Como ocorre a aprendizagem da pessoa com funcionamento intelectual borderline (limítrofe) ?
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Como ocorre a aprendizagem da pessoa com funcionamento intelectual borderline (limítrofe) ?
A aprendizagem de pessoas com funcionamento intelectual borderline — também chamado de limítrofe — pode ser bastante singular e exige estratégias específicas para favorecer seu desenvolvimento. Esse perfil cognitivo está geralmente associado a um quociente de inteligência (QI) entre 70 e 85, o que não configura deficiência intelectual, mas pode trazer desafios em áreas como raciocínio abstrato, resolução de problemas e adaptação social. Cacterísticas Cognitivas: A pessoa pode precisar de mais tempo para compreender e responder a estímulos ou tarefas. Conceitos abstratos, simbólicos ou muito complexos podem ser mais difíceis de entender. Pode haver dificuldade em manter e manipular informações temporariamente, o que afeta a resolução de problemas e o aprendizado sequencial. Aprendem melhor com exemplos práticos, visuais e situações reais do cotidiano.
Imagine uma aula de matemática sobre frações. Em vez de começar com definições abstratas, o professor pode usar uma pizza cortada em pedaços para mostrar visualmente o conceito. Depois, reforçar com atividades concretas e jogos. Esse tipo de abordagem torna o conteúdo mais acessível e significativo.
Imagine uma aula de matemática sobre frações. Em vez de começar com definições abstratas, o professor pode usar uma pizza cortada em pedaços para mostrar visualmente o conceito. Depois, reforçar com atividades concretas e jogos. Esse tipo de abordagem torna o conteúdo mais acessível e significativo.
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A aprendizagem na pessoa com funcionamento intelectual borderline ocorre, mas de forma mais lenta, concreta e repetitiva.
Geralmente elas precisam de:
Instruções simples e diretas, sem abstrações;
Repetição frequente para consolidar informações;
Exemplos práticos em vez de explicações teóricas;
Ritmo mais gradual, com pequenas metas;
Ambiente estruturado, que facilita a organização e reduz distrações.
Elas aprendem melhor quando o conteúdo é visual, contextualizado e vivenciado, e quando recebem apoio consistente para aplicar o que foi aprendido no cotidiano.
Geralmente elas precisam de:
Instruções simples e diretas, sem abstrações;
Repetição frequente para consolidar informações;
Exemplos práticos em vez de explicações teóricas;
Ritmo mais gradual, com pequenas metas;
Ambiente estruturado, que facilita a organização e reduz distrações.
Elas aprendem melhor quando o conteúdo é visual, contextualizado e vivenciado, e quando recebem apoio consistente para aplicar o que foi aprendido no cotidiano.
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