Chá de alpiste contém sílica? Qual a quantidade maxima para fazer o chá ? Para o fígado e hipertensã

8 respostas
Chá de alpiste contém sílica? Qual a quantidade maxima para fazer o chá ? Para o fígado e hipertensão melhor chá ou leite de alpiste?
Dra. Lavinia Reis
Nutricionista
Salvador
O melhor seria uma consulta com nutricionista. Hipertensão é uma doença séria, onde precisa de um acompanhamento nutricional, uma dieta rica em vegetais, suplementações eficientes e ai partimos para o uso de alguns fitoterápicos (chás, extratos secos) que junto com a dieta vão auxiliar na redução. Tenham cuidado com a saúde hepática de vocês (fígado) chás tem dosagens específicas, se não acaba causando toxicidade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Melissa Barnes
Nutricionista
São Paulo
Olá! É sempre necessário avaliar o caso individual do paciente, sendo assim, o ideal é que procure um nutricionista para que sejam avaliados todos os fatores relevantes e não receber uma informação irrelevante para seu caso. Lembrando que são necessários diversos ajustes nutricionais na alimentação para pessoas com hipertensão. Em relação ao fígado, também é importante avaliar caso a caso sobre todo medicamento e fitoterápico, pois todos vão ser metabolizados pelo fígado, podendo causar prejuízos à saúde. Espero ter ajudado.
Dra. Daphny Pacheco
Nutricionista
Rio de Janeiro
Ei, boa tarde! Não utilize chá sem indicação, são naturais mas também tem suas contraindicações e pode causar toxicidade. Consulte um nutricionista para melhor avaliar o seu caso e elaborar um plano alimentar de acordo com as suas necessidades e patologias :D
Dra. Carolina Fantinato
Nutricionista
São Paulo
Indicação é que não utilize nenhum tipo de fitoterápico sem indicação médica ou nutricional, pois os fitoativos presentes em chás também contém efeitos farmacológicos no organismo e podem causar toxicidade dependendo da quantidade e do estado do paciente. Procure um nutricionista para te avaliar adequadamente e fazer uma prescrição com segurança.
Alguns chás são bons para determinadas situações, porém é necessário avaliar individualmente seu caso, pois a causa pode estar relacionada a outros fatores que podem ser corrigidos. Evite consumir chás para situações especificas sem prescrição e dosagem, pois os fotoquímicos presentes nos chás podem afetar outras áreas, por isso é sempre importante consultar um nutricionista.
Dra. Cristhianne Jerônimo
Nutricionista
Osasco
Olá, não, o chá de alpiste não contém sílica, mas pode ser tóxico se usado em excesso, principalmente sua casca. A pressão arterial requer bastante critério para seu controle, por isso é necessário acompanhamento com médico e nutricionista para adequar sua alimentação e aliar a suplementação com fitoterápicos se necessário. Os chás e fitoterápicos podem parecer inofensivos, mas não são, tanto podem causar efeitos colaterais, quanto apresentar interações com outros medicamentos, por isso não é prudente tomá-los sem a prescrição de um profissional.
Sim, o alpiste cru contém sílica (sílica cristalina), principalmente na casca. A sílica pode ser prejudicial à saúde quando consumida em excesso e está relacionada a possíveis problemas renais e digestivos.

No entanto, muitas versões de alpiste vendidas para consumo humano são alpiste sem casca (livre de sílica cristalina), o que as torna mais seguras. Se for usar alpiste para consumo, só use o tipo específico para humanos (“sem casca”).

Não existe uma “dose oficial” definida por órgãos de saúde para o consumo de chá de alpiste, pois faltam estudos clínicos. Na prática, recomenda-se moderação. Uma receita comum é:

1 colher de sopa de alpiste (preferencialmente sem casca) para 1 litro de água.
Evite consumir em excesso; o consumo diário costuma variar entre 1 a 2 xícaras (200-400 ml) de chá por dia.

Não há comprovação científica forte de que chá ou leite de alpiste cure doenças do fígado ou hipertensão. Algumas pessoas acreditam que o leite de alpiste (feito batendo o alpiste hidratado em água e coando) pode ser mais nutritivo porque extrai mais proteínas e nutrientes do grão.

No entanto:

Tanto o chá quanto o leite de alpiste podem ser consumidos, desde que o alpiste usado seja livre de casca.
Para quem tem fígado sensível ou hipertensão, o mais importante é consultar um médico antes de usar qualquer produto de origem vegetal como tratamento. Não substitua medicamentos!



 Andréia Sanches
Nutricionista
São Paulo
Recomendo tomar cuidado em caso de hipertensão, pois pode interferir na vasodilatação.
Existem outros fitoterápicos melhores que bao trazem esse risco e ajudam muito no funcionamento do fígado e circulação sanguínea.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.