Como auxiliar alguém vítima de violência urbana, tipo sequestro, assaltos, que ficou com medo de sair

8 respostas
Como auxiliar alguém vítima de violência urbana, tipo sequestro, assaltos, que ficou com medo de sair de casa?
 Daniel Gil Gomes
Psicólogo
Guarulhos
Dentro da psicologia existem mecanismos para auxiliar o combate das fobias, um deles é o atendimento online.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Eventos traumatizantes sempre deixam alguma sequela na vitima, neste caso sugiro que procure o auxilio de psicólogo que poderá trabalhar esses traumas que não foram superados. Um abraço
Logo depois da vivência de um evento traumático, como sequestro, assalto, etc. é comum que a pessoa que passou por essa situação sinta medo de sair de casa, de se expor. No entanto, com o tempo, o ideal é que seja possível retomar o ritmo de vida, com alguns ajustes, se for o caso. Ressalto que a prevenção e a evitação de situações perigosas é diferente de se tornar refém do medo. Quando toda e qualquer situação é tida como ameaçadora é importante procurar ajuda psicológica. Nem sempre o apoio familiar é suficiente para ultrapassar a experiência traumática. Se esse for o caso, converse com a pessoa e sugira que ela busque o auxílio de um psicólogo ou psicanalista.
 Henrique Riedel Nunes
Psicanalista, Psicólogo
Sobral
Alguém que passa por uma situação de violência acaba sofrendo consequências no âmbito emocional, isso até certo ponto é normal. Porém, quando a intensidade e a duração dos sentimentos de ansiedade ou medo é muito grande, recomenda-se a procura por uma psicoterapia. A partir desta, o sujeito poderá tanto se auxiliar de um efeito catártico inerente à fala, como poderá vislumbrar o porquê de tal situação ter ganho um caráter traumático além do caráter traumático óbvio que ele tem. Geralmente, tais situações evocam a possibilidade de sofrer uma perda em específico e, essa possibilidade acarreta uma reação exagerada e mais duradoura do que a que normalmente se decorre de um evento violento. Espero ter ajudado.
Olá, que legal que você está querendo ajudar alguém. Dar apoio é importante, isto eu vejo que você já está fazendo. Porém, eventos traumáticos são marcantes na vida da vítima, e muitas vezes, é necessária a ajuda de um psicólogo para ressignificar esse fato.
A psicoterapia não vai apagar o trauma e, sim, fazer com que essa ferida pare de controlar a vida do paciente.
Caso, a pessoa tenha resistência, aconselho que você a acompanhe no início do tratamento. Espero ter ajudado.
 Laissa Sobrinho
Psicólogo
Caxias Do Sul
Bom dia. Eventos traumáticos tem como melhor tratamento a terapia bem intensiva, em caso de algum transtorno por conta disso, como pânico ou até mesmo fobia social, agorafobia, é importante o tratamento em conjunto de psiquiatria e mais a psicologia.

Abraço.
 Luciana Flôres
Psicólogo
Rio de Janeiro
Seria muito importante a procura de um psicólogo para que a pessoa consiga lidar melhor com as formas de violência sofridas.
 Talita S. de Oliveira
Psicólogo
Araras
Olá. Como já dito um episódio violento pode causar um trauma que pode paralizar a pessoa em suas questões cotidianas. É importante procurar atendimeto psicológico para que esse trauma seja trabalhado e superado, quanto antes a busca de um tratamento melhor. Espero ter ajudado e desejo melhoras. Qualquer questão estou à disposição.

Especialistas

Elisangela Vieira

Elisangela Vieira

Psicólogo

São Paulo

Kátia Cabral

Kátia Cabral

Psicólogo

Niterói

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Luciane Monegalha

Luciane Monegalha

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1235 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.