Bom dia, faço uso de desvenlafaxina há 3 meses, começei com 50mg/dia e atualmente estou usando 200mg

3 respostas
Bom dia, faço uso de desvenlafaxina há 3 meses, começei com 50mg/dia e atualmente estou usando 200mg/dia. Durante um tempo me senti muito bem com a medicação, mas agora, assim como com outros antidepressivos - sertralina,escilalopram, sinto ressaca o dia todo ressaca essa que nao sentia no começo da medicação e sim depois de um tempo. Essa ressaca com antidepressivos em geral é comun ? Existe alguma coisa que posso falar para meu medico que me ajude a 'encontrar' o remedio correto ?
Olá! Sentir “ressaca” ou cansaço com antidepressivos pode acontecer, especialmente após algum tempo de uso. Isso indica que talvez seja necessário ajustar a medicação ou considerar outras opções para melhorar seu bem-estar. Quer uma avaliação especializada para encontrar o tratamento ideal para você? Estou à disposição para ajudar!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Felipe Ventura
Psiquiatra
Jerônimo Monteiro
Bom dia. Essa sensação de “ressaca” com antidepressivos — como sonolência, lentidão mental, cansaço ou cabeça pesada — não é rara, especialmente em doses mais altas ou após uso prolongado. Algumas pessoas relatam melhora inicial e, depois de um tempo, percebem efeitos colaterais mais persistentes ou mudança na tolerância.

Com 200 mg de desvenlafaxina (dose alta), isso pode ser um sinal de que o custo-benefício da dose precisa ser reavaliado. Não quer dizer que o remédio “não serve”, mas que talvez a dose esteja exagerada para seu perfil atual.

Na conversa com seu médico, você pode relatar objetivamente:
– Que já testou ISRSs e a desvenlafaxina te deu bons resultados, mas agora tem essa sensação diária de ressaca
– Que sente que a melhora inicial está dando lugar a um mal-estar funcional
– Que gostaria de revisar a dose ou até discutir outras classes (ex: bupropiona, vortioxetina, ou até estabilizadores do humor se houver traços ansiosos ou ciclotímicos)

Mostrar esse histórico claro ajuda muito o psiquiatra a pensar em alternativas — e pode evitar uma “roda viva” de tentativas cegas. Documentar como cada medicação agiu (e por quanto tempo) também ajuda a traçar seu perfil de resposta.
Olá, bom dia.
Na minha visão, todos os remédios podem ter efeitos colaterais. No entanto, se for um efeito muito desagradável, que te atrapalha no dia a dia ( que parece ser o caso dessa "ressaca"), pode ser o caso de reavaliar a medicação. Não necessariamente trocar, mas talvez fazer uma redução na dose, se for possível.
Converse com seu psiquiatra sobre esse desconforto para pensarem juntos numa solução.
Boa sorte.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2420 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.