Como o comportamento autoagressivo pode ser reforçado pelo ambiente?

3 respostas
Como o comportamento autoagressivo pode ser reforçado pelo ambiente?
O comportamento autoagressivo pode ser reforçado pelo ambiente quando suas consequências, mesmo não intencionais, acabam reduzindo o sofrimento imediato do sujeito ou modificando a resposta dos outros de forma percebida como benéfica naquele momento. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando há alívio de tensão interna, maior atenção, cuidado ou contenção após o ato, o que funciona como reforço negativo ou positivo e aumenta a probabilidade de repetição do comportamento em situações futuras. Clinicamente, esse processo não deve ser reduzido a uma leitura simplista de “busca de atenção”, mas compreendido dentro de uma dinâmica complexa em que fatores emocionais, relacionais e de aprendizagem interagem, especialmente em contextos de desregulação afetiva e dificuldade de simbolização do sofrimento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O comportamento autoagressivo pode ser reforçado pelo ambiente quando produz consequências que aliviam emoções intensas, reduzem conflitos, geram acolhimento imediato ou aumentam a atenção recebida. Na perspectiva comportamental, essas consequências podem manter o comportamento ao funcionar como formas de escape, alívio emocional ou obtenção de suporte, mesmo que tragam prejuízos a longo prazo.
Oi, é um prazer te ter por aqui.

O comportamento autoagressivo pode ser reforçado quando gera alívio emocional, atenção, redução de conflitos ou interrupção de demandas. Esses reforços — mesmo involuntários — aumentam a probabilidade de repetição. Ambientes invalidantes também contribuem ao não oferecer alternativas regulatórias.

A terapia busca identificar reforçadores e substituí-los por estratégias saudáveis.

Atenciosamente,
Psicólogo Fernando Segundo
@psifernandosegundo
fernandosegundo.com
Atendimento online em todo o Brasil e presencialmente em Vitória-ES
Abraços

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renato Furigo

Renato Furigo

Psicólogo

São Paulo

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Paloma Santos Lemos

Paloma Santos Lemos

Psicólogo

Belo Horizonte

Tamires Pimentel Souza

Tamires Pimentel Souza

Psicólogo

São Leopoldo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 5133 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.