Como a psicoterapia pode ajudar a lidar com gatilhos emocionais relacionados a preconceitos?

3 respostas
Como a psicoterapia pode ajudar a lidar com gatilhos emocionais relacionados a preconceitos?
Quando falamos de gatilhos emocionais relacionados a preconceitos, não estamos apenas diante de um estímulo externo, mas de uma ferida que se reatualiza na história subjetiva de cada um. A psicanálise não se limita a estratégias de enfrentamento imediato; ela propõe um trabalho de elaboração, no qual se investiga o que é tocado por essas experiências e como cada sujeito se constitui em relação ao olhar e ao julgamento do outro. Assim, o tratamento abre espaço para que a dor ligada ao preconceito possa ser simbolizada e reinscrita, favorecendo um reposicionamento do sujeito diante dessas situações

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A psicoterapia ajuda a lidar com gatilhos emocionais causados por preconceitos porque ensina a pessoa a entender melhor o que sente e por quê. O terapeuta ajuda a identificar situações que disparam dor ou raiva, e trabalha formas mais saudáveis de reagir a isso.

Também ajuda a treinar novas habilidades, como se expressar com firmeza, se proteger de situações aversivas e buscar apoio. Com o tempo, a pessoa aprende a agir com base no que é importante pra ela e não apenas reagir à dor do passado.
A psicoterapia pode ajudar a lidar com gatilhos emocionais relacionados a preconceitos ao oferecer um espaço seguro de acolhimento, onde a pessoa possa reconhecer e validar seu sofrimento dentro do recorte social em que está inserida. Esse processo possibilita compreender como as experiências de discriminação impactam na autoestima, nas relações e na forma de se perceber no mundo.

Especialistas

Thaís Felini

Thaís Felini

Psiquiatra

Sorriso

Caroline Gensas Wajngarten

Caroline Gensas Wajngarten

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Allan Maia Andrade de Souza

Allan Maia Andrade de Souza

Psiquiatra

Porto Alegre

André Manzotti

André Manzotti

Psiquiatra

Maringá

Nathália Fraporti

Nathália Fraporti

Generalista

São Paulo

Marilia Joly

Marilia Joly

Médico clínico geral

Porto Feliz

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 606 perguntas sobre Retardo Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.