Como o autismo se manifesta em meninas de forma diferente?
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Como o autismo se manifesta em meninas de forma diferente?
Em meninas, o autismo tende a ser mais sutil, com camuflagem social, interesses menos visíveis, comportamentos contidos e maior impacto emocional interno.
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Meninas autistas costumam camuflar mais os sinais, o que leva a diagnósticos tardios. Alguns indícios frequentes:
“Máscara social”: imitam colegas, copiam scripts de conversa e parecem sociáveis, mas saem exaustas.
Interesses intensos, porém “aceitáveis” (animais, livros, estética), então passam despercebidos.
Sintomas mais internalizados: ansiedade, timidez extrema, perfeccionismo, crises de choro; menos “agitação” visível.
Amizades intensas e frágeis: dificuldade com nuances sociais, ciúme/rupturas dolorosas.
Sensibilidades sensoriais (roupas, ruídos, cheiros) e necessidade de rotinas.
Linguagem literal e dificuldade com ironias/pistas não verbais.
“After-school meltdown”: seguram durante o dia e desabam em casa.
Comorbidades comuns: TDAH, ansiedade, depressão, transtornos alimentares.
Quando buscar avaliação: esforço grande para “se encaixar”, exaustão após interações, conflitos entre amigas, sofrimento com mudanças/sensações, prejuízo escolar ou emocional.
“Máscara social”: imitam colegas, copiam scripts de conversa e parecem sociáveis, mas saem exaustas.
Interesses intensos, porém “aceitáveis” (animais, livros, estética), então passam despercebidos.
Sintomas mais internalizados: ansiedade, timidez extrema, perfeccionismo, crises de choro; menos “agitação” visível.
Amizades intensas e frágeis: dificuldade com nuances sociais, ciúme/rupturas dolorosas.
Sensibilidades sensoriais (roupas, ruídos, cheiros) e necessidade de rotinas.
Linguagem literal e dificuldade com ironias/pistas não verbais.
“After-school meltdown”: seguram durante o dia e desabam em casa.
Comorbidades comuns: TDAH, ansiedade, depressão, transtornos alimentares.
Quando buscar avaliação: esforço grande para “se encaixar”, exaustão após interações, conflitos entre amigas, sofrimento com mudanças/sensações, prejuízo escolar ou emocional.
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