. Como diferenciar o medo normal da morte do transtorno de ansiedade por doenças?

4 respostas
. Como diferenciar o medo normal da morte do transtorno de ansiedade por doenças?
Na TCC, o medo normal da morte é pontual. No TAD, é persistente, irracional e centrado na crença disfuncional de estar doente, apesar de exames normais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Nara Salviato
Psicólogo, Terapeuta complementar
Santo André
Um medo normal da morte não interfere na sua rotina e é geralmente proporcional ao evento que o desencadeou, como o diagnóstico de uma doença em um familiar ou a lembrança de um acidente. É temporário e se manifesta de forma moderada. Ele pode surgir em momentos específicos (por exemplo, ao ouvir sobre uma tragédia) e desaparece com o tempo.
Já o transtorno de ansiedade por doenças é uma condição patológica com sintomas persistentes e desproporcionais. A preocupação com a saúde é excessiva, constante e persistente por pelo menos seis meses. A pessoa vive em um estado de alerta contínuo e sente uma ansiedade intensa sobre a possibilidade de ter uma doença grave.
Quando falamos sobre identificação de sintomas, o critério normalmente utilizado é sofrimento e prejuízo. Quando algo passa a produzir um ou ambos, de forma persistente e pervasiva, considera-se que tenha se tornado patológico, diferenciando da manifestação "normal".
 Stella Lizot Lavrini
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
Todos temos como questão a finitude. Porém o que difere será na proporcionalidade, na duração e no impacto na funcionalidade do seu dia a dia

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Tatiana Del Caro Paiva

Tatiana Del Caro Paiva

Psicólogo

Barão de Cocais

Daniela Lemos Sobral

Daniela Lemos Sobral

Psicólogo

Sorocaba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 496 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.