Como a paralisia cerebral neonatal causa atraso neuropsicomotor?
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Como a paralisia cerebral neonatal causa atraso neuropsicomotor?
O ChatGPT disse:
Olá, como vai?
A paralisia cerebral neonatal causa atraso no desenvolvimento neuropsicomotor porque resulta de uma lesão ou anormalidade no cérebro em fase muito precoce, geralmente durante a gestação, parto ou primeiros meses de vida, afetando áreas responsáveis pelo controle motor, coordenação e integração sensorial. Essa lesão impede que as conexões neurais se estabeleçam adequadamente, o que compromete a aquisição de marcos motores como sustentar a cabeça, sentar, engatinhar e andar.
Do ponto de vista neuropsicológico, o prejuízo motor repercute também nas funções cognitivas e executivas, já que o movimento está intimamente ligado ao desenvolvimento da atenção, da percepção espacial e da linguagem. Quando a criança tem dificuldade de explorar o ambiente, sua capacidade de aprender por interação e experiência se torna limitada, o que pode atrasar também o desenvolvimento social e emocional.
Sob o olhar psicanalítico, o corpo é a primeira via de comunicação do bebê com o mundo. Quando o movimento é restrito, a constituição subjetiva pode ser atravessada por sentimentos de frustração, dependência e impotência, exigindo um ambiente emocionalmente acolhedor para favorecer o investimento simbólico nesse corpo fragilizado.
No âmbito da saúde pública, o acompanhamento deve ser feito por uma equipe interdisciplinar, geralmente em ambulatório de neurologia infantil ou estimulação precoce, com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos.
Espero ter ajudado, fico à disposição!
Olá, como vai?
A paralisia cerebral neonatal causa atraso no desenvolvimento neuropsicomotor porque resulta de uma lesão ou anormalidade no cérebro em fase muito precoce, geralmente durante a gestação, parto ou primeiros meses de vida, afetando áreas responsáveis pelo controle motor, coordenação e integração sensorial. Essa lesão impede que as conexões neurais se estabeleçam adequadamente, o que compromete a aquisição de marcos motores como sustentar a cabeça, sentar, engatinhar e andar.
Do ponto de vista neuropsicológico, o prejuízo motor repercute também nas funções cognitivas e executivas, já que o movimento está intimamente ligado ao desenvolvimento da atenção, da percepção espacial e da linguagem. Quando a criança tem dificuldade de explorar o ambiente, sua capacidade de aprender por interação e experiência se torna limitada, o que pode atrasar também o desenvolvimento social e emocional.
Sob o olhar psicanalítico, o corpo é a primeira via de comunicação do bebê com o mundo. Quando o movimento é restrito, a constituição subjetiva pode ser atravessada por sentimentos de frustração, dependência e impotência, exigindo um ambiente emocionalmente acolhedor para favorecer o investimento simbólico nesse corpo fragilizado.
No âmbito da saúde pública, o acompanhamento deve ser feito por uma equipe interdisciplinar, geralmente em ambulatório de neurologia infantil ou estimulação precoce, com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos.
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A paralisia cerebral nem sempre causa atraso neurológico, mas pode trazer desafios dependendo da área do cérebro afetada.
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