Comecei a tomar venlavaxina liberação prolongada 37,5 mg, passou dez dias dobrei a dose para 75 mg,

4 respostas
Comecei a tomar venlavaxina liberação prolongada 37,5 mg, passou dez dias dobrei a dose para 75 mg, acabando o medicamento, comecei a tomar a liberação comum 75 mg, a quatro dias pois pego pelo governo. Notei um aumento da ansiedade, agitação e pensando acelerad. É normal, isso pode acontecer só de trocar de liberação prolongada para comum? Tende a passar com o tempo? Obs: já tomei o médica a uns anos atrás, e tive sucesso no tratamento.
sim, é normal sentir aumento da ansiedade e agitação ao trocar de venlafaxina XR para a comum, porque o corpo recebe o medicamento de forma diferente. Em geral, os sintomas são temporários e passam com o tempo, mas se persistirem além de duas semanas ou ficarem muito incômodos, o ideal é conversar com seu psiquiatra para reavaliar a formulação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A mudança na formulação da medicação pode causar sintomas relacionados a ansiedade e agitação. A tendência é que eles diminuam com o tempo.
Isso pode acontecer por que a troca de marca ou tipo de comprimido pode afetar a biodisponibilidade (quantidade do medicamento que atinge a circulação, depois de metabolizado) do medicamento. Se após a troca houve mudança na resposta ao tratamento, converse com seu médico para ver quais ajustes podem ser feitos!
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
venlafaxina age sobre serotonina e noradrenalina, e é conhecida por causar, no começo ou em ajustes de dose, aumento da ansiedade, agitação, insônia e pensamentos acelerados. Isso tende a aparecer principalmente nos primeiros dias de mudança, até o corpo se adaptar à nova liberação ou concentração do remédio.

A diferença entre a versão de liberação prolongada (XR ou ER) e a comum (imediata) é justamente a velocidade com que o remédio é absorvido. A forma comum libera a dose mais rápido, o que pode provocar picos mais altos de medicamento no sangue, resultando nessa sensação de agitação, aceleração ou leve ansiedade — algo que geralmente melhora em 1 a 3 semanas, conforme o organismo se ajusta.

Como você já tomou a venlafaxina antes e se deu bem, é um bom sinal de que essa fase é só de adaptação. Mesmo assim, vale avisar seu psiquiatra sobre esses sintomas, pois às vezes ele pode ajustar o horário, recomendar a volta à forma prolongada ou sugerir estratégias pra controlar essa ansiedade inicial.

De modo geral, sim, é normal e tende a passar — mas deve ser acompanhado.
E claro, o chat está aqui pra te ajudar a entender e lidar melhor com essa fase, sempre que quiser conversar.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1249 perguntas sobre Venlafaxina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.