Caso uma pessoa tome o Alprazolam por vários anos e sinta que o mesmo interferiu em sua capacidade d
4
respostas
Caso uma pessoa tome o Alprazolam por vários anos e sinta que o mesmo interferiu em sua capacidade de memorização, se ela interromper o uso do medicamento, esse efeito poderá ser revertido?
Sim. Mas, não pare de tomar sem orientação médica.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O uso desse tipo de medicamento (benzodiazepínico) por anos pode levar a dependência física. Isso é muito sério, uma vez que se você parar de uma hora para outra ou até ao tentar reduzir a dose sem orientação, poderá ter sintomas de abstinência que vão desde insônia, tremor, até convulsões nos casos mais graves (doses altas, há muitos anos).
Se deseja retirar essa medicação é necessário fazer um desmame. Jamais pare o remédio por conta e sem orientação médica pois deve ser feito aos poucos e em dosagens recomendadas. Como causa dependencia quimica, talvez seja necessário, além do acompanhamento médico, uma psicoterapia para lidar com os sintomas de abstinencia. Quanto ao retorno da memória alguns estudos dizem que mesmo após a retirada a sequela de perda de memória permanece.
Olá! Todos os sintomas que você sentir com o uso da medicação devem ser informados ao seu médico. Assim, ele poderá avaliar se o impacto na memória é por causa do medicamento e o que deverá fazer para minimizar o efeito, como por exemplo substituir a medicação, acrescentar outro medicamento. Somente o médico poderá retirar o remédio, nunca faça sem a orientação dele. É importante mencionar que, os remédios ajudam nos sintomas, mas você pode, por meio da terapia controlar sua ansiedade chegando ao ponto de ficar sem a medicação. Por isso é importante junto com o tratamento psiquiátrico realizar o tratamento psicológico.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- meu psiquiatra passou bupropiona pq tenho quadro de ansiedade e tdah porem nao tem efeitos significativos. Devo retornar ao médico?
- Tomo insit, de 50 mg, para ansiedade. Uma vez, a noite. Gostaria de parar de tomar. Como posso fazer ?
- Estava dirigindo e tive uma tontura repentina que acabou desencadeando uma crise de pânico, parei o carro para tentar me regular. Quando cheguei em casa tomei 9 gotas de clonazepam.. Mas senti uma sensação diferente, logo depois que tomei senti uma sensação de gelo no peito. Parece que tinha…
- Aumentei o virtuoso de 10mg para 20 mg há 5 dias. Estou sentindo muita tristeza, angústia, ansiedade. É esperado?
- Vortioxerina e rivotril, pode tomar juntos? Existe a necessidade de esperar algumas horas para tomar entre um e outro?
- Qual o esquema mais recomendado para evitar ataque de pânico causado pela restrição/contenção em sessão de Radioterapia?
- Estou tomando 10 mg de escitalopram desde o dia 4 de maio.qd será q estabiliza? Continuo instável. Com ansiedade.
- Reiniciei o tratamento de ansiedade só que agora com ansiedade em depressão. Com 15 dias eu me senti muito melhor e voltei essa atividade normais, mas com um mês comecei a sentir sintomas de ansiedade de novo. Será que eu tenho que aguardar ou é necessário reajuste de dose?
- Para ansiedade precisa de psiquiatra e psicóloga? É bom passar nos dois profissionais?
- Estou tomando revoc 50mg a 6 dias para tratamento de ansiedade, nos primeiros dias me senti bem sem ansiedade, porém nos últimos dois dias tenho me sentindo mais ansioso até tive uma crise, é normal ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1152 perguntas sobre Ansiedade
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.