marina Hirschle Galindo

Ortopedista - traumatologista

Recife

Agendar uma visita
Arthur Pedro da Costa Ribeiro

Arthur Pedro da Costa Ribeiro

Neurocirurgião

São José dos Campos

Agendar uma visita
Daniel Jorge

Daniel Jorge

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 25 perguntas sobre Tratamento cirúrgico da escoliose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.