Carbolítio é liberado na gravidez?

4 respostas
Carbolítio é liberado na gravidez?
É importante entender que as consequencias derivadas das crises afetivas da doença bipolar, representam um risco maior e se associam a piores desenlaces no curto e longo prazo para mae e o bebê, em comparaçao com os riscos que poderiam derivar do uso de psicofarmacos na gravidez, neste caso especifico do Litio. É uma medicaçao que assim como em pacientes nao gravidas, deve estar acompanhada de um seguimento de suas concentraçoes plasmaticas e funçao do rim entre outras coisas. No caso da gravides é melhor preferir sempre as doses minimas efetivas. Nao podemos descohecer que os farmacos no sao inocuos nem carecem de reaçoes adversas, mas na medida que o acompanhamento medico pelo psiquiatra seja feito, estes riscos se diminuem e as posiveis complicaçoes podem ser identificadas precocemente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Concordo com o meu colega acima; quando se trata de gravidez e medicação, não exite em perguntar ao seu medico de confiança,
Um abraço,
Léa
No primeiro trimestre da gestação o lítio pode causar em uma pequena percentagem das gestantes a cardiopatia de Ebstein no feto, porém essa alteração da válvula tricúspide do coração tem um bom potencial de correção com baixo risco. Geralmente, conversamos com a paciente a respeito dos riscos e benefícios, pois os sais de lítio conferem uma qualidade de estabilização na maior parte dos bipolares que é difícil de mimetizar com outros esquemas medicamentosos. Já tive algumas pacientes que contra indiquei a suspensão do lítio pela gravidade dos estados maníacos. Essa decisão deve ser personalizada e de preferência que os familiares mais íntimos ajudem a gestante na ponderação junto com o psiquiatra.
Conforme as informações que você pode encontrar na bula do medicamento, tal fármaco pode atravessar a placenta e provocar malformações. Logo, seu uso não deve ser feito sem o devido acompanhamento médico.

Especialistas

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Lucas Pilla Garcia

Lucas Pilla Garcia

Generalista

Londrina

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 895 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.