Bom, terminei um relacionamento e não sinto nada nem tristeza nem raiva, o que há comigo?

14 respostas
Bom, terminei um relacionamento e não sinto nada nem tristeza nem raiva, o que há comigo?
Olá! Seria importante entender melhor o seu histórico nessa relação para entender melhor os seus sentimentos (ou a ausência deles). É possível que você ainda não esteja entrando em contato com as mudanças provocadas por essa escolha, seja por estar focado em outras atividades, seja por estar vivendo um período conturbado em sua vida por outros motivos. Se você ja vinha se preparando psicológicamente para essa decisão há algum tempo, também seria compreensivel que você ja estivesse em um processo de desapego a varias coisas do seu dia-a-dia que remetem a esse relacionamento, e portanto não irá viver com tanta intensidade esses sentimentos. O ideal é que você investigue as razões disso em terapia. Abraços.

Compreendo a inquietação que surge quando as emoções não se manifestam de maneira esperada após o término de um relacionamento. Esse momento pode ser complexo e desafiador, e é normal questionar por que as emoções não estão se apresentando de forma mais evidente.

Às vezes, nossa mente possui mecanismos de defesa intrincados, agindo como um escudo emocional para proteger-nos do desconforto imediato. Pode ser que, neste momento, seus sentimentos estejam sendo processados em um nível mais profundo, e as emoções mais intensas possam surgir em um segundo momento.

Outra possibilidade é que você tenha atingido um estado de equilíbrio emocional, uma compreensão consciente de que o término era necessário, o que pode influenciar na intensidade das reações emocionais imediatas.

Se sentir que há um vazio emocional ou se desejar compreender mais plenamente sua própria experiência, a jornada emocional é única para cada indivíduo, e é uma oportunidade para explorar a complexidade do seu mundo interior.

Às vezes, o não sentir pode ser uma maneira de sua mente navegar por esse processo de separação. Se desejar uma compreensão mais profunda ou apoio para explorar seus sentimentos, estou aqui para ajudar. A jornada emocional é única para cada indivíduo, e é uma oportunidade para explorar a complexidade do seu mundo interior.

