Como ajudar uma pessoa com o vício em metadona? Será que denunciar o “ facilitador” ajuda?

7 respostas
Como ajudar uma pessoa com o vício em metadona?
Será que denunciar o “ facilitador” ajuda?
Se você está chamando de "facilitador" a pessoa que fornece de forma ilícita a metadona, possivelmente não seria muito útil, porque o usuário pode encontrar outros fornecedores, com facilidade. O que mais funciona, em geral, é pressionar a pessoa para se tratar e, paralelamente, procurar ajuda para você aprender a lidar com pessoas que abusam drogas.

Olá...
É importante orientar a pessoa a buscar ajuda com psicólogo e psiquiatra, não é um processo fácil, pois nem sempre o usuário tem consciência de prejuízos causados.
Denunciar o facilitador não resolve, pois imagino que o uso não é forçado, deve fazer parte da necessidade de sustentar o vício.
Aproxime-se da pessoa e ofereça um espaço de escuta sem julgamento.
O espaço terapêutico é esse lugar.
Abraços!
Uma coisa não está relacionada a outra. Você deve denunciar o "facilitador" por uma questão ética. Porém isso não vai surtir qualquer efeito sobre o usuário, senão crise de abstinência, se ele não conseguir a droga com outra pessoa, gerando assim um comportamento capaz de instalar um caos no ambiente em que ele convive.
O Melhor caminho é procurar ajuda de um profissional e apoio multidisciplinar, que geralmente você encontra no CAPS AD de forma gratuita.
Primeiro a pessoa tem que ter consciência de que necessita de ajuda e querer receber essa ajuda. Caso isso aconteça, já é um grande passo para começar um trabalho.
Um acompanhamento psicológico e psiquiátrico é necessário para o tratamento.
Quanto à denúncia, isso não ajuda em nada, pois sempre haverá outro "facilitador" (como você nomeia).
Primeiramente você não deixou claro a razão; é para o alívio de dor crônica? tratamento de desintoxicação de adicto? No caso da dor crônica foi um especialista em dor que recomendou? No caso de adicto, foi um psiquiatra que recomendou para o controle e diminuição do uso de narcóticos? Em ambos os casos, temos um profissional assistindo o paciente e se responsabilizando pela dosagem. Agora, se este paciente está usando aleatoriamente essa medicação, sugiro que procurem ajuda médica e desta forma procurar entender a razão pelo uso indiscriminado desta medicação. Denunciar sem entender a razão, de nada ajuda muito pelo contrário, o afastará de todos. A ajuda deve ser bem administrada para que a pessoa não a distorça, achando que é controle. Sugiro a conversa com um profissional, inicialmente sem a presença da pessoa em foco. Toda a sensibilidade e empatia nesse caso é bem vinda.
Acho importante que a ajuda seja distribuída, ou seja, que haja uma rede de apoio significativa para que a pessoa receba a mensagem de saúde e valorização vida de diversos lugares como família, grupo de Anônimos (NA), psicoterapia, acompanhamento psiquiátrico, amigos próximos; sempre com o foco na recuperação e reorganização da rotina da pessoa. Boa sorte.
o "vício em metadona" se deu devido ao uso da substância para o alívio de dor crônica ou tratamento de desintoxicação de adictos em narcóticos? ou casual? Nesses casos é sensato que vc procure primeiro por uma ajuda psicológica. Dessa forma, vc será orientada a encaminhar a pessoa para uma terapia de adictos em conjunto com serviços médicos e sociais, sem impor o tratamento.
Não esqueça que seu foco é ajudar!!