Como a terapia sistêmica é aplicada em casos de Deficiência Intelectual (DI)?
2
respostas
Como a terapia sistêmica é aplicada em casos de Deficiência Intelectual (DI)?
Em casos de Deficiência Intelectual, a terapia sistêmica é aplicada focando na dinâmica familiar e no contexto social do indivíduo, mais do que em suas capacidades cognitivas isoladas. O objetivo é identificar padrões de interação que dificultam o desenvolvimento ou a autonomia, melhorar a comunicação entre familiares e cuidadores, e fortalecer o apoio emocional e adaptativo. A abordagem é adaptada à compreensão do paciente, usando linguagem simples, exemplos concretos e atividades que envolvam toda a família, promovendo mudanças que beneficiem o cotidiano e o bem-estar geral.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde! A terapia sistêmica tem foco no entendimento do sistema familiar. Na terapia individual sistêmica, entendemos como o paciente funciona dentro da família, como ele e a DI interage dentro do sistema familiar. Após analisar como é a DI, quais aspectos de fragilidade (Ex: dificuldade na fala ou na parte executiva?), podemos adaptar como o sistema familiar, outros integrantes, conseguem complementar estas dificuldades. Um aspecto comum de tratarmos nestes casos é o entendimento da família com o diagnóstico, normalmente a família não entende muito bem o tipo de limitação, pois a DI é um campo enorme e pode se expressar em diferentes áreas. Na terapia familiar sistêmica, conseguimos tratar isso melhor, vamos entender como cada um se relaciona com o paciente com DI, é comum padrões de interação como: alguém que não entende a limitação e age como se o paciente com DI tivesse plenas capacidades; outro que o protege e não cobra nada e deixa a pessoa com DI não explorar o que tem condições; outro que na duvida evita a pessoa e vive a sua vida. São várias situações, dinâmicas desse tipo de tratamento, tentei trazer o que é mais comum. Espero ter ajudado. Abraço
Especialistas
Perguntas relacionadas
- O que pode gatilhar a Disforia Sensível à Rejeição (RSD) no Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (Deficiência Intelectual) ?
- Um paciente com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (Deficiência Intelectual) “Leve” apresenta déficit em qual tipo de atenção?
- O que caracteriza o Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (Deficiência Intelectual) "LEVE" cognitivamente?
- Quais funções executivas costumam estar prejudicadas no Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (Deficiência Intelectual) “LEVE” ?
- Qual o marco do Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (Deficiência Intelectual) ?
- Quais as áreas de comportamento adaptativo afetadas no Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (Deficiência Intelectual) "LEVE" ?
- O que é "dificuldade de abstração" no Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (Deficiência Intelectual) ?
- Como ensinar uma criança com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (Deficiência Intelectual) 'LEVE" com lentidão cognitiva? .
- O que é lentidão cognitiva ou de processamento? .
- Quais sinais de lentidão cognitiva na escola? .
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 606 perguntas sobre Retardo Mental
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.