Como controlar a raiva antes que me prejudique no relacionamento com as pessoas ?

3 respostas
Como controlar a raiva antes que me prejudique no relacionamento com as pessoas ?
 Elissandra Melo
Psicólogo
Florianópolis
Olá! Se você está notando dificuldades nos seus relacionamentos interpessoais, é bom buscar ajuda através de um acompanhamento psicoterapêutico para entender as causas desse sentimento e assim aprender técnicas, a fim de evitar que sua raiva não lhe machuque ou cause danos emocionais ou físicos aos outros.
Uma das ferramentas que gosto de utilizar nos meus atendimentos é a meditação e mindfulness, pois ajudam na regulação emocional e também na auto-observação, porém existem muitas outras estratégias para serem trabalhadas. Caso necessite de ajuda, conte comigo! :-)

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Nossos sentimentos são respostas naturais de nosso organismo e não controlamos a parte fisiológica de uma emoção, apenas como agimos quando estamos sob o efeito delas. Dessa forma, procurar entender o que elicia o sentimento de raiva e porque é um primeiro e importante passo para cuidar desse sentimento e das situações em que ele ocorre. Além disso, pensar em como agir, levando em conta como queremos resolver as situações, as necessidades de outras pessoas envolvidas e quem queremos ser como ser humano é outro passo importante. Um terceiro passado é procurar se afastar da situação e da pessoa que geram a irritação antes de agir para ter tempo de deixar a intensidade da emoção diminuir.
De toda forma, em terapia você terá a oportunidade de discutir os episódios em que esse sentimento parece tomar conta de você para cuidar de cada um de forma mais específica. Recomendo a busca por um psicoterapeuta.
Dra. Angele Senna
Psicólogo
Rio de Janeiro
Antes de reagir, é importante aprender a perceber quando a raiva está surgindo, dar um tempo, sair do ambiente que gerou o sentimento, respirar, utilizar a técnica do gelo e não responder no impulso ajuda o cérebro a se regular. Com acompanhamento terapêutico, se aprende a entender as causas dessa raiva, reconhecer sinais do corpo que vem antes dela surgir e formas de se regular.

Especialistas

Ana Cristina Vieira Cardoso

Ana Cristina Vieira Cardoso

Psicólogo

Vitória da Conquista

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Anderson Siqueira Pereira

Anderson Siqueira Pereira

Psicólogo

Porto Alegre

Luana Caroline Silva Vieira

Luana Caroline Silva Vieira

Psicólogo

Lavras

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.