Como a terapia sistêmica é aplicada em casos de Deficiência Intelectual (DI)?

2 respostas
Como a terapia sistêmica é aplicada em casos de Deficiência Intelectual (DI)?
Em casos de Deficiência Intelectual, a terapia sistêmica é aplicada focando na dinâmica familiar e no contexto social do indivíduo, mais do que em suas capacidades cognitivas isoladas. O objetivo é identificar padrões de interação que dificultam o desenvolvimento ou a autonomia, melhorar a comunicação entre familiares e cuidadores, e fortalecer o apoio emocional e adaptativo. A abordagem é adaptada à compreensão do paciente, usando linguagem simples, exemplos concretos e atividades que envolvam toda a família, promovendo mudanças que beneficiem o cotidiano e o bem-estar geral.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde! A terapia sistêmica tem foco no entendimento do sistema familiar. Na terapia individual sistêmica, entendemos como o paciente funciona dentro da família, como ele e a DI interage dentro do sistema familiar. Após analisar como é a DI, quais aspectos de fragilidade (Ex: dificuldade na fala ou na parte executiva?), podemos adaptar como o sistema familiar, outros integrantes, conseguem complementar estas dificuldades. Um aspecto comum de tratarmos nestes casos é o entendimento da família com o diagnóstico, normalmente a família não entende muito bem o tipo de limitação, pois a DI é um campo enorme e pode se expressar em diferentes áreas. Na terapia familiar sistêmica, conseguimos tratar isso melhor, vamos entender como cada um se relaciona com o paciente com DI, é comum padrões de interação como: alguém que não entende a limitação e age como se o paciente com DI tivesse plenas capacidades; outro que o protege e não cobra nada e deixa a pessoa com DI não explorar o que tem condições; outro que na duvida evita a pessoa e vive a sua vida. São várias situações, dinâmicas desse tipo de tratamento, tentei trazer o que é mais comum. Espero ter ajudado. Abraço

Especialistas

Thaís Felini

Thaís Felini

Psiquiatra

Sorriso

Érica Meireles Leite

Érica Meireles Leite

Psiquiatra

Campo Grande

Caroline Gensas Wajngarten

Caroline Gensas Wajngarten

Psiquiatra

Rio de Janeiro

André Manzotti

André Manzotti

Psiquiatra

Maringá

Nathália Fraporti

Nathália Fraporti

Generalista

São Paulo

Marilia Joly

Marilia Joly

Médico clínico geral

Porto Feliz

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Retardo Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.