Como a hiperfixação se relaciona com o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?

3 respostas
Como a hiperfixação se relaciona com o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
Olá,

Sou a Psicóloga Débora e Espero que te ajude com essa resposta. a hiperfixação e o TOC têm pontos que podem parecer semelhantes à primeira vista, mas não são exatamente a mesma coisa. A hiperfixação geralmente aparece em contextos como TDAH ou autismo, quando a pessoa se concentra intensamente em um tema, atividade ou interesse que traz prazer, conforto ou sensação de controle. É algo que, apesar de intenso, costuma ser vivido de forma positiva ou neutra.

No TOC, o funcionamento é diferente: o foco exagerado vem acompanhado de ansiedade, pensamentos indesejados (obsessões) e a necessidade de realizar rituais ou comportamentos repetitivos (compulsões) para aliviar essa tensão. Enquanto a hiperfixação pode ser uma forma de engajamento ou até mesmo de bem-estar, no TOC o excesso de atenção está geralmente ligado ao sofrimento e à dificuldade de se libertar de pensamentos incômodos.

Então, embora ambos envolvam uma atenção muito voltada para algo específico, a diferença principal está no impacto emocional: a hiperfixação costuma trazer interesse e prazer, enquanto no TOC prevalece a angústia e a sensação de estar preso a um ciclo difícil de quebrar.

Débora Lopez

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Leonardo Mello
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
A hiperfixação se relaciona com o TOC porque os pensamentos obsessivos se tornam temas que a mente não consegue desligar, voltando repetidamente e gerando compulsões para tentar aliviar a ansiedade.
A hiperfixação no TOC não é o problema em si, mas um sintoma cognitivo-comportamental que mantém o transtorno ao reforçar a ansiedade e a necessidade de controle.
A hiperfixação no TOC é tratada como uma compulsão cognitiva, e o tratamento visa ensinar o paciente a não responder ao pensamento, permitindo que a ansiedade diminua sem rituais.

Especialistas

Camila Calvet

Camila Calvet

Psicólogo

Nilópolis

Saylo Fernandes Moura

Saylo Fernandes Moura

Psicólogo

Fortaleza

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1292 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.