Como o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) se relaciona com habilidades socioemocionais ?

3 respostas
Como o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) se relaciona com habilidades socioemocionais ?
O Transtorno de Personalidade Borderline está diretamente ligado a desafios nas habilidades socioemocionais, como o controle das emoções, empatia e comunicação. As intensas oscilações emocionais e o medo de rejeição podem dificultar relacionamentos e tomadas de decisão equilibradas. A psicoterapia busca justamente fortalecer essas habilidades, promovendo autoconhecimento, regulação emocional e maior estabilidade nos vínculos interpessoais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, o TPB não é falta de habilidades socioemocionais — é que as emoções vêm tão intensas e rápidas que fica difícil colocar essas habilidades em prática. O trabalho terapêutico ajuda justamente a fortalecer consciência emocional, regulação, comunicação e estabilidade nos vínculos.
Dra. Raquel Aroxa Prudente
Psicólogo, Psicopedagogo
Aracaju
O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) está diretamente relacionado a dificuldades no desenvolvimento e na sustentação de habilidades socioemocionais, especialmente regulação emocional, tolerância à frustração, comunicação assertiva e manejo de vínculos. A intensidade afetiva característica do TPB faz com que emoções surjam de forma rápida e intensa, dificultando a pausa reflexiva necessária para nomear sentimentos, avaliar contextos e responder de modo proporcional. Isso pode gerar impulsividade relacional, medo de abandono e oscilações na forma de se vincular. Com psicoterapia adequada, essas habilidades podem ser aprendidas e fortalecidas, permitindo relações mais estáveis, maior consciência emocional e respostas sociais mais cuidadas.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Paloma Santos Lemos

Paloma Santos Lemos

Psicólogo

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3818 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.