Como auxiliar alguém vítima de violência urbana, tipo sequestro, assaltos, que ficou com medo de sair
8
respostas
Como auxiliar alguém vítima de violência urbana, tipo sequestro, assaltos, que ficou com medo de sair de casa?
Dentro da psicologia existem mecanismos para auxiliar o combate das fobias, um deles é o atendimento online.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Eventos traumatizantes sempre deixam alguma sequela na vitima, neste caso sugiro que procure o auxilio de psicólogo que poderá trabalhar esses traumas que não foram superados. Um abraço
Logo depois da vivência de um evento traumático, como sequestro, assalto, etc. é comum que a pessoa que passou por essa situação sinta medo de sair de casa, de se expor. No entanto, com o tempo, o ideal é que seja possível retomar o ritmo de vida, com alguns ajustes, se for o caso. Ressalto que a prevenção e a evitação de situações perigosas é diferente de se tornar refém do medo. Quando toda e qualquer situação é tida como ameaçadora é importante procurar ajuda psicológica. Nem sempre o apoio familiar é suficiente para ultrapassar a experiência traumática. Se esse for o caso, converse com a pessoa e sugira que ela busque o auxílio de um psicólogo ou psicanalista.
Alguém que passa por uma situação de violência acaba sofrendo consequências no âmbito emocional, isso até certo ponto é normal. Porém, quando a intensidade e a duração dos sentimentos de ansiedade ou medo é muito grande, recomenda-se a procura por uma psicoterapia. A partir desta, o sujeito poderá tanto se auxiliar de um efeito catártico inerente à fala, como poderá vislumbrar o porquê de tal situação ter ganho um caráter traumático além do caráter traumático óbvio que ele tem. Geralmente, tais situações evocam a possibilidade de sofrer uma perda em específico e, essa possibilidade acarreta uma reação exagerada e mais duradoura do que a que normalmente se decorre de um evento violento. Espero ter ajudado.
Olá, que legal que você está querendo ajudar alguém. Dar apoio é importante, isto eu vejo que você já está fazendo. Porém, eventos traumáticos são marcantes na vida da vítima, e muitas vezes, é necessária a ajuda de um psicólogo para ressignificar esse fato.
A psicoterapia não vai apagar o trauma e, sim, fazer com que essa ferida pare de controlar a vida do paciente.
Caso, a pessoa tenha resistência, aconselho que você a acompanhe no início do tratamento. Espero ter ajudado.
A psicoterapia não vai apagar o trauma e, sim, fazer com que essa ferida pare de controlar a vida do paciente.
Caso, a pessoa tenha resistência, aconselho que você a acompanhe no início do tratamento. Espero ter ajudado.
Bom dia. Eventos traumáticos tem como melhor tratamento a terapia bem intensiva, em caso de algum transtorno por conta disso, como pânico ou até mesmo fobia social, agorafobia, é importante o tratamento em conjunto de psiquiatria e mais a psicologia.
Abraço.
Abraço.
Seria muito importante a procura de um psicólogo para que a pessoa consiga lidar melhor com as formas de violência sofridas.
Olá. Como já dito um episódio violento pode causar um trauma que pode paralizar a pessoa em suas questões cotidianas. É importante procurar atendimeto psicológico para que esse trauma seja trabalhado e superado, quanto antes a busca de um tratamento melhor. Espero ter ajudado e desejo melhoras. Qualquer questão estou à disposição.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Meu ex me deixou pro outra, começou a namorar no mesmo dia que terminou depois disso tô muito mal comigo mesma não tenho nem vontade de viver mais. Como posso superar isso?
- Bom fui ao psiquiatra e ele aumentou minha dose de bupropiona para 300mg quando será que vou sentir efeito, desde já agradeço
- O uso de fluoxetina pode estar relacionada a queda de cabelo?
- Sou tatuadora e tenho clientes com depressão e fazem uso de certos antidepressivos.E normalmente tenho que retocar as tatuagens feitas nesses clientes. Existe algo nessas químicas que ajudem a expulsar o pigmento?
- Como diferenciar tristeza passageira de um quadro de depressão que precisa de acompanhamento especializado?
- Boa noite, tenho depresso, ansiedade e transtorno bipolar leve, estou tomando clonazepan de manhã e de noite, ácido valproico e carbonato de lítio e mesmo assim estou tendo insônia, é normal? Devo buscar um especialista?
- Estou tomando agomelatina 25 mg a noite estou tendo muito náusea, Diarréia e sonolência no dia seguinte estou na primeira semana.
- Mãe 79 anos , tratamento de depressão . Médica passou Depakote, Rivotril e Quet. Sendo que apoia o uso desses medicamentos principalmente a noite , ela vem tendo queda , travamento das pernas e pressão baixa . . Pode ter relação com os remédios? Durante o dia anda com dificuldade, mas consegue ir bem…
- Quem tem asma ou rinite alérgica tem mais risco de ter reação alérgica grave ao contraste da ressonância gadolínio?
- Tomar remédio para fobias e tag vai diminuir a intensidade dos meus medos e eu vou conseguir enfrentar?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1235 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.