Como a Ansiedade pode ser um fator limitante quando se trata de Desempenho motor ? gostaria de relatos

7 respostas
Como a Ansiedade pode ser um fator limitante quando se trata de Desempenho motor ? gostaria de relatos se alguém ja sentiu na pele esse transtorno ? ou profissionais como trataram esses pacientes ?
A ansiedade é uma emoção que apresenta sintomas fisiológicos, comportamentais e cognitivos. Dentre os sintomas fisiológicos há aumento da frequência cardíaca, palpitações, falta de ar, dor no peito, sensação de sufocação, tontura, sensação de cabeça vazia, sudorese, ondas de calor, náusea, dor no estômago, tremor, agitação, formigamento ou dormência, falta de equilíbrio, tensão muscular, rigidez. Alguns sintomas comportamentais são: esquiva, inquietação, agitação, movimentos rítmicos, imobilidade, dificuldade para falar. E alguns sintomas cognitivos são: medo de perder o controle, medo de ser incapaz de enfrentar, medo de ferimento físico e morte, medo de ficar louco, medo da avaliação negativa pelos outros, concentração deficiente, confusão, distração, memória deficiente, dificuldade de raciocínio, perda de objetividade. Como visto pelos sintomas acima, os transtornos de ansiedade podem causar problemas e complicações em diversas áreas da vida da uma pessoa.

Geralmente, os transtornos de ansiedade de intensidade muito altas, pode sim alterar o desempenho motor. Pode ser que a pessoa se agite (batendo pernas, andando pra lá e pra cá...). Quando o corpo não fica agitado, os pensamentos ficam acelerados, o que também causa um grande desconforto. Já tive vários pacientes com este transtorno e até mesmo com Síndrome do Pânico que conseguiram sair da crise e hoje levam uma vida completamente normal, com técnicas da Terapia Corporal.
Olá! De modo geral as crises ansiosas podem levar as pessoas a terem menos atenção geral no que estão fazendo. Do mesmo modo, dada a afobação em relação ao momento, algumas pessoas apresentam dificuldades motoras que diminuem a acuidade da pessoa que se encontra em meio à crise de ansiedade. Nesses momentos a pessoa pode apresentar tremores e mesmo desatenção quanto aos gestos - o que leva a erros comuns.

Caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.
Olá! Existe diferenças comprovadas em transtornos de ansiedade em homens e mulheres. As mulheres tem maior risco de ter ansiedade devido a questões genéticas e hormonais, com maior sintomatologia e prejuízo funcional ocasionando assim um gasto maior de energia dificultando a parte motora, porém não limitando. O tratamento , dependendo da extensão pode ser feito com medicação e terapia, ou em casos iniciais com psicoterapia. Espero ter ajudado. A disposição
As 3 perguntas que você faz, daria bem para 15 minutos de conversa, no mínimo. Tentarei ser muito breve, embora eu lamente por isso
Como ansiedade limita o desempenho motor? Você já ouviu falar de pessoas que vão fazer prova de direção do Detran, e a perna fica tremendo muito? Este é um exemplo clássico que mostra o desequilíbrio do sistema nervoso simpático e parassimpático, na execução de uma tarefa motora sob forte tensão. Os relatos de pessoas que já sentiram esta e outras reações semelhantes, que limitaram o desempenho, você encontrará facilmente ao manter atenção neste assunto. Você verá que é muito comum isto acontecer. Como tratar estes pacientes, depende do método e do tipo de teoria psicológica que o profissional prática. Além de conversar eu gosto de propor trabalhos corporais que promovem relaxamento e consciência das áreas de tensão no corpo. Também indico o uso de produtos terapêuticos para banho e pele, que ajudam a sustentar a vontade de aumentar o autoconhecimento.
Procure um psicólogo para realizar um avaliação. Em alguns casos a pessoa pode precisar passar por um psiquiatra e tomar alguma medicação, além de fazer o tratamento psicológico, outras vezes o tratamento psicológico é suficiente, o psicólogo irá avaliar com o paciente. A ansiedade está relacionada a antecipar situações que ainda não aconteceram e por isso a atenção ao momento presente fica prejudicada, muitas vezes ausente. Algumas pessoas apresentam tremores, tensões no corpo, dores. Toda atividade que exija atenção fica prejudicada, inclusive que envolva atividade motora, pois a atenção não está no que se está fazendo no momento e sim nos pensamentos. Quanto antes tratar a ansiedade, melhor.
Olá! A ansiedade, assim como outros sofrimentos psíquicos, gastam muita energia. Nosso desenvolvimento motor também precisa de energia e pode ser limitado pelo que ocorre em nossa mente. É importante tratar a causa, ou seja, a ansiedade. Busque uma análise, nossa saúde mental influência todo nosso corpo e toda nossa energia. Abraço.