Se você estiver aberto a isso, uma conversa mais aprofundada em um ambiente seguro, como o proporcionado por um profissional de saúde mental, pode oferecer insights valiosos e estratégias personalizadas para navegar por este período de transição. Estou aqui para apoiá-lo nesse caminho de autodescoberta e crescimento emocional.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise
Olá! Muitas vezes podemos nos sentir culpados por não apresentarmos as mesmas emoções em relação a algo comparado com outras pessoas que passaram pelo mesmo.
Porém cada relação é única, assim como qualquer individuo.
O que pode estar acontecendo também é o fenômeno de anestesia em relação a algum evento, porém com o tempo e com a ajuda necessária pode-se investigar a situação.
Espero ter ajudado :)
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 120
Olá.
Entendo seu questionamento quanto às suas emoções, mas não há certo ou errado quando falamos de sentimentos, cada um tem a sua forma de reagir frente as situações, e nesse momento sua reação é não sentir nada. Para entendermos os motivos de você estar reagindo dessa forma seria necessário aprofundar melhor sobre esse seu relacionamento, como ele começou, como foi o seu percurso e como terminou. Além de conhecer você, analisar o papel que esse relacionamento tinha na sua vida e a forma que você lida com seus sentimentos e perdas no geral.
Processar e elaborar um rompimento é um processo individual e único para cada pessoa e relação. Se isso está te causando angústia ou gostaria de se conhecer melhor, busque ajuda profissional. Abraços.
Entendo que o fato de você se preocupar por quê não está "sentindo nada, nem tristeza, nem raiva" pode ser um indício de que esse término não é um acontecimento indiferente para você e dependendo da importância que teve na sua vida pode estar te deixando confuso(a) pela forma como você está processando esse término nesse momento. É importante entender o processo desse relacionamento que veio ao fim, mas é igualmente importante você entender seus processos emocionais. A psicoterapia pode te ajudar nesse sentido. Fico à disposição. Abs.
Olá! É necessário compreender a importância deste relacionamento na sua vida, será que havia afeto, amor, vínculo? Se os sentimentos já haviam terminado pode ser natural não sentir raiva, tristeza, etc. Às vezes somos pressionados a demonstrar algo que não necessariamente seria essencial. Caso preciso de uma avaliação fico à disposição. Abraço
Você está processando o término, e isso pode variar de pessoa para pessoa. Às vezes, as emoções podem levar um tempo para emergir ou podem se manifestar de maneiras menos evidentes. Pode ser útil explorar esses sentimentos com um psicólogo para entender melhor suas emoções e ter o devido suporte durante o processo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Cada pessoa experiencia o luto de uma maneira, mas sobre a ausência de emoções sobre algo que você considera de impacto na sua vida é algo a se analisar. Não é possível afirmar nada sem te conhecer mais a fundo, mas sei que algumas vezes, quando não se sabe como lidar com a intensidade de alguns sentimentos, sem nem se dar conta os bloqueia da consciência... É possível entrar em contato com o que se sente de maneira segura em terapia, que é um espaço possível de cuidado consigo, com a segurança do cuidado e sigilo! Daqui te envio um abraço e sorte na sua jornada, qualquer coisa é só chamar
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 120
É normal ter diferentes reações emocionais após um término, e cada pessoa lida de forma única com essas emoções. Pode ser que você esteja processando a situação de uma maneira diferente. Se sentir a necessidade, converse com amigos próximos ou um profissional para obter suporte emocional.
Qualquer coisa é só chamar
Olá. Penso que você está processando as emoções e isso acontece de forma particular para cada pessoa. Não sentir nada também é uma forma de sentir, digamos assim. Fique atento se está afetando sua vida de alguma forma e busque conversar com pessoas próximas para entender melhor seus pensamentos. Psicoterapia vai te ajudar nessa direção. Abraço.
O relacionamento já estava caminhando para a resolução? Eventualmente, é possível que você estivesse processando o luto e, com isso, já havia assimilando a transformação quando o rompimento se efetivou.
Não é regra ter que sofrer após um término. Mas para tirar tua dúvida seria necessário uma maior compreensão da situação.
Se tiver interesse, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Olá! Lamento que esteja passando por esse desconforto. É verdade que o término de relacionamento muitas vezes gera sentimentos intensos nas pessoas, mas isso não significa que a ausência de tristeza/ansiedade/raiva/etc seja necessariamente um problema de saúde mental. A forma como nos sentimos em situações assim é influenciada por diversos fatores, desde biológicos (temperamento) à experiências atuais e passadas nessa e em outras relações. Cada reação depende desses fatores que variam de pessoa para pessoa, ou seja, não há uma receita do que se "deve" sentir. É sim possível que essa "falta de sentimentos" esteja ligada a outras questões, mas isso só deveria ser o foco de atenção clínica se estiver acontecendo de maneira generalizada (em várias situações e/ou relações) ou estiver causando muito sofrimento (para além das ideias do que "deveria sentir"). Caso você deseje explorar isso, o ideal seria a busca por atendimento psicoterapêutico, para uma compreensão maior da situação. De qualquer forma, fico à disposição e espero que busque a ajuda que tem procurado!
É possível que você esteja processando o término de uma forma mais neutra no momento. Cada pessoa lida com o fim de relacionamentos de maneira única, e algumas podem não sentir emoções intensas imediatamente. Isso pode ser uma forma temporária de defesa emocional. Porém, é importante estar aberto para o surgimento de emoções posteriormente. Na terapia cognitivo-comportamental, podemos explorar seus pensamentos e crenças sobre o término, além de desenvolver estratégias para lidar com emoções futuras, se necessário. Se essa falta de emoção te preocupa ou afeta sua vida de alguma forma, é importante discuti-la mais profundamente na terapia.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!