Como conversar com o paciente sobre a demência , pois minha avó com 87 anos está com sintomas e já

7 respostas
Como conversar com o paciente sobre a demência , pois minha avó com 87 anos está com sintomas e já faz acompanhamento com o geriatra ,mas está sendo muito difícil lidar com a situação ,pq algumas vezes ela está agressiva e não quer tomar o remédio !
Paciência com o idoso é fundamental nessa fase. Mas essa agressividade pode ser melhorada com medicação apropriada ou uma revisão do q já está sendo tomado. O acompanhamento médico é essencial neste momento.

Só com muito carinho, jeitinho e paciência. Nesses momentos os cuidadores precisam ser cuidados e ima forma de fazer isso é sendo paciente e compreensivo também consigo mesmo(a). Não se culpe por às vezes sentir raiva e/ou frustracao, seja complacente com você, cuidador, e use de todo carinho e gentileza que puder com o seu familiar, sem deixar de ser firme.
Olá!

O aparecimento desse tipo de comportamento inflexível e de teimosia é típico do próprio processo demencial. É importante saber disso! Faz parte da manifestação da doença.

Veja a situação da família: ter que tratar e o paciente não querer ser tratado. “Receita”? PACIÊNCIA!

Não entre em confronto com o paciente, aos poucos, procure inserí-lo em atividades sociais para idoso, como grupos da terceira idade e centros terapêuticos para esse público. O convívio com pares fará com que naturalmente haja um entendimento e aceitação da sua condição, o que contribuirá para a adesão da paciente ao tratamento.

Espero ter ajudado!
Não existe um jeito único para lidar com pacientes com demência. Cada um deles tem a própria história e é isso que os torna únicos. Minha recomendação é que os cuidados com sua avó sejam partilhados, porque quando apenas um familiar cuida do idoso, há maior sobrecarga, estresse e irritação. A divisão do cuidado é uma maneira de manter a paciência. Além disso, há a Sindrome do Por do sol, momento em que a pessoa com demência fica mais agitada e confusa. Assim, evite dar banho essa hora. Procure conversar com o idoso com um tom de voz mais tranquilo e se ele não quiser tomar o remédio exatamente na hora, faça uma pausa, aguarde alguns minutos, e tente novamente.
Eis uma questão desafiadora para todo mundo. Primeira coisa: não fique corrigindo sua avó no que ela fala, pois isto costuma mais atrapalhar do que ajudar. Segundo: esteja próximo do médico que a acompanha e converse com ele sobre as possibilidades de otimização do tratamento para melhorar a agressividade, incluindo a possibilidade de uso de medicamento em forma líquida sem sabor. Boa sorte!
Lembrando que os cuidadores familiares devem ter um suporte também. A minha sugestão fica para uma terapia voltada para o cuidador e até mesmo uma terapia para a família, visto que o processo de adoecimento de uma pessoa com demência é capaz de sensibilizar muito os membros da família.
Converse com o médico responsável. Esse tipo de comportamento faz parte do quadro infelizmente. O ideal é não brigar e procurar conversar e explicar a importância da medicação. Se perceber que ela continua irritada saia de perto ou mude de assunto e tente novamente após alguns minutos. Existem uma série de orientações que costumam ajudar e que podem ser colocadas em prática. Procure um psicologo ou neuropsicologo especialista em idosos e que faça orientação familiar. Questione o médico pois geralmente eles tem profissionais de apoio. TO, psicologos, etc. Um abraço.