Como funciona a psicoterapia para pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) ?

2 respostas
Como funciona a psicoterapia para pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) ?
Olá! A psicoterapia para pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma importante ferramenta de cuidado integral. O LES, sendo uma doença autoimune crônica, afeta o paciente física e psiquicamente — já que corpo e mente estão profundamente interligados. O impacto emocional da doença varia conforme a intensidade dos sintomas e o grau de interferência na qualidade de vida. Por isso, a escuta clínica oferece um espaço importante para que o sujeito possa elaborar suas emoções, dores e angústias sem julgamento, sendo sustentado em sua vivência singular da doença.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, espero que você esteja bem.
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) pode afetar não apenas o corpo físico, mas também o emocional, ele pode acabar tendo um impacto negativo no sistema nervoso central, o que causa desde alterações emocionais e do estado de ânimo como o estresse, até problemas de memória e psicose. A psicoterapia com um paciente diagnosticado com LES varia de acordo com a abordagem que o Psicólogo use para analisar e intervir, a abordagem que eu uso é a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) que foca nos processos que corroboram e mantém o sofrimento humano, esses processos estão presentes em diversos transtornos psicológicos que pacientes que tem LES podem ter como depressão, ansiedade, problemas cognitivos e, em casos mais raros, psicose e catatonia, alguns exemplos de processos trabalhados nesse modelo são a ruminação, esquiva experiencial, baixa clareza em valores, falta de compromisso com valores, rigidez cognitiva e atenção inflexível, ou seja, mais voltada para o passado e o futuro do que o presente, permitindo uma maior flexibilidade, integração e personalização no tratamento planejado pelo psicólogo, facilitando o tratamento de pacientes que possuem mais de uma comorbidade.
Espero ter conseguido sanar sua dúvida, fico a disposição caso ainda reste alguma duvida ou queira marcar um atendimento psicológico.

Especialistas

Micheline Sulzbacher Batista

Micheline Sulzbacher Batista

Reumatologista

Santa Cruz Do Sul

Querolai Gadelha

Querolai Gadelha

Reumatologista

Porto Velho

Thalles Brandão Clemente

Thalles Brandão Clemente

Reumatologista

Colatina

José Sávio Menezes Parente

José Sávio Menezes Parente

Reumatologista pediátrico, Pediatra

Fortaleza

Maria Ana Vicente Guimarães

Maria Ana Vicente Guimarães

Reumatologista

Santo Antônio Da Platina

Luiz Eduardo Valente

Luiz Eduardo Valente

Reumatologista

Bauru

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 712 perguntas sobre Lúpus Eritematoso Sistêmico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.