O Transtorno de Ansiedade de Morte (TAM) e o Transtorno de Ansiedade por Doença (TAD) podem ocorrer

4 respostas
O Transtorno de Ansiedade de Morte (TAM) e o Transtorno de Ansiedade por Doença (TAD) podem ocorrer juntos?
Olá
Ambos podem ocorrer juntos por estarem dentro do transtorno de ansiedade ou podemos estar falando de um quadro de ansiedade generalizada com sintomas de morte e doença,
O ideal seria buscar ajudar para que possa identificar a origem e gatilhos para que assim te auxilie na melhora do quadro.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Podem sim! Em muitos casos um leva ao outro.
Dr. Amiris Costa
Psicólogo
Rio de Janeiro
Bom dia!

Esse texto é apenas para fins informativos. Para orientação ou diagnóstico médico, consulte um profissional.
Sim, eles podem ocorrer juntos e, na verdade, é uma combinação bastante comum na prática clínica. Embora sejam diagnósticos distintos, eles frequentemente se alimentam em um ciclo vicioso.

Qualquer coisa continuo à disposição.
Sim, o Transtorno de Ansiedade de Morte (TAM) e o Transtorno de Ansiedade por Doença (TAD) podem perfeitamente ocorrer ao mesmo tempo. Na verdade, eles frequentemente se alimentam um ao outro em um ciclo bastante exaustivo para o indivíduo.Embora o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) foque primordialmente no TAD, a ansiedade de morte é um conceito clínico amplamente reconhecido na psicologia existencial e comportamental como um fator subjacente a diversas patologias.Aqui está como eles se relacionam e se diferenciam:1. A Relação entre os doisMuitas vezes, a ansiedade por doença é uma manifestação prática do medo da morte. Enquanto o TAD foca no processo (estar doente, sentir sintomas, exames), o TAM foca no desfecho final (o fim da existência).TAD como mecanismo de defesa: Para algumas pessoas, monitorar o corpo obsessivamente é uma tentativa de "controlar" a morte. A lógica inconsciente é: "Se eu detectar a doença cedo, eu não morro".TAM como motivador: O medo existencial da finitude pode gerar uma hipervigilância somática. Qualquer batimento cardíaco mais forte é interpretado como um sinal de que o "fim" está chegando.2. Diferenças de FocoCaracterísticaTranstorno de Ansiedade por Doença (TAD)Transtorno de Ansiedade de Morte (TAM)Foco PrincipalPreocupação com ter ou contrair uma doença grave.Medo do processo de morrer ou da inexistência após a morte.ComportamentoVerificação de sintomas, idas constantes a médicos ou evitação de hospitais.Evitação de assuntos fúnebres, reflexões filosóficas obsessivas ou medo do legado.GatilhoSensações corporais (uma mancha na pele, uma dor de cabeça).Pensamentos sobre o tempo, envelhecimento ou perdas de terceiros.3. O Ciclo de FeedbackQuando ocorrem juntos, o indivíduo entra em um estado de hipervigilância:Pensamento Existencial: "A vida é frágil e eu vou morrer um dia" (TAM).Resposta Corporal: O estresse gera sintomas físicos reais (palpitações, tensão muscular).Interpretação Errónea: "Este sintoma significa que estou morrendo agora de um ataque cardíaco" (TAD).Reforço do Medo: O pânico valida o medo original da morte, fechando o ciclo.Nota Importante: É muito comum que o tratamento para TAD (como a Terapia Cognitivo-Comportamental) precise abordar as questões existenciais do TAM para que a melhora seja duradoura. Tratar apenas o medo da doença sem olhar para o medo da finitude pode ser como "enxugar gelo".

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Tatiana Del Caro Paiva

Tatiana Del Caro Paiva

Psicólogo

Barão de Cocais

Daniela Lemos Sobral

Daniela Lemos Sobral

Psicólogo

Sorocaba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 496 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.